Aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos, está entre os critérios para inclusão na lista de municípios prioritários para ações de combate ao desmatamento. Cidade de Rorainópolis, no Sul de Roraima, distante cerca de 298 Km de Boa Vista.
Reprododução/Facebook/Prefeitura de Rorainópolis/Arquivo
O município de Rorainópolis, no Sul de Roraima, passou a integrar a lista dos locais prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento na Amazônia. A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).
O G1 entrou em contato com a prefeitura de Rorainópolis e aguarda resposta.
Conforme a portaria, outros sete municípios da região Norte também entraram na lista. O município de Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso, regressa à lista, e Rondon do Pará passa a integrar os municípios com desmatamento monitorado e sob controle do governo federal.
A fiscalização do governo federal nessas localidades foi criada em 2007 para combater desmatamentos ilegais. As cidades que são incluídas na lista sofrem sanções como a não liberação de crédito agrícola a produtores rurais, por exemplo.
De acordo com a portaria nº 161 de 15 de abril de 2020, os critérios para inclusão de municípios na lista de ações de combate ao desmatamento são:
Área total de floresta desmatada em 2019 igual ou superior a 80 km²;
Área total de floresta desmatada nos últimos três anos igual ou superior 160 km²; e
Aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos.
Rorainópolis é o segundo município mais populoso de Roraima, com cerca de 30.782 habitantes. Sua área territorial é de 33.579,739 km² e fica a 298 km da capital Boa Vista.