Golpe cria perfis falsos de hotéis e restaurantes nas redes e atrai vítimas com promoções

schimtz
schimtz Instagram
3 Min Read

Golpistas mandam mensagem a seguidores do perfil oficial do estabelecimento e pedem um código para validar a participação no sorteio. O que eles querem na verdade é usar o telefone da vítima para pedir dinheiro aos contatos dela. Novo golpe cria perfis falsos de hotéis nas redes e atrai vítimas com promoções
No terceiro episódio da série “É golpe?”, o Fantástico mostra a história de um golpe relatado por uma telespectadora, a professora Viviane, do Rio de Janeiro. Ela foi uma das vítimas de golpistas que criam um perfil falso nas redes sociais – de hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos – e ‘promovem’ sorteios.
Eles mandam mensagens aos seguidores do perfil oficial com a promessa de sorteio, por exemplo, de diárias grátis. O que eles querem na verdade é usar o telefone da vítima para pedir dinheiro aos contatos dela.
Veja as fraudes mostradas pelo novo quadro do Fantástico e saiba como se proteger
Você também tem uma história de golpe? Conta para o Fantástico
A mensagem enviada a Viviane dizia: “Por favor, nos informe seu nome completo e seu número com DDD. Você está concorrendo a três dias grátis, com tudo incluso, no nosso hotel. Vamos estar encaminhando um protocolo SMS contendo seis dígitos”.
“Eu, distraída, fui lá no SMS, peguei o código e dei pra eles. E, de repente, meu WhatsApp saiu. Eu não consegui entrar mais”, relata ela.
Uma amiga de Viviane que recebeu mensagem com um pedido de favor acabou fazendo a transferência de R$ 1.430. A mensagem: “Tenho que fazer uma transferência, mas não estou conseguindo pelo meu aplicativo. Consegue fazer isso pra mim? Amanhã cedo eu te repasso o valor”.
Tem tanto bandido aplicando esse golpe das diárias de graça que a associação do setor se reuniu com o governo federal e com o Facebook, dono do Instagram e também do Whatsapp, para aumentar a proteção tanto dos estabelecimentos quanto dos hóspedes, porque os golpistas criam perfis copiando os oficiais, mas mudando sutilmente o nome do estabelecimento real.
Ouça os podcasts do Fantástico:

Share This Article