Professor fala em 'fuzilar' alunos durante aula em Anápolis: 'Trago uma metralhadora?'; vídeo

schimtz
schimtz Facebook
5 Min Read


Segundo escola, educador não teve outros registros de qualquer risco à comunidade escolar, se desculpou e foi demitido. Nas redes sociais, muitas pessoas saíram em defesa do profissional. Professor fala em ‘fuzilar’ alunos durante aula em Anápolis
Um professor falou em “fuzilar” alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Anápolis, a 55 km de Goiânia, durante uma aula online (assista vídeo acima). Na gravação, ele estaria fazendo uma brincadeira, mas alguns estudantes e pais demonstraram incômodo com a situação. O profissional foi demitido e o caso está sendo apurado pela Polícia Civil.
O G1 e a TV Anhanguera não conseguiram localizar o professor para pedir uma posição sobre o caso. Segundo a nota divulgada pela escola Villa Galileu, o educador nunca representou “qualquer risco à comunidade escolar”, que ele se desculpou pelo comportamento em vídeo e que foi demitido (leia íntegra ao fim do texto).
A reportagem solicitou, mas não teve acesso a essa gravação em que o professor teria se redimido. O G1 também pediu à escola que compartilhasse com o educador o contato da redação para que ele enviasse uma posição, caso queira.
No vídeo que mostra o trecho da aula em que o professor fala sobre o fuzilamento é possível ouvir:
“Eu peço para acompanhar a leitura, eu acabo de ler e vocês não sabem onde que é para sublinhar? O que eu faço com o 4º ano B? Trago uma metralhadora e fuzilo vocês tudo? Fazer uma chacina no Villa Galileu. Professor maluco… [não é possível entender com clareza o restante da frase]. A ‘chatura’ é tanta que nem morrer não morre”, disse.
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente em Anápolis
Polícia Civil/Divulgação
Nas redes sociais, o assunto se tornou polêmico e dividiu os internautas. Algumas pessoas defenderam que o professor estava claramente brincando, enquanto outras afirmaram que o desabafo foi infeliz e não deveria ser feito para crianças.
Investigação
O delegado regional Vander Coelho explicou que o caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil por meio das redes sociais e de contato da escola. Segundo ele, a situação deve ser apurada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
“Representantes da escola vão fazer registro da ocorrência, vão levar o vídeo da aula em questão, o professor que gravava essa aula será ouvido. De posse dessas informações, a delega terá um panorama mais claro para tomar qualquer decisão a respeito da consequência jurídica desse fato”, explicou.
Comentários a respeito de vídeo de professor falando sobre fuzilar alunos
Reprodução/Facebook
A delegada que deve ficar responsável pelo caso, Kênia Segantini, explicou que a investigação está em andamento, mas que, preliminarmente, a situação pode configurar crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”.
NOTA VILLA GALILEU
Em relação ao fato ocorrido e apresentado no vídeo circulante, a Direção do Villa Galileu solidariza-se com as famílias que sentiram-se, com razão, incomodadas e preocupadas com a atitude e teor da fala do professor em questão.
Após ouvir a defesa do professor, de comum acordo, o mesmo foi desligado do quadro docente, após deixar em vídeo, a admissão que sua fala foi profundamente reprovável e inconveniente e pedido de desculpas aos alunos, pais e colegas.
A escola convocou e realizou uma reunião ainda ontem às 19:30h, com os pais da turma em questão, para discussão do episódio e medidas a serem adotadas.
É oportuno informar que o professor pertenceu aos quadros do Colégio Galileu por 4 anos (fevereiro 2014 a fevereiro 2018) antes de transferir-se para o Villa Galileu desde sua criação em 2018, não apresentando em nenhum outro momento, atos ou atitudes que sugerissem ou representassem qualquer risco à comunidade escolar.
Professor fala sobre fuzilar alunos em aula online de escola em Anápolis
Reprodução/TV Anhanguera
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
VÍDEOS: saiba o que acontece em Goiás

Share This Article