7 de janeiro, quinta-feira


Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Atentado à democracia norte-americana: apoiadores de Donald Trump invadem Congresso e interrompem oficialização da vitória do democrata Joe Biden. Sessão é retomada após ataque. Podcast O Assunto fala sobre os últimos dias de Trump na Casa Branca. No Brasil, o ministro da Saúde diz que vacinação contra Covid começará neste mês. País registra 1.266 mortes pela doença em 24 horas e se aproxima da triste marca de 200 mil vidas perdidas. União Europeia aprova 2ª vacina, fabricada pela Moderna. Unicamp 2021: comissão muda horário neste 2º dia de prova para tentar evitar aglomerações.
Tensão nos Estados Unidos
Forças de segurança fazem varredura e retiram apoiadores de Trump após invasão ao Capitólio
Jacquelyn Martin/AP Photo
A sessão do Congresso americano em que deve ser certificada a vitória do democrata Joe Biden no Colégio Eleitoral foi retomada na noite desta quarta-feira (6). Ela foi interrompida depois que um grupo de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio, em Washington. Momentos antes da invasão, Donald Trump discursou aos apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral. Parlamentares e jornalistas que estavam no Capitólio relataram tiros dentro do prédio. Quatro pessoas morreram, entre elas uma militar apoiadora de Trump.
Militares da Guarda Nacional foram acionados para reforçar a segurança. De acordo com o Pentágono, serão cerca de 1,1 mil soldados enviados a Washington. A prefeita da capital americana, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade. Mais de 50 pessoas foram presas.
Veja aqui um resumo da invasão do Congresso dos EUA
Manifestantes a favor de Trump cercam congresso americano
Reprodução/GloboNews
Trump pede saída de invasores, mas volta a dizer que eleição foi roubada
Biden diz que EUA estão sob ‘ataque sem precedentes’ de ‘extremistas’
Autoridades brasileiras repudiam ataque de extremistas nos EUA
Pessoas se deitam no chão e nas escadarias da galeria do Senado dos EUA no momento em que manifestantes tentam entrar no Capitólio, em Washington
Andrew Harnik/AP
Democratas vencem na Geórgia, e Biden terá maioria no Congresso
Quem é Raphael Warnock, 1º senador negro eleito na Geórgia
🎧 O Assunto
No episódio desta quinta, Renata Lo Prete e convidados analisam os últimos dias de Donald Trump na Casa Branca. A apresentadora conversa com Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, e o jornalista Daniel Wiedemann, coordenador do escritório da Globo em Nova York, que já acompanhou 5 eleições presidenciais nos Estados Unidos. Ouça abaixo:
Vacinação no Brasil
Vacina contra Covid-19
REUTERS/Charles Platiau
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil começará em janeiro e que o país exportará vacina para países da América Latina. Durante o pronunciamento em rede nacional de televisão, o ministro disse que o governo dispõe de quantidade de seringas e agulhas suficiente para iniciar a vacinação. Pazuello disse também que todos os estados receberão vacina simultaneamente e de forma proporcional à população.
Em plano próprio, governo de SP prevê vacinar 9 milhões até março
Eficácia da CoronaVac
Representantes do Instituto Butantan e do governo de São Paulo apresentam nesta quinta-feira (7) os dados sobre a eficácia dos testes clínicos feitos no Brasil da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Os resultados deveriam ter sido divulgados no dia 23 de dezembro, mas foram adiados pela segunda vez pelo governo paulista. Antes, a previsão era de que eles fossem conhecidos no dia 15 daquele mês.
Quase 200 mil vidas perdidas
O Brasil registrou 1.266 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 199.043 óbitos desde o começo da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos da imprensa. País contabilizou 7.874.539 casos da doença. Número de mortes diárias é o maior desde 18 de agosto.
Covid-19 no Amazonas: novo surto lota hospitais, cemitérios e fecha comércio mais uma vez
Brasil registra 1.266 mortes por Covid nas últimas 24 horas
União Europeia
Vacina da Moderna
REUTERS/Eduardo Munoz
A Comissão Europeia concedeu a aprovação final do uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19. Agora, os 27 países da União Europeia poderão começar a imunizar suas populações com a vacina; a expectativa é de que o processo comece na próxima semana.
A vacina é a segunda aprovada no bloco – que adquiriu 80 milhões de doses e tem a opção de comprar mais 80 milhões. O primeiro imunizante aprovado foi o da Pfizer/BioNTech.
Dezenas de países já vacinam; veja lista
Eleição na Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou ao G1 que a eleição para a escolha do novo presidente da Casa será em 2 de fevereiro. Ainda não está decidido se a votação será presencial ou remota.
Baleia Rossi lança candidatura à presidência da Câmara
Tecnologia
WhatsApp está avisando sobre nova política de privacidade
AFP
O WhatsApp começou a enviar uma notificação sobre mudanças em sua política de privacidade. A novidade, que passará a valer em 8 de fevereiro e será obrigatória, garante o compartilhamento de dados com o Facebook, dono do app de mensagens, e está relacionada com funções como o carrinho de compras em conversas com lojas.
Facebook vai substituir likes por total de seguidores nas páginas
Extrema pobreza
Aumentou o número de famílias em extrema pobreza no Brasil
Sergio Amaral/Ministério da Cidadania
O Brasil tinha mais de 14 milhões de famílias em situação de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único em outubro de 2020, segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Cidadania. Número é o maior desde dezembro de 2014. Esse total de famílias equivale a 39,99 milhões de pessoas com renda per capita de até R$ 89 que vivem na miséria no Brasil.
Vestibular
Candidatos na primeira prova da 1ª fase do vestibular 2021 da Unicamp
Felipe Mateus / Unicamp
A Unicamp iniciou a 1ª fase do vestibular 2021 para candidatos de cursos das áreas de exatas, tecnologia, artes e humanas. A prova abordou, segundo relatos de estudantes ouvidos pelo G1, conteúdos do ensino médio a partir de enunciados sobre temas como pandemia do novo coronavírus, racismo nos Estados Unidos, queimadas e até um meme para brincar sobre terraplanismo.
Veja gabarito extraoficial e correção comentada da prova
Nesta quinta-feira, a universidade espera 43.631 candidatos que buscam vagas em cursos de graduação nas áreas de ciências biológicas e saúde, com a promessa da comissão organizadora (Comvest) em corrigir falhas como aglomerações nas entradas das escolas, e o caso de uma funcionária flagrada pelo G1 com apenas face shield, sem máscara facial de proteção — item obrigatório contra a Covid-19. Com isso, a instituição decidiu que os portões serão abertos 15 minutos mais cedo, ou seja, a partir das 11h45.
Saiba o que muda nos vestibulares de SP com a pandemia
App do G1 ajuda a se preparar para o Enem; veja como baixar
⚽️ Futebol
Boca Juniors e Santos ficaram no 0 a 0 na primeira partida da semifinal da Copa Libertadores, em Buenos Aires. A equipe brasileira reclamou de um pênalti não marcado no atacante Marinho. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, em Santos.
Já pelo Campeonato Brasileiro, o líder São Paulo foi derrotado pelo Bragantino. No Rio, o Fluminense venceu de virada o clássico contra o Flamengo e impediu que o rival diminuísse a distância para o São Paulo. Dois jogos ocorrem nesta noite. Veja os horários:
Campeonato Brasileiro
19h: Ceará x Internacional
21h: Atlético-GO x Vasco

Ultimas notícias

Mulher é estuprada após marcar encontro por rede social em Arapiraca, AL

Vítima contou ao BPRv que o suspeito a levou para um motel, onde cometeu o crime. Homem segue...

Pai Lisa Barcelos diz que filha está depressiva após críticas por envolvimento com Nego do Borel

O polêmico término de Nego do Borel e Duda Reis, que acusa o ex-namorado de agressões físicas e verbais, ganhou um novo capítulo após...

Diretora de companhia de água e esgoto é assassinada a tiros em caminhonete em MT

De acordo com informações da Polícia Militar, Terezinha estava em uma caminhonete oficial da companhia, conduzida por um...

Cade critica ‘jabuti’ em projeto do Estatuto da Segurança Privada

O presidente do Cade, Alexandre Barreto de Souza, encaminhou ao Senado Federal cópia do voto da conselheira relatora Paula Farani de Azevedo Silveira, que...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com