Sexta-feira, 8 de janeiro


Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado. Na corrida pela imunização, Fiocruz e Butantan pedem à Anvisa o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid, a de Oxford e a CoronaVac. E o vírus avança: Brasil registra o maior número diário de mortes pela doença desde agosto. A Defensoria Pública da União pede o adiamento das provas do Enem. Nos Estados Unidos, presidente Donald Trump diz que não vai à posse do democrata Joe Biden.
Vacinação no Brasil
Fiocruz e Butantan pedem autorização à Anvisa para uso emergencial de vacinas contra Covid
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou, nesta sexta, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de uso emergencial do imunizante contra o coronavírus desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. Importado pelo laboratório Serum, sediado na Índia, o pedido vale para 2 milhões de doses. Em carta ao primeiro-ministro indiano, Bolsonaro pediu a antecipação urgente do envio; leia na íntegra.
Mais cedo, a Anvisa já havia recebido o pedido do Instituto Butantan para uso emergencial da CoronaVac, fármaco produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac, com eficácia comprovada de 78% para casos leves. O pedido se refere a 6 milhões de doses, que já chegaram da China. Segundo a Anvisa, o prazo para a análise dos documentos é de dez dias; saiba como funciona.
CoronaVac: o que se sabe sobre a vacina do Butantan até agora
Pfizer diz que ofereceu 70 milhões de doses ao governo brasileiro em agosto
AGU diz ao STF que requisição de agulhas e seringas não abrange insumos comprados por estados
Voluntário brasileiro em estudo da Janssen tem evento adverso grave
No vídeo, especialista explica eficácia de vacinas com desenhos.
Coronavírus: Com desenhos, especialista demonstra eficácia de vacinas contra a Covid-19
Panorama Covid
Coronavírus
Getty Images/Via BBC
No dia em que São Paulo registrou aumento de 61% na média diária de mortes por Covid, o governo estadual alterou as regras para tornar a fase laranja mais permissiva ao liberar atividades, como salões de beleza e academias, em quatro regiões: Sorocaba, Presidente Prudente, Marília e Registro. O restante do estado foi mantido na fase amarela. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes informou medidas específicas para determinadas regiões da cidade, adotadas a partir do mapa epidemiológico. Dezoito bairros cariocas têm risco alto de infecção; veja lista.
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, foram registradas 1.379 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde agosto. Desde o início da pandemia, o Brasil contabilizou 201.542 óbitos e 8.015.920 casos, com 84.977 desses confirmados no último dia. Veja a situação do seu estado.
Teste de saliva é opção mais barata ao PCR; entenda
Qual máscara é a melhor? Pesquisa compara 14 tipos e mede proteção
Mutação
Pesquisador explica sobre 1º reinfecção do novo coronavírus com variante encontrada na África do Sul
O Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e o Hospital São Rafael, em Salvador (BA), detectaram um novo caso de reinfecção de uma mutação do coronavírus equivalente à que foi encontrada na África do Sul, também com maior capacidade de infectar. A paciente é uma mulher de 45 anos, moradora da capital baiana e sem registro de comorbidades, mas com sintomas mais severos comparados aos da 1ª contaminação; leia mais detalhes. No vídeo acima, pesquisador explica o caso.
Vacina da Pfizer é eficaz contra mutações, indica pesquisa preliminar
Imunização no globo 💉
Vacina da Moderna
REUTERS/Eduardo Munoz
Enquanto enfrenta a fase mais grave da pandemia, o Reino Unido aprovou o uso emergencial da 3ª vacina contra a Covid, a do laboratório norte-americano Moderna. O país já vacinou 1,5 milhão de pessoas com o fármaco da Pfizer/BioNTech e com o desevolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.
Nesta sexta, dois recordes foram registrados: maior número de mortes e de casos. Os britânicos ocupam a 4º posição no ranking de vacinação. No mundo, mais de 17 milhões de imunizantes foram aplicados; veja quais países lideram.
Sem trégua
Estados unidos registram 4 mil mortes em 24h
Os Estados Unidos registraram mais uma triste marca: 4.085 vidas perdidas para a Covid em um único dia. O país é o mais afetado pelo coronavírus, ultrapassando 365 mil mortes e com 21,5 milhões de infectados confirmados desde o início da pandemia.
No combate ao vírus, a Suécia mudou sua legislação para conceder temporariamente ao governo o poder de adotar medidas de restrição contra a doença, como o fechamento de lojas e centros comerciais.
Florestas em perigo
Estimativas apontam que Amazônia pode sofrer dano ambiental irreversível em até 30 anos
Reuters via BBC
Segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), 2020 foi o segundo pior ano de desmatamento na Amazônia Legal desde 2015, com um total de 8.426 km². O mês de julho foi o com mais alertas no ano e dezembro teve um aumento de 14% em relação ao ano anterior. O índice ficou abaixo apenas do recorde histórico de 2019, com 9.178 km². Já em 2018, o número foi de 4.951 km²; veja o gráfico.
Tradição centenária
Presidente Donald Trump diz em um tweet que não estará presente na posse do presidente Joe Biden em 20 de janeiro de 2021, registro feito em 8 de janeiro de 2021
Reprodução/Twitter/realDonaldTrump
Antes de ser banido do Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que não participará da posse de Joe Biden, marcada para o dia 20 de janeiro. Na véspera, após a certificação da vitória do democrata nas eleições, o republicano reconheceu pela primeira vez que deixará a presidência e “prometeu uma transferência suave e ordeira”.
FBI prende extremista fotografado no gabinete de Nancy Pelosi
Racismo nos EUA
Invasão ao Congresso dos EUA: imagens mostram diferença na segurança do Capitólio em protestos pró-Trump e do Black Lives Matter
Getty Images/BBC/ Getty Images/BBC
E se os manifestantes fossem negros? Teria acontecido a mesma coisa? O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, comparou o aparato de segurança empregado em junho durante protestos contra injustiça racial, organizadas pelo movimento Black Lives Matter (BLM, na sigla em inglês), e nesta semana no Capitólio. As diferenças da força policial empregada nos dois episódios geraram controvérsia; veja fotos.
Polícia do Capitólio rejeitou ajuda federal 3 dias antes da invasão
Bandeira bolsonarista
Registros ativos de armas de fogo em posse de colecionadores, atiradores e caçadores aumentou 120% em 2020.
Thomas Def/Unsplash
Quase 180 mil novas armas de fogo foram registradas pela Polícia Federal em 2020, um recorde influenciado pelas medidas do governo Jair Bolsonaro que facilitaram o acesso a armamentos. Ao todo, 179.771 novas armas foram registradas, contra 94.064 em 2019 — um aumento de 91%. É o maior patamar da série disponibilizada pela instituição, que começou em 2009. Especialistas em segurança pública consideram que a alta reflete a constante defesa da família Bolsonaro a favor de que pessoas comuns se armem.
Vestibular na pandemia ⚠
Caderno de provas do Enem 2019 – 1º dia
Ana Carolina Moreno/G1
A Defensoria Pública da União pediu à Justiça Federal de São Paulo o adiamento do Enem. A medida, feita em tutela de urgência, é motivada pelo avanço da pandemia do coronavírus no país. Na quinta, o Brasil chegou à marca de 200 mil mortos pela doença. Com 5,78 milhões de candidatos confirmados, o Enem está marcado para os próximos dias 17 e 24 de janeiro.
Unicamp libera gabaritos oficiais da 1ª fase; veja respostas
Economia
Produção de veículos no Brasil cai 31,6% em 2020 e tem pior resultado desde 2003
Adobe Stock
31,6% foi a queda na produção de veículos no Brasil em 2020, pior resultado desde 2003, segundo dados divulgados pela Anfavea, a associação das fabricantes. As exportações caíram 24,3%, e o número de empregos, 4%. Para 2021, as previsões são “conservadoras” para o setor, com crescimento de 25% na produção.
Novo recorde: Bovespa fecha acima dos 125 mil pontos
A Boa do Dia 👀
Tiago Leifert segue no comando do Big Brother Brasil
Globo/Victor Pollak
Vem aí o Big dos Bigs! E o G1 traz spoilers: divididos em dois grupos, Pipoca e Camarote, os inscritos e os convidados entrarão na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão no dia 25 de janeiro. Serão 100 dias de game, diversão e fogo no parquinho. Provas de resistência, Bate Volta, Big Fone e #FeedBBB turbinado (vai dar match?) confirmaram presença na próxima edição; assista ao vídeo.
O Assunto 🎧

Ultimas notícias

Número de doses da vacina contra a Covid-19 destinadas ao Pará no primeiro lote sobe para 173 mil

Estado vai receber mais 48 mil doses para imunizar a população indígena. O Pará recebe 173.240 mil doses...

Henri Castelli contou 4 versões diferentes, diz advogado de supostos agressores

O caso de agressão envolvendo o ator Henri Castelli ainda é uma incógnita. A versão contada pelo artista é totalmente diferente da apresentada pelos...

É #FAKE cálculo que diz que índice de eficácia da Coronavac é inferior a 50%

Instituto Butantan reafirma que o índice de eficácia global da vacina contra o coronavírus desenvolvida em parceria com...

Melhor jogador do mundo pela Fifa, Lewandowski quebra recorde de 52 anos na Bundesliga

A temporada tem sido de conquistar pessoais para Robert Lewandowski. Depois de conquistar a Tríplice Coroa na Alemanha (Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com