As Histórias na GloboNews #1: desastres aéreos


O acidente com o Fokker 100 da TAM em São Paulo, que matou 99 pessoas, foi a primeira grande cobertura ao vivo da GloboNews, em 1996. Apenas 15 dias depois de entrar no ar, o primeiro canal brasileiro de jornalismo 24 horas enfrentou uma grande cobertura: a queda de um avião da ponte aérea no Jabaquara, em São Paulo, que provocou a morte de 99 pessoas.
Neste episódio do podcast 25 anos: As Histórias na Globonews, Maria Beltrão relembra os bastidores do trabalho jornalístico nesta tragédia e em outras que envolveram aviões no Brasil, com os jornalistas José Roberto Burnier, Rosana Cerqueira, Adriana Perroni e Nilson Klava.
Em 1996, a queda do Fokker 100 da TAM foi uma cobertura desafiadora para um canal que ainda tinha uma estrutura muito pequena e uma equipe de jovens jornalistas recém-formados. Entre eles, Maria Beltrão, que deu a notícia da bancada, ao vivo. Essa tragédia marcou especialmente a apresentadora porque ela soube, enquanto narrava a notícia, que conhecia uma das vítimas. Esse acidente também afetou profundamente o repórter José Roberto Burnier, que para acompanhar de perto o resgate das vítimas teve que pular em telhados de casas.
Congonhas e Chapecoense
Onze anos depois, em 2007, uma outra aeronave da TAM não conseguiu arremeter no aeroporto de Congonhas e bateu em um prédio da companhia aérea. Esse foi o maior acidente da aviação comercial brasileira de todos os tempos. Roberto Burnier e Rosana Cerqueira relembram as dificuldades que todo repórter enfrenta numa cobertura longa e de forte impacto emocional.
Outra tragédia que abalou as redações e o público foi a queda do avião do time de futebol da Chapecoense, na Bolívia. A repórter Adriana Perroni mal teve tempo de fazer as malas para pegar o voo para Medellín e chegar ao local do acidente. Em Chapecó, o repórter estreante Nilson Klava abraçava receoso a sua primeira missão na Globonews, acompanhando o drama das famílias e a homenagem aos jogadores.

Podcast terá 10 episódios
Com episódios semanais, o podcast 25 anos: As Histórias na GloboNews é parte da programação especial de aniversário do canal e revela os bastidores de grandes coberturas.
Ao longo de 10 semanas, os ouvintes vão conhecer histórias inéditas de como foram realizadas coberturas históricas como o atentado das Torres Gêmeas, os desastres de Brumadinho e Mariana e as eleições no Brasil e Estados Unidos, entre outros temas.
Em cada episódio, o podcast recebe a presença de grandes nomes do jornalismo para conversar com Maria Beltrão, que está na GloboNews desde o lançamento do canal, em 1996. Dilemas editoriais, percalços enfrentados por repórteres e cinegrafistas, momentos de emoção. Não perca os bastidores de como foram noticiados os fatos que ficaram para sempre na história do Brasil e do mundo.
Você pode ouvir o podcast no G1, Spotify, Google Podcasts ou pelo Apple Podcasts. Assine agora ou siga para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
➡ OUÇA TAMBÉM O PODCAST DA GLOBONEWS PAPO DE POLÍTICA
O que são podcasts? 🎧
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça — e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
Podcast As Histórias da GloboNews: primeiro episódio relembra coberturas de acidentes aéreos
GloboNews
Maria Beltrão vai comandar os 10 episódios do podcast As Histórias da GloboNews
GloboNews

Ultimas notícias