Carlos do Carmo, o 'Sinatra' do fado português, morre aos 81 anos


Artista despediu-se dos palcos no ano passado, após uma longa carreira durante a qual levou o fado pelo mundo. Causa da morte foi aneurisma da aorta, segundo a mídia portuguesa. Carlos do Carmo se apresenta no estádio da Luz, em Lisboa, em 2007
Jose Manuel Ribeiro/Reuters
O cantor português Carlos do Carmo, um dos artistas mais queridos do país, conhecido como o “Sinatra” do fado comovente e melancólico, morreu nesta sexta-feira (1º) aos 81 anos.
Ele morreu na manhã do dia de Ano Novo no hospital Santa Maria, em Lisboa, após sofrer um aneurisma da aorta, informou a mídia portuguesa.
“Carlos do Carmo não foi apenas um fadista notável… uma das suas maiores contribuições para a cultura portuguesa foi a forma como renovou o fado e o preparou para o futuro”, escreveu o primeiro-ministro António Costa no Twitter.
“Ele era a voz de Portugal”, disse o presidente Marcelo Rebelo de Sousa à emissora TVI.
Do Carmo, nascido em Lisboa em 1939, despediu-se dos palcos no ano passado, após uma longa carreira durante a qual levou o fado pelo mundo. Tornou-se o primeiro artista português a receber o prêmio Grammy Latino pelo conjunto da sua obra em 2014.
O fado, que surgiu nas ruas e tabernas de Lisboa no século XIX, expressa a tendência portuguesa para a saudade.
Embora o fado tradicional fosse o cerne de sua carreira, Do Carmo trouxe influências de estilos musicais de artistas que vão desde músicos da bossa nova brasileira a Frank Sinatra para dar a essa forma musical seu próprio toque, às vezes cantando com uma orquestra em vez do tradicional conjunto de apenas um cantor e dois guitarristas.
Ele levou o fado aos maiores palcos do mundo. Supervisionou ainda um filme sobre o estilo, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2007.
Tributos inundaram as redes sociais após a notícia de sua morte. A Marinha portuguesa postou no Twitter que Lisboa, cidade que inspirou uma das canções mais icônicas do cantor, “hoje acordou mais triste”.

Ultimas notícias

A mesma mídia que endossa autoritarismo e fake news chama de bárbaros os que lutam por liberdade

Existe uma velha luta entre liberdade e segurança. Um estado que oferece mais segurança limita sua liberdade. E liberdade total, para além de leis,...

Compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook: entenda o que se sabe e o que falta esclarecer

App enviou notificação de nova política de privacidade para usuários e gerou alta em downloads de concorrentes. WhatsApp...

Você viu? Colapso na saúde do Amazonas, eficácia da CoronaVac, previsão de vacinação no Brasil, fim da Ford e mais

Leia seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 11 a 15 de janeiro. Amazonas entra...

Família de idosa que participou de série da Anitta pede retirada de cena na Justiça: 'ficou muito constrangida'

Maria Ilza de Azevedo Silva, de 72 anos, aparece na série documental 'Made in Honório', lançada pela Netflix...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com