Conheça a banda Aparte, finalista do Brasília Independente 2021

schimtz
schimtz Instagram
5 Min Read


Banda mistura batida eletrônica com elementos do rock. Concurso de música autoral da TV Globo tem 10 selecionados e você pode escolher o melhor, por meio do voto. Conheça a banda Aparte, finalista do Brasília Independente 2021
Amigos músicos, canções autorais e uma batida eletrônica. Tudo isso misturado a elementos do rock. Esses são os ingredientes levados em conta na criação da banda Aparte, uma das 10 finalistas do concurso Brasília Independente 2021.
A banda é formada pelos músicos Rodrigo Meneses, Leonardo Arêba e André Cruz. O grupo começou em 2019, chegou a fazer dois shows e planejava lançar um álbum em 2020.
Brasília Independente 2021: veja os 10 selecionados para final
Banda Aparte e uma das finalistas do Brasília Independente 2021
Instagram/Reprodução
Mas, veio a pandemia de Covid-19 e eles precisaram “dar um tempo”. Mantiveram a divulgação da Aparte por meio da internet, mesmo sabendo que o alcance da banda, sem poder fazer shows, é muito pequeno.
“Brasília tem um cenário bacana pra bandas autorais, com festivais. Mas nós não tivemos oportunidade de participar disso com a Aparte”, diz Maurício, ao se referir a pandemia do novo coronavírus.
Mesmo com o distanciamento social, os músicos continuaram produzindo. “Nós temos um grupo, no Whatsapp, nós trabalhávamos mandando áudios de violão e voz, e começamos a desenvolver novas composições”.
Banda Aparte é uma das finalistas do Brasília Independente 2021
Instagram/Reprodução
De acordo com Rodrigo, ter um projeto, durante a pandemia, rendeu frutos. “O mundo tá muito doido, muito agoniado. Mas a arte, de uma forma geral, consegue levar o seu foco pra outro lugar. Isso acabou sendo um refúgio de tudo o que está acontecendo”, diz ele.
“Quando eu tava mais ansioso, mais angustiado, depois de ver noticiários e os rumos sendo dados para a pandemia, eu pegava o violão e ficava focando em uma composição. Como transformar aquilo em uma música. Mas não de forma pesada, ou triste”, conta Rodrigo.
A música da banda Aparte, que concorre ao Brasília Independente é um exemplo disso: ‘Mente que vagueia’ foi composta em um período de doença, morte, incertezas, “enquanto ninguém conseguia planejar mesmo o futuro, por não conseguir saber o que iria acontecer”, diz Rodrigo.
“Me lembro de deitar na cama, encostar a cabeça no travesseiro e não conseguir dormir, pensando nesse tanto de coisas. Então peguei um caderninho e comecei a escrever sobre essa sensação, sobre essa cabeça que está trabalhando demais, que não se acalma com tanta preocupação e incerteza”.
Segundo Rodrigo, o refrão da música fala da mente que vagueia e faz uma brincadeira com as palavras. “Fala ‘vai devagar’, que pode ser devagar de mais lento de ‘vai com mais calma aí’, ou pode ser ‘vai de vagar’, de vagação. Rola essa dupla possibilidade de interpretação”, brinca o autor da letra.
Banda Aparte
Integrantes
Rodrigo Meneses (vocal e guitarra)
Leonardo Arêba (guitarra e vocal)
André Cruz (baixo e vocal)
Música selecionada: Mente que vagueia – veja letra
“Não é preciso tanta pressa para encontrar a direção
Por mais que a gente se arrependa de quando pega a contramão
E sai da zona de conforto e volta pra recomeçar
Mas o começo é de repente e nunca é fácil de parar
A mente que vagueia, vai de… Vai divagar
A mente que vagueia, vai de… Vai divagar
Eu desconfio dessa gente que diz saber a direção
Faz pose de inteligente, no fundo é pura enganação
Mas é que a vida é muito curta, então pra que desperdiçar?
Você inventa outra desculpa para não se arriscar
A mente que vagueia, vai de… Vai divagar
A mente que vagueia, vai de… Vai divagar
Eu já dispenso aquela opinião que não vai acrescentar, que não vai acrescentar
A mente que vagueia, vai de… Vai divagar
A mente que vagueia, vai de… Vai divagar”
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Share This Article