Licenciaturas passam por adaptações durante a pandemia em universidade catarinense


Se o ensino precisou se adaptar, quem vai lecionar no futuro também aprendeu que é possível utilizar os meios digitais quando menos se espera A adaptação do ensino durante a pandemia não ocorreu somente para os alunos, mas também para os professores, que precisaram mudar as metodologias de ensino, adequar a linguagem, a organização e as estratégias de avaliação. Da mesma forma, quem vai lecionar no futuro também aprendeu que é possível utilizar os meios digitais quando menos se espera.
A educação básica passou por esse processo e o ensino superior também. Sonia Andrade, coordenadora do curso de pedagogia da FURB, acredita que a educação no mundo contemporâneo é uma mistura entre os momentos presenciais e aqueles online. A pandemia apenas acelerou uma perspectiva que já existia. “Fizemos todo um processo de migração das aulas para modalidade remota, mediada pelo ambiente virtual. Isso exige uma grande adaptação dos estudantes e alunos”, destaca a professora.
Alunos do curso de licenciatura em dança da FURB adequaram atividades práticas à realidade digital, com experiências síncronas e apresentações de performances. “Os trabalhos atingiram uma qualidade de altíssimo nível. Agora temos trabalhos apresentados em eventos na Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e SC como a semana da dança da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, comemora o coordenador do curso, professor Marco Aurélio da Cruz Souza.
Na história, as bancas de tcc tiveram membros externos de vários lugares do Brasil, UFSC, UFMG, Unila etc. Os laboratórios ainda criaram instagram e canal no youtube, além de um podcast, com entrevistas sobre temas relacionados às disciplinas.
Único curso superior em dança no Estado fica em Blumenau
Nas escolas e academias de dança, é comum que os professores sejam artistas e ex-bailarinos, com extensa experiência na área, mas sem uma formação específica para desenvolver uma metodologia aplicada ao ensino propriamente dito. Foi pensando nisso que a FURB criou o curso de licenciatura em dança, único curso superior na modalidade no estado catarinense. Souza afirma que com o curso, é possível atender essa demanda específica nos cursos de dança e também nas escolas de educação básica.
O curso de licenciatura em dança da universidade dura quatro anos e tem hoje 48 alunos. A primeira turma fará a formatura em 2021. Segundo Souza, são nas práticas desenvolvidas nas disciplinas que surgem as questões teóricas. “Os alunos trabalham processos subjetivos e criativos para desenvolver a sua dança, não aquela que é transmitida pelo professor, mas construída em cada corpo”. São três eixos de formação: disciplinas voltadas às metodologias de ensino, ligadas às artes em geral, além de uma grade específica para a dança, onde se estuda performance, dança clássica, moderna, europeia e processos cognitivos, entre outros temas.
Após o curso, o profissional pode atuar nas escolas de educação básica, escolas de dança, como diretores de espetáculo, ensaiadores e figurinistas. A FURB tem cursos de licenciatura nas quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro.
Licenciatura requer afinidade com leitura e comunicação
Profissionais que optaram pela licenciatura na graduação em curso superior podem exercer o magistério e ministrar aulas em instituições de ensino em diversos níveis, da educação básica às universidades.
Na pedagogia, por exemplo, a comunicação é um dos maiores instrumentos de trabalho. O curso de licenciatura em pedagogia da FURB dura nove semestres e, segundo a coordenadora do curso, também não há divisão entre teoria e prática. A relação é conjunta, pois o aluno inicia o estágio na segunda ou terceira fase. São necessários pelo menos seis semestres de estágio ao longo do processo de formação.
O pedagogo vai trabalhar com pessoas e atuar no processo de construção de conhecimento, principalmente crianças e jovens. “Tem que gostar de ler filosofia, antropologia e temas contemporâneos, tecnologia, diversidade, multiculturalidade”, acredita Andrade.
Além de atuação em escolas, o profissional pode trabalhar em hospitais, organizações não governamentais e empresas na área de formação continuada. Já o curso de licenciatura em história da FURB dura quatro anos e meio. Para ser um historiador, é preciso senso crítico, hábito de leitura, curiosidade e gosto pela investigação, interesse por debates e questões sociais, além de habilidade para escrita.
Dominique Santos, que é o coordenador do curso de história, aponta a graduação exige leitura de pelo menos 50 a 100 páginas por semana. “São muitos artigos, dissertações, teses, capítulos de livros. A pessoa também vai ter que se comunicar, falar em público, tem que gostar de escrever. Vai ter que visitar arquivo, consultar documentação, então tem que ter paciência”, completa.
A profissão foi regulamentada ainda neste ano pelo governo federal, com lei que entrou em vigor em agosto. De acordo o professor, a licenciatura é mais vantajosa, pois pode exercer todas as funções do bacharelado e ainda pode dar aula. O profissional consegue dar aulas em escolas municipais, estaduais, universidades, cursinhos, instituições de ensino particulares, além de atuar como conselheiros cinematográficos e de televisão, ou até mesmo em museus, arquivos, fundações e outros locais de preservação da memória.
As disciplinas são separadas entre aquelas voltadas à formação do professor, compartilhadas entre os outros cursos de licenciatura, que estudam currículo, comportamento humano e atuação na escola, e aquelas do campo história, disciplinas de teoria, pesquisa e estágio a partir da quinta fase. São quatro estágios em que o estudante vai para a sala de aula para aprender na prática como se dá aula de história, acompanhado de um professor. A intenção do curso é formar um professor pesquisador. O aluno estuda autores como Marx, Hegel, Kant, Freud, Nietsche, Foucault, entre outros. Entre as disciplinas específicas, estão história antiga, medieval, história da América, do Brasil, da cultura afro-brasileira e indígena, entre outras.
No curso de História da FURB, todos os professores são doutores, com experiências de pesquisas na área de atuação e diversos livros publicados. O curso está entre as melhores graduações do país e conquistou nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), prova que avalia a qualidade do ensino superior.
Graduandos de licenciaturas contam com oportunidades de bolsas durante o curso
Estudantes dos cursos de licenciaturas da FURB podem ter acesso a diversas bolsas de pesquisa, como as previstas no artigo 170 do governo do estado, bolsas do governo federal, como PIBIC e CNPQ, além de estágios internos e externos como em museus e fundações culturais.
“Nesse semestre, os alunos da história da segunda fase, mesmo com a pandemia, estavam quase todos com bolsa”, aponta Santos. Na dança, assim como na história, a maior parte dos estudantes também são bolsistas. “Alguns dançam em projetos de extensão, relacionados ao fazer artístico. Em outras modalidades de bolsa, o aluno ainda ganha um curso de 200 horas”, completa Souza.
Todos os cursos de graduação das licenciaturas da FURB contam com 40% de desconto nas mensalidades.
Conheça mais detalhes sobre as licenciaturas ofertadas pela FURB

Ultimas notícias

Google ameaça fechar seu serviço de busca em toda a Austrália

O Google está ameaçando fechar seu serviço de busca em toda a Austrália se uma lei do país que prevê o pagamento por notícias...

Trabalhadores da área de transporte serão priorizados na campanha de vacinação contra Covid-19

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) anunciou que os profissionais da área de transporte serão priorizados no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19....

PicPay dobra a aposta ao aumentar investimento no Big Brother Brasil

O PicPay novamente marca presença no Big Brother Brasil (BBB), que tem início na próxima semana (25). A plataforma entra nesta edição com duas...

Colégio Olimpo passa a funcionar em novas instalações e novos endereços a partir de fevereiro

Comprovando a eficiência de seu método, o Olimpo registra aumento na quantidade de alunos matriculados e segue com...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com