12 de janeiro, terça-feira


Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Saída da Ford coloca ponto final a uma história de 100 anos no país. Setor automotivo enfrenta efeito “severo” da pandemia; entenda o cenário no Brasil. Secretário de Segurança Nacional dos EUA deixa o cargo após invasão ao Capitólio. Trump pode sofrer impeachment já fora do cargo? E “O Assunto” desta terça é o presidente norte-americano fora das redes. Brasil registra maior média móvel de casos de Covid da pandemia. Na corrida pela imunização, Pazuello sugere iniciar campanha com apenas uma dose da vacina de Oxford. Dados completos sobre eficácia da CoronaVac serão apresentados pelo Butantan nesta terça.
Fim de uma era
5 pontos: Ford encerra produção no Brasil
A Ford anunciou na segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século. A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) para carros da Ford, e em Horizonte (CE), para jipes da marca Troller. A empresa, que fechou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, continuará comercializando produtos no Brasil. Eles serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai.
Motivos da decisão
Em um comunicado divulgado para a imprensa, a fabricante disse que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
5 mil empregos afetados
Questionada pelo G1 sobre quantos funcionários serão demitidos, a Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e na Argentina. O país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil, mas continuará produzindo veículos.
Governo lamenta e diz que decisão da Ford ‘destoa’ de ‘forte recuperação’ da indústria
Tombo e efeito ‘severo’ da pandemia: o cenário do setor automotivo no Brasil
Começam a ser montados os primeiros carros no Brasil, em 1921. Muita gente aparecia interessada em acompanhar de perto a construção de um automóvel. E isso podia ser feito no prédio da Ford na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, Zona Central de São Paulo
Estadão Conteúdo/Arquivo
A decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil coloca um ponto final em uma história de mais de 100 anos de investimentos no país. A primeira fábrica de automóveis do Brasil foi da Ford. Em 1º de maio de 1919, a montadora abriu as portas de uma planta na Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. O modelo de produção era o Ford T, também chamado de Ford Bigode. As peças eram importadas e a montagem, feita aqui. Relembre um pouco da história da marca no país através de imagens.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil anunciou a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários. Foi anunciado ainda o fechamento de 361 unidades — 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento — no primeiro semestre deste ano.
Dólar fecha a R$ 5,50 e atinge maior valor em 2 meses
Corrida da vacina
Vacina contra Covid-19
Getty Image/ BBC
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou na segunda-feira (11) que o foco da vacinação contra a Covid-19 no Brasil poderá ser a redução da pandemia em vez de, no primeiro momento, assegurar a “imunidade completa”. Para Pazuello, o objetivo é frear a contaminação com a aplicação de pelo menos uma dose do imunizante do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
Ele não informou o intervalo pretendido entre a aplicação da primeira e da segunda dose. Questionada pelo G1 em relação à aplicação de uma única dose, a Fiocruz informou que: “a AstraZeneca recomenda um regime de vacinação com duas doses, considerando um intervalo de 4 e 12 semanas após a primeira dose. No entanto, o regime de doses a ser adotado no país é uma definição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde”.
Outros países estão avaliando espaçar doses; entenda a discussão
Tem vacina, mas quem aplica? 3 desafios de logística na vacinação
Andréia Sadi: sem data para vacinação, Ministério da Saúde adia reunião com governadores
Ministério desiste de remédio defendido pelo governo para Covid
VÍDEO: Imunização ‘é uma questão coletiva, não individual’, diz Mourão
Também na segunda, o vice-presidente Hamilton Mourão, que voltou ao trabalho após 12 dias em isolamento no Palácio do Jaburu para tratamento da Covid, disse que vai tomar a vacina, mas que não vai “furar fila”.
CoronaVac
Dados da eficácia global da CoronaVac no Brasil serão apresentados pelo Butantan nesta terça (12)
O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que os dados completos referentes à eficácia da CoronaVac aferida nos testes realizados no Brasil vão ser apresentados em coletiva de imprensa no Instituto Butantan nesta terça-feira (12). A CoronaVac é uma vacina contra a Covid-19 que usa vírus inativados. Ela é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan.
Na semana passada, o instituto anunciou que, nos testes no Brasil, o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados, mas não revelou o índice total. A eficácia global aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos.
Veja o que se sabe sobre a vacina
Números da Covid
Brasil registra a maior média de casos de Covid desde o início da pandemia
O Brasil registrou 477 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 203.617 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias foi de 1.004. A variação foi de +59% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.133.833 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 29.153 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 54.182 novos diagnósticos por dia, recorde desde o início da pandemia.
FAB envia cilindros de oxigênio para Manaus para tentar repor o estoque nas UTIs
AM registra novo recorde de internações diárias por Covid
Sistema de saúde de Roraima entra em colapso por causa da pandemia
Casos de coronavírus no mundo passam de 90 milhões, diz levantamento
Estados Unidos
Chad Wolf, secretário interino de Segurança Interna, em foto de 23 de setembro de 2020
Greg Nash/Pool via Reuters
O secretário interino de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Chad Wolf, disse à sua equipe na segunda (11) que estava saindo do governo. A saída é a mais recente renúncia de uma autoridade do governo de Donald Trump após a invasão ao Capitólio na semana passada por apoiadores do presidente.
Por causa do incitamento do presidente à invasão, democratas decidiram pedir o impeachment de Trump, mesmo a poucos dias do fim do mandato republicano. A votação na Câmara deve ocorrer já nesta semana.
Trump declara emergência no Distrito de Colúmbia, sede da capital dos EUA
Twitter suspende mais de 70 mil contas vinculadas à conspiração pró-Trump QAnon
Página oficial ‘antecipa’ fim do governo Trump e depois sai do ar
FBI alerta sobre protestos armados antes da posse de Biden
Biden toma 2ª dose da vacina contra a Covid-19
Revista é acusada de ‘branquear’ Kamala Harris
🎧 O Assunto
Donald Trump banido das redes é o tema do podcast desta terça. Renata Lo Prete conversa com o jornalista Pedro Doria, colunista do jornal “O Globo” e editor do Canal Meio. Ouça abaixo:
Enem na pandemia 📚
Os portões dos locais de prova do Enem 2020 serão abertos 30 minutos antes do previsto para evitar aglomerações, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Antes, a abertura dos portões ocorreria às 12h; agora, será às 11h30 (horário de Brasília). Provas serão feitas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).
Diretor responsável pelo Enem morre aos 59 anos
Saiba como consultar onde você fará o Enem 2020
Reta final: app do G1 ajuda na preparação para o exame
Eleições 2020
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (11) que auditorias externas nas eleições municipais de 2020 mostram que não foram identificadas quaisquer situações que comprometessem “a transparência e a confiabilidade” da votação eletrônica.
Em nota, o TSE acrescentou que as auditorias externas ocorreram nos tribunais regionais eleitorais (TSE) e foram feitas por uma empresa especializada, contratada por meio de licitação.
O tribunal tem ressaltado que não há qualquer evidência ou indício de fraude no processo eletrônico de votação.
Rádio, o que há de novo?
Samuel Rosa, do Skank, Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial e Rogério Flausino, do Jota Quest
Alexandre Durão/G1
Uma empresa de monitoramento divulgou os rankings divididos por estilo com as músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2020. O relatório mostra que a programação de pop-rock teve poucos hits novos, enquanto vários sucessos antigos de bandas como Coldplay, Charlie Brown Jr., U2 e Skank se destacaram na lista.
O mesmo não acontece no estilo mais tocado, o sertanejo, que produz só sucessos novos na lista anual das rádios. Confira aqui os rankings.
Brasileirão
Pelo Brasileirão, o Bragantino empatou com o Atlético-MG em 2 a 2
Na noite desta segunda-feira, em Bragança Paulista, Bragantino e Atlético-MG mediram forças no Nabi Abi Chedid, pela 29ª rodada do Brasileirão. O time da casa, com moral elevada após vencer o líder São Paulo no último jogo, ficou na liderança do placar duas vezes, mas o Galo buscou dois empates, e o resultado foi mesmo a igualdade por 2 a 2.
A rodada de número 29 da Série A se desenhou perfeita para o Internacional, que reduziu a distância para o líder São Paulo para apenas três pontos e aumentou a chance de ser campeão brasileiro faltando nove rodadas para o fim da competição, de acordo com as projeções do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
Taça Libertadores ⚽️
21h30: Palmeiras x River Plate (jogo de volta da semifinal)
Previsão do tempo
Confira os destaques da previsão do tempo
Pode chover forte em quase todo o Sudeste nesta terça-feira (11).

Ultimas notícias

BBB 21: Lucas Penteado ganha imunidade depois da primeira prova de resistência

Nego Di e Lucas Penteado foram os vencedores da primeira prova de resistência do BBB 21, eles resistiram 8h30 em pé em um banquinho...

‘Grandes influenciadores podem não ter o engajamento de uma pessoa que é micro’, explica especialista Manu Carvalho

A influenciadora e especialista em marketing migitial Manu Carvalho disse que, no momento, muitas empresas estão apostando em micro-influenciadores em vez de investirem em...

Por causa da pandemia, juiz não marca julgamento de acusado de matar youtuber, no Paraná

Isabelly Cristine Santos morreu após ser baleada em Pontal do Paraná, em fevereiro de 2018. Juiz justificou que...

Peru mobiliza militares até a fronteira com o Equador para impedir entrada de migrantes

Representantes venezuelanos pedem 'abordagem humanitária'. Governo peruano justifica fechamento de fronteiras pela pandemia de Covid-19. Militares patrulham região...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com