Retrospectiva 2020: relembre fatos que marcaram o ano em Caruaru e região


Pandemia, chuvas, rompimento de barragem, Caruaru sem o Maior e Melhor São João do Mundo, meteoro brilhante e recorde de acessos no G1 Caruaru e Região marcaram o ano. O ano de 2020 foi atípico e fez o mundo presenciar um fato, entre tantos outros, que estará nos futuros livros de História: a pandemia do coronavírus, que até esta quinta-feira (31) deixou 82 milhões de infectados e 1,7 milhão de mortos no planeta. Até o momento, o mundo contabiliza 46,4 milhões de recuperados da Covid-19. Todos os dados são da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
No entanto, fortes chuvas, solidariedade em meio à pandemia, rompimento de barragem, Caruaru sem o Maior e Melhor São João do Mundo, meteoro brilhante, chacina, eleições municipais e recorde de acessos na história do G1 Caruaru e Região também marcaram 2020.
Para relembrar estes e outros destaques, o G1 fez uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano. Na lista abaixo, as notícias que ganharam repercussão, os assuntos mais acessados e os mais comentados pelos internautas.
Janeiro
Em um mês no qual o coronavírus estava longe de ser realidade no interior de Pernambuco, um filho confessou ter premeditado um assalto que terminou na morte da mãe e deixou pai dele ferido. O caso aconteceu em Canhotinho, no Agreste. Ele chegou a conceder entrevista à TV Asa Branca antes da prisão. Chorando, disse que foi adotado pelos pais quando era criança e que a mãe sempre recebia ele em casa com um beijo.
Também no primeiro mês do ano, candidatos relataram acesso à lista do Sisu com aprovados no curso de medicina da UFPE em Caruaru – o Ministério da Educação (MEC) negava que o resultado fosse oficial. Quando o MEC divulgou a lista oficialmente, o nome da jovem Laís Acioli constava como aprovada. Ela vendia doces para pagar o cursinho e acompanhou a mãe na luta contra o câncer, enquanto estudava para o Enem.
Reportagem mostra história de superação de jovem aprovada no curso de medicina em Caruaru
Janeiro ainda foi marcado por fortes chuvas registradas em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus e Riacho das Almas. Diversas ruas e casas ficaram alagadas durante a chuva, que evidenciou os problemas estruturais dos município.
Fevereiro
Elias Correia nasceu no dia 29 de fevereiro de 2016
Arquivo pessoal
O pequeno Elias Correia nasceu no dia 29 de fevereiro de 2016 – um ano bissexto. Neste 2020, quatro anos depois, ele comemorou o aniversário pela “primeira vez”. Elias veio ao mundo de forma prematura, quando a mãe estava no oitavo mês da gestação. A empresária Alexsandra Maria dos Santos teve chikungunya aos cinco meses de gravidez.
No segundo mês do ano, o vice-prefeito de Canhotinho, Erinaldo Santos (PSD), foi morto a tiros dentro de casa. Ele era pré-candidato a prefeito para as eleições deste ano. O velório de Erinaldo foi realizado na Câmara de Vereadores do município.
E uma das maiores apreensões de cocaína do estado, segundo a Polícia Federal, foi feita no dia 7 de fevereiro, em Serra Talhada, no Sertão. Um motorista foi preso transportando 502 kg da droga.
Março
Os primeiros casos de Covid-19 no Agreste de Pernambuco foram confirmados no mês de março, em Belo Jardim e Caruaru, respectivamente. Ambas as pessoas infectadas pelo coronavírus haviam contraído a doença fora do Brasil.
Também em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a Europa havia se tornado o novo epicentro da pandemia. O G1 conversou com alguns pernambucanos que moram no continente e eles relataram que o clima era “preocupante, triste e de incerteza”.
Nayara Oliveira mora em Braga, Portugal
Instagram/Reprodução
A nova realidade enfrentada pelo mundo, devido à pandemia do coronavírus, despertou a solidariedade em muitas pessoas. O empresário Arnaldo Xavier, residente em Santa Cruz do Capibaribe, criou um projeto para doar alimentos a famílias carentes e de trabalhadores informais.
Abril
No mês de abril a Secretaria de Saúde de Caruaru confirmou a primeira morte pela Covid-19 no município. A vítima foi um homem, com idade entre 85 e 90 anos, portador de doença respiratória pregressa.
Ruas ficaram alagadas no bairro do Salgado após chuvas em Caruaru
WhatsApp/TV Asa Branca/Reprodução
Além do aumento nos casos da Covid-19, no quarto mês do ano também foi decretada situação de emergência em Caruaru devido às chuvas. Em 24 horas choveu 98,3% do esperado para todo o mês no município, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas em Clima (Apac).
A solidariedade também ganhou espaço em abril: em Altinho, a dona de casa Adriana Maria encontrou uma carteira com dinheiro e um cartão do Bolsa Família, e devolveu para a dona, a também dona de casa Alessandra Dourado, que tem seis filhos e precisava do dinheiro para comprar comida e pagar o aluguel da casa onde mora.
Maio
Local em que ficava o pórtico do São João, em Caruaru, deu lugar à outdoor com dicas para prevenir a população do coronavírus
Lafaete Vaz/G1
A pandemia do coronavírus mudou a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo. Com a proibição de aglomerações por parte do Governo de Pernambuco devido à doença, a aniversariante Caruaru ficou sem bolo e sem festa pela primeira vez em mais de seis décadas no dia 18 de maio.
Maio de 2020 foi o mês escolhido por Sarah Chagas e Cleysson Dias para o grande dia deles: o casamento, após 10 anos de relacionamento. Mesmo diante da pandemia, o casal não desmarcou a data do matrimônio. A cerimônia foi realizada de forma intimista na mesma capela em que Cleysson pediu Sarah em casamento.
Sarah Chagas e Cleysson Dias casaram no dia em que comemoraram 10 anos de namoro
Djeison Zennon/Estúdio Casa Amarela/Divulgação
E um casal de Caruaru adotou quatro irmãos que moravam em abrigo de Palmares. O primeiro contato dos pais, Janaína e Ismael, com as crianças foi por meio de uma rede social, quando eles viram a foto dos irmãos no perfil da Comissão Estadual Judiciária de Adoção.
Junho
O Governo de Pernambuco decretou a restrição do funcionamento das atividades econômicas, nos municípios de Caruaru e Bezerros no mês de junho. Foram dez dias nos quais os moradores das duas cidades só puderam sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde.
Junho também foi marcado pelo rompimento de uma barragem, que deixou desalojados em Barra de Guabiraba. Mais de 1 mil pessoas tiveram as casas invadidas pela água e foram levadas para casas de parentes e amigos. O reservatório que rompeu fazia o represamento do rio Sirinhaém.
Estátua do Rei do Baião dá boas-vindas ao Pátio de Eventos vazio durante o mês de junho, em Caruaru
Lafaete Vaz/G1
E quando chega junho em Caruaru sempre acende uma fogueira no coração de cada filho da terra, seja ele legítimo ou adotado pela Capital do Forró. Neste ano, no entanto, o mês do São João deu lugar à saudade. Devido à pandemia do coronavírus e também para evitar aglomerações, o maior e melhor festejo junino do mundo não vai foi realizado pela primeira vez em 40 anos. Sem a festa, a prefeitura estimou um prejuízo de R$ 200 milhões.
Julho
O bispo de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa, morreu vítima da Covid-19 aos 57 anos. Ele morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, no Recife. Dom Henrique era natural de Penedo, no estado de Alagoas. Ele foi um dos primeiros bispos a tomar medidas de prevenção mais rígidas contra a Covid-19 em Pernambuco.
No mesmo mês, as lojas do comércio e os shoppings de Caruaru reabriram após mais de 3 meses fechados. Aglomerações foram registradas já no primeiro dia de reabertura no Centro e no entorno do Parque 18 de Maio.
Meteoro brilhante foi visto no Sertão de Pernambuco na noite da quarta-feira (15)
Atel Telecom/Clima Ao Vivo
E um meteoro brilhante foi visto no Sertão de Pernambuco no sétimo mês do ano. Especialistas explicaram ao G1 que o fenômeno surgiu entre Carnaíba, em Pernambuco, e Princesa Isabel, na Paraíba. O grande bólido também foi visto no Ceará e na Bahia. Um doutor em astrofísica explicou que o objeto não apresentava risco.
Agosto
As feiras do Polo de Confecções do Agreste retomaram as atividades no mês de agosto, em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Estruturas especiais foram montadas para receber os compradores.
Um grave acidente deixou três mortos e cinco feridos na PE-96, em Água Preta, na Mata Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma caminhonete colidiu em um grupo de cerca de 30 motociclistas. Um vereador, que estava conduzindo o automóvel, foi autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa.
Paciente foi a número 500 a se recuperar da Covid-19 no Hospital Unimed Caruaru.
Reprodução/Unimed Caruaru
Também em agosto foi anunciado que uma paciente de 34 anos, que estava grávida, havia recebido alta do Hospital Unimed Caruaru após passar 12 dias internada com coronavírus. O estado de Amanda Rodrigues Andrade inspirava cuidados e ela estava na reta final da gravidez quando foi diagnosticada com um quadro grave da Covid-19.
Setembro
No nono mês do ano, o prefeito de Agrestina, Thiago Nunes (MDB), e o vice, Zito da Barra (MDB), foram presos durante uma operação da Polícia Federal. A apreensão aconteceu na casa de Thiago. Em seguida, ambos foram levados para a Delegacia da PF em Caruaru, para prestar esclarecimentos.
E o governador Paulo Câmara assinou uma ordem de serviço para o início das obras da fábrica da Yazaki, em Bonito, no Agreste. A multinacional de origem japonesa é especializada na produção de chicotes automotivos e outros componentes, como displays, dispositivos eletrônicos e instrumentos.
Alexandre Farias
Joalline Nascimento/G1
O jornalista Alexandre Farias realizou uma vaquinha virtual para realizar uma cirurgia que irá custar R$ 29 mil. Especialistas da área de ortopedia identificaram calcificação rara nos quadris de Alexandre. Para tratar, é necessário fazer um procedimento cirúrgico.
Outubro
No mês de outubro, a engenheira pernambucana Gabriela Duarte, natural de Pesqueira, no Agreste, viajou para a Alemanha após ter sido selecionada para uma bolsa de pesquisa financiada pela chanceler alemã, Angela Merkel. Gabriela pretende beneficiar Caruaru na pesquisa sobre coleta de resíduos das construções civis para fornecimento de energia sustentável.
A educação ganhou mais um destaque no G1 no décimo mês do ano. O engenheiro civil Kevin Lucena, graduado pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), obteve a maior nota do país no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), com 91,6.
Fortes rajadas de vento são registradas em Petrolândia
Fortes ventos, chuvas e trovões foram registrados em outubro em Petrolândia, no Sertão. No vídeo acima é possível ver o momento no qual um grupo de pessoas se assustou com a intensidade do vento. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), altas temperaturas aliadas a um corredor de umidade causaram os fenômenos no município.
Novembro
Uma chacina marcou o mês de novembro em Sanharó. Quatro pessoas foram assassinadas a tiros e três foram baleadas. As vítimas estavam no Sítio Cachoeira, em uma festa, quando dois homens em um carro chegaram atirando.
Prefeitura de Caruaru
Joalline Nascimento/G1
Por causa da pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 foram adiadas para o dia 15 de novembro. Em Caruaru, único município da área de cobertura do G1 Caruaru e região a ter a possibilidade de um segundo turno, Raquel Lyra (PSDB) foi reeleita no primeiro turno com 66,86% dos votos.
Também em novembro, o G1 Caruaru e região bateu recordes de acessos em 24 horas e durante o mês. Foram 2.796.152 visualizações de página no dia 15 e 4.210.880 acessos nos 30 dias do 11º mês do ano.
Dezembro
Um vídeo de policiais supostamente agredindo um jovem em praça de Palmares começou a circular nas redes sociais. A Polícia Militar disse que o vídeo – gravado por moradores – está sendo analisado e apurado pelo 10º BPM.
E um dos eventos mais tradicionais de dezembro, “A Magia do Natal” de Garanhuns, teve toda a programação suspensa após um decreto expedido pelo Governo do Estado incluir a proibição de shows e festas em comemoração ao Natal e Réveillon, realizados em espaços públicos ou privados.
Dona Menininha produzindo o alfenim
Divulgação
No último mês do ano, a doceira do município de Agrestina, Maria Belarmina, de 93 anos, conhecida popularmente como Dona Menininha do Alfenim, foi eleita no prêmio Patrimônio Vivo de Pernambuco em uma reunião online realizada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC).

Ultimas notícias

Google ameaça fechar seu serviço de busca em toda a Austrália

O Google está ameaçando fechar seu serviço de busca em toda a Austrália se uma lei do país que prevê o pagamento por notícias...

Trabalhadores da área de transporte serão priorizados na campanha de vacinação contra Covid-19

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) anunciou que os profissionais da área de transporte serão priorizados no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19....

PicPay dobra a aposta ao aumentar investimento no Big Brother Brasil

O PicPay novamente marca presença no Big Brother Brasil (BBB), que tem início na próxima semana (25). A plataforma entra nesta edição com duas...

Colégio Olimpo passa a funcionar em novas instalações e novos endereços a partir de fevereiro

Comprovando a eficiência de seu método, o Olimpo registra aumento na quantidade de alunos matriculados e segue com...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com