Encontro em Paraty celebra cultura caiçara da comunidade do Rio Pequeno

schimtz
schimtz Instagram
3 Min Read


Ideia é comemorar a realização de um levantamento das referências culturais caiçaras e caipiras de seus moradores. Evento é neste sábado, na Casa da Farinha, de 14h às 18h. Festa caiçara realizada antes da pandemia de Covid-19
Divulgação
Um encontro em Paraty (RJ) vai celebrar neste sábado (21) a realização de um levantamento das referências culturais caiçaras e caipiras da comunidade do Rio Pequeno. O evento será realizado na Casa da Farinha, de 14h às 18h.
O trabalho foi feito pelas próprias famílias locais, que se uniram para catalogar a memória do seu lugar e da sua gente, como registros históricos, técnicas de culinária e artesanato. A ideia é manter vivas tradições ancestrais para que o conteúdo seja passado para as novas gerações.
Produção de jacá, um balaio feito de bambu
Divulgação
O encontro terá rodas de conversa sobre a história do Baile do Arara, da Casa de Farinha do Rio Pequeno e da produção da mandioca, da cultura da cana, dos antigos alambiques, do café de cana, da roça caiçara e dos alimentos produzidos localmente.
Será oferecida uma mesa para degustação de comidas típicas caiçaras, como bolo salgado, paçoca de banana, creme de taioba, bolo de aipim, café de cana, canjica, biju, doce de gengibre, bolo de milho, fruta pão cozida e batata doce.
Casa de Farinha do Rio Pequeno
Divulgação
O evento é organizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Tradicional Caiçara do Rio Pequeno e Associação de Defesa do Povo Tradicional Caiçaras do Rio Pequeno e Naturais de Paraty.
Na abertura da programação, será prestada uma homenagem a Aline Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Rio Pequeno, que morreu em abril, aos 29 anos, vítima da Covid-19.
O evento é aberto a qualquer pessoa que queira participar. Para controlar a quantidade de pessoas, é preciso fazer um agendamento prévio entrando em contato com a organização pelo número (24) 99918-5878. É obrigatório o uso de máscaras FPP2 ou N95.
Confira a programação:
14h – Homenagem a Aline Oliveira
14h30 – História da Casa de Farinha do Rio Pequeno e da produção da mandioca
15h – Cultura da Cana, Antigos Alambiques e como é feito o café de cana
16h – Roça Caiçara e os alimentos produzidos localmente
16h30 – O Baile do Arara
17h – Roda de Conversa com os presentes
Casa de Pau a Pique e Horta do Sítio Alto Bom Destino
Divulgação
Seu Benedito Benzedor
Divulgação
Clique aqui e siga o G1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Share This Article