Por que Guedes não topou articular pela reforma tributária de Maia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ficou furioso com a proposta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de estipular a Agência Nacional de Arrecadação para fazer a distribuição do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), proposto pelo aliado de Maia, Baleia Rossi (MDB-SP), em sua proposta de reforma tributária. A autarquia seria constituída por uma junta, formada por representantes de estados e municípios e membros do Ministério da Economia, além de membros do governo. Guedes entendia que, com a proposta, a Receita Federal, sob seu guarda-chuva, ficaria enfraquecida. Ironicamente, o único trecho mais palpável do texto, na leitura do governo, envolvia a redação da assessora especial do Ministério, Vanessa Canado.

No Planalto, atribui-se a Maia um papel fundamental no primeiro ano de governo, com a aprovação da reforma da Previdência. Desde o recrudescimento da pandemia de Covid-19, dizem assessores palacianos, Maia aliou-se aos governadores de Rio e São Paulo, Wilson Witzel (PSC) e João Doria (PSDB), para enfraquecer o presidente Jair Bolsonaro e motivo do início das desavenças entre Maia e Guedes. O ministro da Economia entende que existia um conluio entre o chefe da Câmara e os governadores para que “a viúva velha e quebrada”, em referência à União, arcasse com a perda de arrecadação dos entes federativos.

Em conversas com o ministro da Economia, Maia pediu para que Guedes enviasse a reforma tributária em partes, estratégia aceita pelo governo. O presidente da Câmara, por sua vez, não botou para rodar nem a primeira parte, que unifica PIS e Cofins, o que é completamente acoplável à proposta de Rossi. Enquanto isso, o candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL) comprometeu-se com Paulo Guedes a articular junto à base do governo para votar um projeto robusto, em forma de Proposta de Emenda Constitucional.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Continua após a publicidade

Ultimas notícias

Blogueira de Goiás pede desculpas após dizer que máscaras não salvam vidas e pedir reabertura de boates: ‘Não soube me expressar’

Em nota, influenciadora disse que respeita as regras da saúde para evitar a disseminação da doença e que...

Alagoas recebe pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus

Segundo o secretário da Saúde Alexandre Ayres, 14 pacientes chegaram durante a madrugada desta quinta e foram transferidos...

Suspeito do assassinato de músico também é investigado por roubo de joias em Lins, diz polícia

Homem teria fornecido as armas e levado os suspeitos de atirarem na vítima até o local do crime....

Filmes, séries e álbuns: O que 2021 promete para o entretenimento

Depois de ano que paralisou a cultura, produções adiadas em 2020 recheiam calendário de lançamentos neste ano; veja....
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com