Conheça a tendência ‘mobile first’, que prioriza construção de loja on-line voltada para acesso por smartphone

Site responsivo, que se adapta à tela do celular, otimiza o e-commerce. Pesquisa mostrou que a maioria dos brasileiros que fazem compras online fecham negócio usando dispositivo móvel. Conheça a tendência ‘mobile first’, que prioriza construção de loja online voltada para acesso por smartphone
A Black Friday se aproxima e o dono de e-commerce precisa deixar a loja virtual funcionando direitinho. Para fechar o negócio, a loja precisa investir em plataformas digitais e ter um site adaptado para celular. Qualquer problema de navegação pode significar uma venda perdida.
Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 91% dos brasileiros que usam smartphone já fizeram compras online e que nove em cada dez pessoas desse grupo utilizaram o celular para fechar negócio.
Quando deixou o cargo de executiva numa grande empresa para investir num e-commerce de moda feminina no ano passado, a empresária Janaína Berlandi tinha bem claro o que queria: um site responsivo. A empresa da Janaína segue a tendência “mobile first”, quando o site é pensado, já de início, para o dispositivo móvel.
“Quando você fala de um site responsivo, é um site que se adapta a qualquer tela do dispositivo, do device que ele é utilizado. Por exemplo, de um celular, de um tablet, de um desktop. E só no mundo dos celulares tem diversas telas diferentes, de vários tamanhos, agora a gente tem celular de novo dobrável”, explica Natália Tukoff, especialista em meios de pagamentos.
Ter um site que não funciona bem na tela do celular pode ser uma falha grave da empresa. Isso porque o cliente provavelmente não vai abrir o computador para fazer essa mesma compra e vai migrar para a concorrência.
Na loja da Janaína, 83% das clientes compram pelo celular. E até quem nunca tinha tentado, aprende na hora, com suporte oferecido por Whatsapp. A empresária destaca que, além de atendimento e suporte online, é importante investir na experiência de compra, para que o cliente se sinta exclusivo.
“E nisso a gente consegue competir aí com o comércio de rua. Além de ser uma tendência mundial de você ter toda a comodidade de escolher seu look na palma da mão e receber na sua casa, no conforto da sua casa”, disse a empresária.
A loja de Janaína fatura cerca de R$ 400 mil por mês. Para a Black Friday deste ano, a expectativa dela é ter um incremento de 80% nas vendas em relação ao evento do ano passado.
Yapay
Natália Tukoff, especialista em meios de pagamentos e e-commerce
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