Filho de Tarcísio Meira diz que pai pedia para que cinzas fossem jogadas nas fazendas: 'Vou fazer esse ritual'

schimtz
schimtz Instagram
8 Min Read


Ator estava em quarentena com a esposa, Glória Menezes, em uma fazenda de Porto Feliz (SP) desde o começo da pandemia. O ícone da dramaturgia, que tinha mais de 60 anos de carreira, não resistiu à Covid-19 e morreu na quinta-feira (12). Filho de Tarcísio Meira diz que pai pedia para que cinzas dele fossem jogadas nas fazendas
Reprodução/ TV Globo
O filho do ator Tarcísio Meira, que morreu aos 85 anos na última quinta-feira (12) por Covid-19, afirmou em entrevista ao Fantástico que o pai pedia para que, quando morresse, as cinzas fossem jogadas em suas fazendas.
As propriedades rurais do artista eram para ele uma grande paixão. Uma delas fica em Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde ele ficou com a mulher, Glória Menezes, desde o início da pandemia.
Funcionários da fazenda onde Tarcísio Meira morou na pandemia relatam simplicidade
Ao Fantástico, Tarcísio Filho falou sobre a saudade que sente do pai e também sobre a simplicidade do artista. De acordo com Tarcisinho, era um desejo do pai que as cinzas fossem jogadas nas propriedades.
“Meu pai sempre pediu: meu filho, quando eu morrer eu quero que você pegue as minhas cinzas e jogue nas fazendas. Então, eu vou fazer esse ritual de passagem com a mãe. Isso eu vou fazer com ela lá. Aí eu faço uma missa quando ela sair do hospital, com os irmãos, a família”, relata Tarcisinho.
Glória Menezes não pôde ir ao velório do marido, que foi fechado para a família. A artista recebeu alta nesta segunda-feira (16).
‘Sempre sentirei saudades’, diz Tarcísio Filho sobre a morte do pai, Tarcísio Meira
Simplicidade de Tarcísio Meira
A simplicidade de Tarcísio Meira era parte da personalidade do ator que encantou gerações por meio de trabalhos na televisão, cinema e teatro. É assim que lembram os vizinhos e funcionários da fazenda dele em Porto Feliz.
Em entrevista à TV TEM, a artesã Nivea Maria Turuel conta que grande parte da família dela já morou na propriedade comprada pelo casal e, durante um período, ela também teve a oportunidade de trabalhar na fazenda para os artistas.
“Ele sempre foi uma pessoa muito boa, sempre foi um homem simples. Vinha na casa da gente e tomava café com a gente. Ele não saía da cozinha, eu sempre estava com ele. Às vezes até me atormentando porque eu não tomo café e ele fazia eu tomar café”, lembra Nivea.
Tarcísio e Glória em sítio de Porto Feliz, no Natal de 2018
Reprodução/Instagram
A família de Regiane Domiciano guardará como recordação a gratidão pela acolhida de Tarcísio Meira na fazenda. Ao G1, ela conta que há 30 anos, o sogro dela foi contratado para trabalhar como ajudante geral no local e, desde então, tanto Regiane quanto o seu marido, que também trabalha no sítio do ator, passaram a morar no local.
RELEMBRE – Os 60 anos de carreira do ator em novelas e cenas com Glória Menezes
VÍDEOS – Veja homenagens feitas por artistas na despedida de Tarcísio Meira
REVEJA – Tarcísio Meira e Paulo José atuaram juntos: ‘Nos veremos no céu’
“Meus sogros vieram do Paraná para trabalhar aqui com os três filhos. O meu marido começou a trabalhar com ele quando o meu sogro adoeceu e se aposentou e continua até hoje como tratorista agrícola. O Tarcísio foi uma pessoa maravilhosa com a nossa família, pois o meu sogro continua morando aqui no sítio.”
“Não era só patrão, era amigo de todos do sítio, fazia de tudo por seus funcionários. Ele era acostumado a dar presente às crianças do sítio no Natal e sempre tirava fotos com todos. Por causa da pandemia, no final do ano passado ele fez depósito bancário para não ter contato com ninguém”, relembra.
Tarcísio Meira e Glória Menezes: história de amor na vida real e nas telas
Glória Menezes deve ter alta em breve, diz assessoria da atriz
Regiane explica que o ator se dedicava a cuidar do “Sítio Glória” desde que foi morar no local, no início da pandemia de Covid-19.
“Ele veio morar pra cá no começo da pandemia e apenas saía de carro acompanhado da Glória após o expediente dos funcionários. Ele gostava de ver a criação de gado e a plantação de milho que usava para a alimentação dos bois”, explica.
Glória Menezes em sua fazenda de Porto Feliz
Reprodução/ Instagram
Paixão pelo campo
Em entrevista ao Globo Rural em 2013, Tarcísio explicou que a paixão por ter um lugar no campo começou quando filmou com Anselmo Duarte, que tinha um sítio em Itu, interior paulista. Ele, então, amou o lugar e procurou um para ter também.
“Ele me arrumou um lugar que eu pudesse reunir com amigos, em Porto Feliz. Uma terra ociosa. Perguntei para um amigo se me ajudava e ele disse que ajudava. Fizemos um confinamento. Não foi muito bem, mas também não foi mal. E comecei a aprender e de lá para cá fui aprendendo. Chegou uma hora que quis ser fazendeiro e procurei um amigo. O gado foi para Porto “, afirmou na época.
“O importante disso tudo, a terra, o campo, são muito importantes na minha vida. Me dá um equilíbrio que eu preciso. A televisão, o trabalho na televisão, você se exaure muito, empresta muito de si para o personagem. Então, você sofre com os problemas do personagem. Na fazenda é uma sensação muito especial. Você começa ouvir ruídos que você nem imagina”, disse durante a entrevista.
Morte
O ator estava internado no hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, em tratamento contra a doença. Ele e Glória Menezes deram entrada no hospital na última sexta-feira (6). O artista chegou a ser intubado na UTI e fazer hemodiálise contínua.
Ambos receberam a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano na Unidade Básica de Saúde Vila América, em Porto Feliz.
Amigos lembram importância de Tarcísio Meira para cultura brasileira
Atores receberam a segunda dose no interior de SP
Reprodução/Instagram
O Tarcísio nasceu em São Paulo (SP) no dia 5 de outubro de 1935. Estreou na Globo em 1967 e trabalhou em mais de 60 programas, entre minisséries, especiais e novelas.
Atriz de teatro, televisão e cinema, Glória Menezes nasceu em Pelotas (RS). Na Globo, estreou em 1967 com a novela “Sangue e Areia”. Atuou em mais de 40 telenovelas na emissora.
Tarcísio e Glória foram casados por quase 60 anos e são pais do também ator Tarcísio Filho.
Initial plugin text
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Veja mais notícias da região em G1 Sorocaba e Jundiaí

Share This Article