Médica fala sobre impacto da Covid mesmo após cura de paciente: 'Reabilitação lenta e dolorosa'


Regina Fornari Chueire é médica e diretora do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de São José do Rio Preto (SP). Regina Fornari Chueire é médica e diretora do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro
Reprodução/Facebook
A médica e diretora do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Regina Fornari Chueire, alertou sobre os impactos físicos e mentais provocados em pacientes que conseguiram se curar do novo coronavírus.
De acordo com Regina, o Instituto Lucy Montoro está fazendo parte de um estudo com grandes hospitais brasileiros sobre a reabilitação do período pós Covid-19.
“O que nós estamos vendo, ao longo dessa pandemia, é que tanto faz os sobreviventes terem tido um Covid-19 leve, moderado ou grave. Todos acabam precisando de reabilitação. Uma reabilitação muito lenta e extremamente dolorosa. Não dolorosa pelo fato de dor, mas pelo impacto que traz pela vida das pessoas, independentemente da idade.”
“Nossa mensagem é especialmente para você, jovem, que acha que é só uma gripezinha. Aqui temos pacientes da sua idade. Que estão em cadeiras de rodas, que gostariam de estar nas baladas, dançando, cantando, mas, infelizmente, mesmo com um quadro leve, apresentaram sequelas motoras muito importantes”, complementou.
A médica assinala que alguns pacientes sofrem alterações no paladar e passam a sentir gostos adocicados, enquanto outros começam a sentir somente cheiros desagradáveis.
“Isso traz uma perda da qualidade de vida. Esses jovens também gostariam de estar nos barzinhos. Eles se curaram da Covid-19, mas têm dificuldade para tomar cerveja, sorvete e ir em um churrasco. Eles têm essas dificuldades e precisam dos nossos fonoaudiólogos.”
“Nesse momento, eles estão em um centro de reabilitação, tentando melhorar. O mais incapacitante de tudo é a dificuldade em respirar. Eles fazem fisioterapia respiratória, fazem condicionamento físico duas, três vezes por semana. Além disso, o déficit psicológico é muito importante. Eles têm esquecimento, dificuldade de cálculo e de lembrar as coisas do dia a dia”, complementou.
Initial plugin text
Regina também relatou que há relatos de pessoas sem nenhuma comorbidade que precisaram amputar algum membro por conta de complicações causadas pela doença.
“Mas pelos distúrbios circulatórios da síndrome, eles acabaram tendo uma perda de membros e estão em processo de reabilitação. Temos também pacientes com 35 anos que ficaram poucos dias internados, mas estão com necrose da cabeça do fêmur. Isso tem sido encontrado nos hospitais de São Paulo e aqui. Essas pessoas têm que usar muletas e cadeiras de rodas por um grande período”.
Por fim, a médica também pediu para os jovens manterem o isolamento social e tomarem cuidado, principalmente nessa época de festas de final de ano.
“Não pense que a vacina vai chegar e você vai ser um dos primeiros. Mesmo que a vacina chegue, e ela vai chegar, sua faixa etária será uma das últimas a receber a vacina. Portanto, neste momento das festas de final de ano, tenha muito cuidado. Se 2020 foi difícil, imagine 2021 com sequelas de Covid?”
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: mais assistidos na região

Ultimas notícias

Isis Valverde rebate seguidora que criticou seus seios e a aconselhou colocar silicone

A atriz Isis Valverde está atenta ao que andam comentando nas suas publicações no Instagram. A interprete de Ritinha, em “A Força do Querer”,...

Justiça determina que União libere recursos para família comprar remédio de cerca de R$ 11 milhões

Raul, de 1 ano e 2 meses, foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME) em Santa Lúcia (SP)....

O que o Procurador-Geral da República deveria fazer

Você acha que Augusto Aras, Procurador-Geral da República, tem o dever de processar Jair Bolsonaro por crime de responsabilidade na mortandade em Manaus onde...

Ministério da Saúde libera novo centro de vacinas da Fiocruz após um ano

O Ministério da Saúde liberou a construção de uma nova instalação para a produção de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz. Será o Novo Centro...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com