Saída da Ford aumenta pressão para volta do Ministério do Desenvolvimento

Um dos primeiros efeitos políticos relacionados à decisão da Ford de deixar o Brasil é a volta da pressão para reinstituir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), absorvido em 2019 pelo Ministério da Economia, de Paulo Guedes. O diagnóstico dentro do Ministério é que a existência de uma pasta específica não teria salvado os 5.000 empregos bancados pela Ford, mas que o caso será explorado por políticos que possuem interesse no retorno da pasta. Um dos últimos ministros da Indústria, Marcos Pereira (Republicanos-SP) inclusive, disputa a cadeira da presidência da Câmara.

Além disso, outro postulante ao comanda da Casa, Baleia Rossi (MDB-SP), também tem forte ligação com a indústria. Ele foi o parlamentar escolhido pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) para encampar a PEC 45, a reforma tributária formulada por Bernardo Appy. O CCiF é custeado por Itaú, Natura, Souza Cruz, Braskem, Vale, Ambev, Votorantim e Huawei.

Não é de hoje que parlamentares pedem a volta do Mdic. Muitos ouvem de empresários que a interlocução com o governo foi dificultada pela extinção da pasta e desde o início do ano passado fazem pedidos ao pé do ouvido do presidente Jair Bolsonaro para reinstituir o Ministério. Paulo Guedes, contudo, tem barrado as discussões para desmembrar a pasta.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Continua após a publicidade

Ultimas notícias

21 de janeiro, quinta-feira

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Um novo capítulo: o governo...

David Tygel também deixa o Boca Livre, quatro dias após Zé Renato e Lourenço Baeta saírem do grupo

A razão da debandada é a divergência política dos artistas com o integrante Maurício Maestro. ♪ O cantor...

Bolsonaro cumprimenta Biden e exalta relação ‘sólida’ entre Brasil e EUA

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou Joe Biden pela posse como novo presidente dos Estados Unidos em publicação postada nas redes sociais na tarde desta...

Cantora gospel Amanda Wanessa respira sem ajuda de aparelhos, diz família em rede social

De acordo com postagem no Instagram, na noite desta quarta-feira (20), o 'quadro clínico dela evoluiu ainda mais'....
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com