Chefe espanhol ajuda crianças no combate à obesidade e vence prêmio pelo trabalho


O andaluz Xanty Elías já ajudou mais de 15 mil crianças em 100 escolas no sul da Espanha. Graças ao trabalho, ele é o ganhador do prêmio Basque Culinary World Prize 2021, avaliado em 100 mil euros. O chef espanhol Xanty Elías
Reprodução/Instagram/Xanty Elías
O espanhol Xanty Elías é um chefe de cozinha apaixonado pela culinária solidária. Em 2018, criou o projeto “As crianças comem o futuro”, que leva educação alimentar a escolas na Andaluzia, região sul da Espanha.
O projeto funciona por meio de uma aula multidisciplinar, que também envolve matemática, idioma e ciências. Escolas públicas que não conseguem pagar pelo material podem concorrer a bolsas.
A iniciativa é adotada por mais de 100 escolas e já ajudou 15 mil crianças na luta contra a obesidade e na busca por uma alimentação rica e balanceada. O último relatório da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) sobre alimentação infantil mostrou que 35% das crianças no país têm excesso de peso.
Alunos do projeto “As crianças comem o futuro”
Reprodução/Instagram/Xanty Elías
Graças a este trabalhou, ele venceu o prêmio Basque Culinary World Prize 2021, avaliado em 100 mil euros. Ele concorreu com outros mil candidatos do mundo inteiro, em um processo que durou quatro meses.
Com o prêmio, Elías vai expandir o projeto para outras regiões do país. “Eles passam a tomar consciência da importância dos alimentos e do momento especial que é compartilhar ao redor de uma mesa”.

Ultimas notícias