Aprendendo a Trabalhar em Grupo

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Como desenvolver a capacidade de obtenção de um melhor desempenho nas atividades de grupo? Como se modifica o comportamento do indivíduo na situação grupal?

Sem dúvida, em uma reformulação de comportamento grupal é necessário descongelar atitudes, desaprender normas de agir; ou seja, é preciso reeducar-se. Sabemos que toda mudança é bastante difícil, pois existem barreiras à aquisição de novos comportamentos e ao abandono de atitudes congeladas.

Dessa forma, para a aquisição de um comportamento grupal mais eficiente, algumas tarefas intermediárias se fazem necessárias, tais como:

  • Desenvolvimento da percepção do outro;
  • Papéis desempenhados;
  • Atitudes grupais;
  • Mecanismos de resistência à atração efetiva;
  • Desenvolvimento de comportamentos de liderança;
  • Compreensão dos problemas de comunicação.

Quando se fala em aprender a trabalhar em grupo fala-se em educação; isto é, educação não significa ensinar as pessoas a saberem o que não sabem e, na verdade, significa ensiná-las a procederem como elas não procedem.

O aprendizado do trabalho social de grupo é a primeira meta do trabalho grupal, pois só assim terá sua eficácia e seu rendimento aumentados. Em termos de conceitos estamos colocando o termo educação no sentido de desenvolvimento de habilidades.

O aprendizado da pessoa total abrange ideias, valores, princípios, atitudes, sentimentos e comportamentos concretos.

É necessário descobrir que os chamados problemas de relações humanas não são apenas provocados pelo comportamento de outras pessoas, mas que as ações de um indivíduo constituem também parte da situação do problema, sendo que talvez, seja seu próprio desempenho que esteja causando distorções.

Para maiores aprofundamentos sobre o que conversamos, sugerimos que você escolha alguns dos livros citados na bibliografia ou ainda os artigos do site anteriormente citado. Procure já ir pensando no tema de sua monografia e no que estes poderão auxiliá-lo servindo de apoio para a elaboração da mesma.

Algumas Dicas

1) Por que trabalhar com Dinâmicas de Grupo?: As Dinâmicas de Grupo possibilitam vivências, que ao serem refletidas e partilhadas gestam um aprendizado pessoal e grupal libertador, possibilitando, dentre outras coisas:

  • O Autoconhecimento como um ser único e social;
  • O Exercício de escuta e acolhida do outro como ser diferente;
  • A Experiência de abertura ao outro e participação grupal;
  • A Percepção do todo e das partes, tanto da vida como da realidade que nos cerca;
  • O Desenvolvimento da consciência crítica;
  • O Confronto e avaliação da vida e da prática;
  • A Tomada de decisão de modo consciente e crítico;
  • A Sistematização de conteúdos, sentimentos e experiências;
  • A Construção coletiva do saber.

2) Para Quem Vai Orientar a Dinâmica: É fundamental:

  • Conhecer todos os passos da dinâmica para aplicá-la com segurança;
  • Ter clareza de aonde se quer chegar, qual o objetivo e a função da dinâmica dentro do processo a ser desenvolvido, entendendo-a como um instrumento;
  • Possibilitar um clima de espontaneidade em que os participantes se sintam livres e à vontade para participar da experiência feita;
  • Perceber o nível de relações e entendimento do grupo, pois nem toda dinâmica se adapta bem a qualquer grupo. Ela pode ser um instrumento enriquecedor se for bem utilizada e se o grupo estiver em condições de vivenciá-la;
  • Observar as expressões corporais, sobretudo as expressões faciais dos participantes no decorrer da dinâmica, para valorizar os sentimentos e reações de cada um;

Qualquer que seja o resultado alcançado com uma dinâmica, ele é o objeto da reflexão e da aprendizagem, pois dinâmica não tem resultado errado.

As dinâmicas podem ser adaptadas de acordo com a realidade e o tamanho do grupo. Na verdade, a preparação da Dinâmica de Grupo já é uma dinâmica a ser refletida e avaliada.

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Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico https://profigestaoblog.wordpress.com/
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