Boca de urna indica empate entre partido de Merkel e social-democratas


Três candidatos são os principais na corrida para ocupar o cargo da chanceler, que passou 16 anos no poder – mais do que qualquer outro líder na história do país. A partir da esquerda: Olaf Scholz (SPD), Annalena Baerbock (Partido Verde) e Armin Laschet (CDU), candidatos ao cargo de primeiro-ministro da Alemanha, em estúdio de TV em Berlim, antes de debate no dia 12 de setembro
Michael Kappeler/Pool via AP
Os social-democratas e os conservadores de Angela Merkel estão praticamente empatados nas eleições deste domingo (26) na Alemanha, de acordo com pesquisas de boca de urna veiculadas por redes públicas de televisão.
O partido social-democrata de Olaf Scholz, SPD, teria obtido 26% dos votos, enquanto os democrata-cristãos da chanceler, liderados por Armin Laschet, teria obtido 24%, segundo a rede ZDF.
Por outro lado, o canal ARD apontava que ambos os partidos teriam obtido 25% dos votos.
No entanto, há que ter em conta que estes resultados não incluem o voto por correspondência, que teria sido muito elevado.
Angela Merkel: a líder prática e conciliadora que marcou o início do século
Eleições na Alemanha: entenda como os alemães escolhem o novo chanceler
Veja quem são os possíveis sucessores da chanceler alemã, Angela Merkel
Os social-democratas alemães do SPD reivindicam a formação do próximo governo, anunciou seu secretário-geral, Lars Klingbeil, enquanto os conservadores reconheceram perdas amargas de votos nas eleições legislativas, segundo seu secretário-geral.
Temos o mandato para formar um governo. (O chefe da lista) Olaf Scholz será chanceler, estimou Klingbeil, enquanto o SPD é creditado com 26% contra 24% para os democrata-cristãos da chanceler.
As primeiras pesquisas de boca de urna apontam uma diferença mínima entre os partidos.
Eleitores alemães foram às urnas neste domingo para decidir quem vai suceder a chanceler Angela Merkel, após quatro mandatos e 16 anos no poder – mais do que qualquer outro líder na história do país.
Dependendo dos resultados, o novo governo pode ser formado muito rapidamente ou só depois de muitas semanas de negociação. As pesquisas mostram os partidos CDU e SPD muito próximos.
Três candidatos são considerados os principais, tendo liderado em algum momento as pesquisas e com alguma chance de vitória: Olaf Scholz, do Partido Social Democrata (SPD), Armin Laschet, da União Democrata Cristã (CDU) – mesmo partido que Merkel – e Annalena Baerbock, do Partido Verde.
O parlamentar Manuel Sarrazin, dos Verdes, foi nadando até o local de votação em Hamburgo, no norte da Alemanha, neste domingo (26), e votou usando uma roupa de banho vermelha, como havia prometido se 500 euros fossem doados para presos políticos em Belarus.
Reprodução/Instagram Manuel Sarrazin
Especialista fala sobre o fim da era Merkel na Alemanha

Ultimas notícias