Solidariedade, inovação e criatividade: relembre histórias inspiradoras de 2020


Muita gente teve forças para, na crise, ajudar os outros e sobreviver às dificuldades impostas pela pandemia. Mesmo em meio às inúmeras dificuldades trazidas por 2020, muita gente conseguiu reunir forças para, mesmo em meio a crises, dar exemplo de solidariedade, de inovação e de criatividade. Conheça histórias de pessoas inspiradoras, que ocorreram durante o ano em Pernambuco:
Retrospectiva: pandemia, caso Miguel, eleições e mais
Pandemia
Retaguarda neurológica do IMIP – conscientização novo coronavírus
Arquivo pessoal
Com a chegada da pandemia, profissionais de saúde decidiram fazer cartazes para tentar sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de ficar em casa e, assim, conter o contágio pela Covid-19. Trabalhadores de diversas instituições de saúde se juntaram em prol da campanha, para salvar o máximo de vidas possível.
Vizinhos fazem surpresa para idosa que teve festa de 99 anos cancelada
A aposentada Altair Magalhães de Almeida fez 99 anos em meio às restrições que, em março, pegaram de surpresa o mundo na tentativa de conter a pandemia. Sem poder fazer a tão sonhada festa pré-centenário, ela foi surpreendida pelos vizinhos por uma festa na varanda.
Vovó Lígia completou 100 anos em meio à pandemia e ganhou festa da varanda
Reprodução/WhatsApp
A história é parecida com a da aposentada Lígia de Oliveira Alcoforado, que completou 100 anos com a surpresa de um brinde a distância e um carro de som com parentes cantando parabéns na calçada, na Zona Norte. Os familiares da idosa soltaram 100 balões, um para cada ano de vida.
Pernambucana residente na China fala sobre rotina de isolamento contra novo coronavírus
Primeiro epicentro da pandemia, a China adotou medidas restritivas para diminuir os riscos de transmissão. Moradora da cidade de Shenzhen, limite com Hong Kong, a pernambucana Obailê Santana encarou o isolamento como uma “forma de ajudar a todos”.
Desabafo de médico viraliza nas redes sociais: ‘vocês não têm noção do quanto é duro’
Primeiros a sentir o impacto da pandemia, os profissionais de saúde sentiram e sentem na pele a exaustão de lutar contra o novo coronavírus. O médico Gustavo Pereira, que trabalha em dois hospitais públicos no Recife, fez um relato emocionado que viralizou na internet, falando sobre o dia a dia nas unidades de saúde abarrotadas de doentes da pandemia.
Líderes de várias denominações religiosas defendem manutenção de isolamento social
As igrejas e demais templos religiosos foram alguns dos locais que precisaram ser fechadas em meio à pandemia. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a editar um decreto considerando esses locais parte da lista de atividades essenciais, mas, em nome da prevenção, líderes de diversas denominações decidiram manter as atividades apenas na internet.
Doação de sabão amarelo no Recife
Andréa Rêgo Barros/PCR
Em meio às dificuldades enfrentadas pelas pessoas na pandemia, instituições de caridade do Recife receberam milhares de itens de higiene para ajudar quem não tinha como se proteger contra o coronavírus. Voluntários também passaram a entregar kits educativos para ajudar as crianças que, com o fechamento das escolas, tiveram que ficar em casa.
Médicos que atuam contra coronavírus recebem comida e bilhete com agradecimento
Para tentar ajudar quem trabalha no combate ao coronavírus, o chef pernambucano André Saburó enviou presentes em forma de comida para os funcionários que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na triagem do Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), unidade de referência ao enfrentamento do novo coronavírus, no Recife.
Padre coloca fotos de fieis nos bancos na igreja e celebra missa pela internet
Com a proibição de abertura das igrejas em meio à pandemia, o padre Luciano Brito, da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, decidiu colocar fotos dos fiéis nos bancos para celebrar as missas, transmitidas pela internet.
Iniciativas nas comunidades
Moradores alugam moto de som para fazer anúncios sobre coronavírus no Recife
Com a ausência do poder público nas comunidades, moradores de Três Carneiros, no Ibura, na Zona Sul do Recife, decidiram usar fantoche repórter, lives no Facebook e até mesmo uma moto de som para trazer informações sobre o novo coronavírus (veja vídeo acima).
Iniciou-se, assim, uma rede de solidariedade entre diferentes comunidades, trocando desde informações a cestas básicas para quem mais precisa.
Moradores do Coque receberam valor para gastar em mercadinho
Avipa/Divulgação
No Coque, na Ilha de Joana Bezerra, uma associação de moradores decidiu criar uma espécie de “fiado do bem”, com um crédito em dinheiro num mercadinho para que famílias pudessem retirar comida e materiais de limpeza.
Em Nova Descoberta, na Zona Norte, as agentes de saúde se uniram para diminuir os impactos da falta de assistência em saúde a pacientes que dependem disso para sobreviver. Elas se tornaram, na pandemia, desde uma espécie de assistentes sociais a psicólogas, promovendo saúde em meio às dificuldades.
Jovens de comunidade criam passinho sobre coronavírus e arrecadam alimentos para vizinhos
Em Paulista, no Grande Recife, jovens da comunidade do Jacaré criaram uma rádio e um passinho para conscientizar os moradores sobre a pandemia (veja vídeo acima). No Bode, na Zona Sul do Recife, o passinho também foi utilizado numa bicicleta de som, contratada por voluntários que fizeram várias ações para ajudar quem precisa.
Solidariedade
Vendedor de cachorro-quente que pediu fim de doações começa serviço de entrega na pandemia
O vendedor de cachorro-quente Joaquim Antônio trabalha há mais de 40 anos em frente a uma escola no Centro do Recife. Conhecido como Barruada, com a suspensão das aulas, o dinheiro que ele tinha guardado chegou ao fim, fazendo-o buscar ajuda. O exemplo de solidariedade virou uma lição de honestidade, depois que ele pediu que as doações parassem, já que o sustento já tinha sido garantido (veja vídeo acima).
Adolescente comemora 15 anos com festa solidária de aniversário no Recife
Em vez de um baile de debutante, ações solidárias pela cidade do Recife para comemorar o aniversário de 15 anos. Foi isso que fez a adolescente Carolina Miranda, no último final de semana de julho. Ela se juntou a parentes e amigos para distribuir mudas de plantas para vizinhos do prédio onde mora, rosas brancas no trânsito e quentinhas para pessoas sem-teto (veja vídeo acima).
Voluntários criam projeto para distribuir refeições no Recife
A vontade de ajudar quem não sabe quando terá uma próxima refeição acabou por unir moradores de um condomínio localizado no Recife que mal se conheciam. No início da pandemia da Covid-19, em março, os vizinhos começaram a preparar e distribuir marmitas e contabilizam que mais de 35 mil refeições foram entregues até o início de outubro (veja vídeo acima).
Moradores de conjunto residencial no Recife se reuniram para entregar presentes a crianças carentes
Reprodução/TV Globo
Outra iniciativa solidária foi feita por moradores de um condomínio localizado no Barro, na Zona Oeste do Recife, que promoveram uma festa de fim de ano para ajudar quem vive em comunidades na região. No Natal Solidário antecipado, mais de 150 presentes foram entregues a crianças carentes (veja vídeo acima).
Mudanças
Profissionais de saúde improvisam festa de São João com pacientes internados com Covid-19
A pandemia impôs mudanças nas datas comemorativas. Por causa disso, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos, no Centro da capital, improvisaram uma festa de São João para os pacientes internados com Covid-19. Chamada de Projeto Com Vida, a iniciativa buscou manter a tradição junina e amenizar a dificuldade enfrentada pelos pacientes com o novo coronavírus (veja vídeo acima).
Professores e funcionários de escola fazem carreata junina para reencontrar alunos e pais
Uma escola da Zona Norte do Recife encontrou uma forma criativa de proporcional lazer e diversão aos alunos, respeitando as necessidades de segurança e distanciamento social em tempos de pandemia do novo coronavírus: uma carreata junina (veja vídeo acima).
As crianças puderam fazer brincadeiras típicas do período junino, mas de dentro do carro dos pais, com distanciamento e equipamentos de proteção.
Professores fizeram “corredor de carinho” para alunos
Reprodução/TV Globo
Para atenuar a saudade, profissionais de educação de um colégio na Zona Sul do Recife fizeram um “corredor de carinho” para os alunos, observando os cuidados de distanciamento social.
Paciente ganha festa de 15 anos no hospital onde faz tratamento com hemodiálise no Recife
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, profissionais de saúde e pacientes do setor de hemodiálise do Hospital Maria Lucinda, no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife, organizaram uma festa de debutante para Miriam Cecília, uma das pacientes, com direito à decoração, música e valsa (veja vídeo acima).
Inovação
Aos 80 anos e em meio à pandemia, idosa realiza sonho de ter próprio negócio
A aposentada Arsene Bezerra do Amaral completou 80 anos em março. Durante toda a vida, o sonho dela era abrir o próprio negócio, que se tornou realidade em meio à pandemia. Isolada em casa, ela começou a fazer refeições em potes para vender e, assim, garantiu uma renda extra (veja vídeo acima).
Pernambucana é escolhida para ilustrar novo livro de J.K. Rowling
A pernambucana Marina Galdino, de 11 anos, foi selecionada para integrar um grupo de 34 jovens selecionados num concurso para ilustrar a versão brasileira do livro “Ickabog”, uma obra infanto-juvenil e recém-lançada de J.K. Rowling, a autora da saga “Harry Potter” (veja vídeo acima).
Professores e representantes de escola em Timbaúba fazem ‘delivery’ de livros para os alunos
Reprodução/TV Globo
Em Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco, a diretora da Escola Estadual Mariana Ferreira Lima criou uma forma de continuar incentivando o hábito da leitura para os seus estudantes. Foi assim que nasceu o delivery de livros, que contou com a ajuda de outros professores que se voluntariaram para encarar a missão.
Estudante cria empresa e desenvolve alternativas de ensino por meio de jogos
Apesar da pouca idade, o estudante Vinnicius Rodrigo, de 17 anos, tornou-se diretor executivo da sua própria startup. Ao lado de outros oito colegas, o jovem empreendedor criou um formato de ensino e aprendizagem baseado em jogos digitais. O projeto foi selecionado para ser desenvolvido no Porto Digital, centro de inovação e tecnologia localizado no Centro do Recife (veja vídeo acima).
VÍDEOS: Retrospectiva 2020

Ultimas notícias

BBB 21: Lucas Penteado ganha imunidade depois da primeira prova de resistência

Nego Di e Lucas Penteado foram os vencedores da primeira prova de resistência do BBB 21, eles resistiram 8h30 em pé em um banquinho...

‘Grandes influenciadores podem não ter o engajamento de uma pessoa que é micro’, explica especialista Manu Carvalho

A influenciadora e especialista em marketing migitial Manu Carvalho disse que, no momento, muitas empresas estão apostando em micro-influenciadores em vez de investirem em...

Por causa da pandemia, juiz não marca julgamento de acusado de matar youtuber, no Paraná

Isabelly Cristine Santos morreu após ser baleada em Pontal do Paraná, em fevereiro de 2018. Juiz justificou que...

Peru mobiliza militares até a fronteira com o Equador para impedir entrada de migrantes

Representantes venezuelanos pedem 'abordagem humanitária'. Governo peruano justifica fechamento de fronteiras pela pandemia de Covid-19. Militares patrulham região...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com