Inovação é chave para sobrevivência das MPE's na retomada pós pandemia

schimtz
schimtz Instagram
13 Min Read


A pandemia trouxe um ensinamento aos empreendedores: inovar não custa caro e abre muitas possibilidades. Com o apoio do Sebrae e parceiros, ecossistemas de inovação estão sendo estruturados no Maranhão Inovação se torna fator de desenvolvimento para empresas na superação da crise gerada pela pandemia de Covid-19
Divulgação
O interesse pela temática da inovação e sua utilização no dia a dia dos pequenos negócios tornou-se ainda mais frequente com a pandemia da Covid-19. Dados da 8ª Pesquisa de Impacto da Pandemia de Covid-19 nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostram que um em cada quatro donos de pequenos negócios implementou alguma inovação desde o início da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
O estudo revela que os empreendedores que adotaram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso na melhoria do nível de faturamento da empresa. É certo que todos perderam com a crise e enfrentaram dificuldades, principalmente, nos piores momentos de restrições, com algumas atividades impossibilitadas de funcionar, bem como nos períodos de lockdown. Porém, enquanto os pequenos negócios inovadores registraram perdas de 32% da receita, as empresas que não inovaram tiveram um percentual maior nesse índice, com média de 39% de retração no faturamento.
A pesquisa traz outros dados que comprovam uma mudança de percepção dos empreendedores sobre o conceito de inovar, antes visto como um investimento alto, inacessível para muitos e com resultados que demorariam a chegar. No estudo, 26% dos participantes apontam que a superação da crise passa por inovação, aliada à reorganização do negócio e ao crédito para investimentos.
Nesse cenário fortaleceu-se a necessidade, abrindo caminho para incorporar essa necessidade no dia a dia da empresa, trabalhando-se um ambiente institucional e colaborativo capaz de potencializar e unificar iniciativas isoladas de fomento à inovação e fazendo com que soluções inovadoras pudessem chegar mais rápido aos empreendimentos, ajudando-os a se posicionar melhor no ambiente de crise, projetarem investimentos futuros e dar continuidade às suas atividades em condições sustentáveis.
Ambientes colaborativos, os ecossistemas de inovação tem ajudado a levar às empresas suporte e soluções inovadoras
Divulgação
No mundo corporativo, ganharam força os chamados ecossistemas de inovação, ambientes que reúnem instituições de fomento, universidades, organismos empresariais, do terceiro setor e da iniciativa privada, órgãos de pesquisa e governos, em ações focadas na criação de ambiente favorável à inovação, proporcionando uma saudável troca de experiências e resultados mais rápidos, além da conquista de objetivos comuns no que diz respeito à inovação.
Com forte atuação no fomento nesse, o Sebrae tem direcionado esforços para disseminar a importância da inovação, esse que hoje é fator estratégico para o crescimento e sobrevivência dos negócios, particularmente os pequenos, duramente atingidos pela pandemia.
Em sua atuação, o Sebrae tem priorizado ações e soluções de inovação para os pequenos negócios, explica o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho
Divulgação
A pandemia reforçou algo que sempre defendemos e, agora, temos feito com maior ênfase em nossas orientações, consultorias e na aplicação de nossas soluções, que é abrir a mente do empreendedor para a necessidade de melhoria contínua de processos, no atendimento e relacionamento com o cliente e o mercado por meio da inovação. Inovar, passou a ser estratégico e temos procurado, em nossa atuação, mostrar isso para o empreendedor, enfatizando que se trata de uma necessidade e procurando desmistificar que a inovação seja algo caro ou inacessível.
Conforme ele, o Sebrae tem enfatizado para os empreendedores que a inovação pode gerar diferenciação, elevar a lucratividade dos negócios e ajudar a reduzir custos, entre outros aspectos. “Temos feito isso individualmente e também articulando iniciativas com parceiros ou incentivando a estruturação dos chamados ecossistemas de inovação, onde todos os que podem ajudar nesse desafio se juntam para gerar ambiente propício às iniciativas inovadoras, desenvolver territórios com potencial nesse campo, com resultados concretos para as empresas, frutos dessa articulação”, acrescentou o diretor.
Sebrae interioriza espaço de conexão e inovação no Maranhão
Recém lançada, Agência da Unibalsas vai trabalhar ações para fortalecer empreendedorismo e fomentar inovação em Balsas-MA
Divulgação
Para fomentar a inovação e o empreendedorismo em uma das regiões de maior densidade econômica do estado, o Sebrae/MA e a Faculdade de Balsas (Unibalsas) desenvolveram o projeto da Agência de Inovação e Empreendedorismo de Balsas, cidade localizada no Sul Maranhense, na microrregião conhecida como Gerais de Balsas, a 806 km da capital, São Luís. Com essa iniciativa, a Unibalsas abriga hoje a segunda unidade Sebraelab do país, para além das dependências do Sebrae.
O Sebraelab é um espaço coparticipativo idealizado pelo Sebrae para desenvolver ações inovadoras, conectando pessoas e ideias em uma grande rede, que tem, entre outros objetivos, a missão de promover a inovação. Em Balsas, a Agência de Inovação e Empreendedorismo centralizará ações de promoção da inovação, contando com o apoio e parceria de um ecossistema local, reunindo mais de 70 instituições em uma experiência de governança que se estabeleceu após ação piloto do Sebrae no primeiro semestre deste ano, na região.
“A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas é voltada para o desenvolvimento, a partir do empreendedorismo, de novos negócios, com foco em soluções de inovação e tecnologia atreladas à realidade local. Um espaço colaborativo, integrador, que compõe um ecossistema de inovação promissor e que vai contribuir muito para dinamizar a economia de Balsas. Um espaço que representa muito bem esse ambiente de parceria e articulação, onde juntos, com a metodologia Sebraelab, esse amplo conjunto de parceiros, contribuirão para o desenvolvimento do município”, analisa Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.
Com uma economia focada na indústria de grãos e no comércio, tendo como a principal atividade o cultivo de soja, Balsas é hoje um dos maiores produtores de grãos das regiões Norte e Nordeste do país. Um polo regional bastante dinâmico e diversificado, para o qual ações de inovação tem muito a contribuir.
“A Agência vai favorecer inúmeras ações e soluções de inovação em Balsas”, segundo o diretor da Unibalsas, Renan Honaiser
Divulgação
Conforme enfatiza Renan Honaiser, diretor geral da Unibalsas, a inovação será o eixo condutor de todas as ações da Agência. “Essa parceria com o Sebrae e o ecossistema de inovação de Balsas vai favorecer inúmeras ações e soluções de inovação dentro da nossa realidade. A agenda de trabalho só está começando e a metodologia do Sebrae, juntamente com a estrutura e esforços da Unibalsas e apoio dos parceiros desse ecossistema de inovação local, vão trazer modificações significativas na economia da nossa região, ampliando a competitividade, melhorando o padrão produtivo e o desempenho dos negócios, além de apontar oportunidades nessa economia que podem ser aproveitadas, em um ciclo bastante dinâmico e interessante”, explica o diretor.
O Sebrae já concluiu a agenda de ações que serão realizadas pela Agência de inovação e Empreendedorismo da Unibalsas até o final de 2021, já tendo iniciado pela capacitação dos professores, no final de julho.
Sebrae entrega Plano Estratégico do Ecossistema de Inovação de Balsas e Prefeitura cria Comitê Gestor local
Prefeito de Balsas, Erik Augusto, assina o decreto de criação do Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação de Balsas
Divulgação
Com o objetivo de fomentar, desenvolver e fortalecer os negócios inovadores locais, o Sebrae entregou o Plano Estratégico do Ecossistema de Inovação de Balsas, fruto de trabalho piloto realizado pela instituição no território. Em paralelo, o prefeito do município, Erik Augusto Silva, assinou o decreto de criação do Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação de Balsas.
O Ecossistema de Inovação de Balsas conta com a adesão de cerca de 70 empresas do município e instituições com atuação nacional. A partir de agora, o ecossistema realizará importantes entregas não apenas para a sociedade balsense, como para todo o estado do Maranhão na área de Inovação e tecnologia.
“Os pequenos empreendedores de Balsas e região a partir de agora contam com um ecossistema que vai ajudar a desenvolver ideias inovadoras para promover diversos setores do mercado. Nesse sentido, muito nos alegra fazer parte desse esforço, trazendo planejamento estratégico e metodologia para dar suporte ao ecossistema de inovação de Balsas e à Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas”, destacou Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão.
Presidente do Conselho do Sebrae/MA e gerente da Unidade de Balsas, entregam Plano Estratégico do Ecossistema a Marco Dias (Fundação Certi)
Divulgação
Já no Comitê Gestor, estão representantes de instituições e empresas privadas dos setores priorizados no Plano: logística, agronegócio, turismo e tecnologia. O grupo de parceiros já realiza sessões ordinárias, de forma virtual, buscando o alinhamento técnico para a execução das ações, assim como das estratégias inseridas no planejamento.
“O Ecossistema de Inovação de Balsas é um importante instrumento de desenvolvimento econômico, social e educacional da região sul do Maranhão e Balsas, como cidade polo, tem muito a contribuir com o crescimento dessa macrorregião”, frisou o prefeito Erik Augusto Silva.
Atuação Sebrae
Com forte atuação no fomento à inovação, Sebrae oferece em seu portal vasto conteúdo de informações sobre o tema
Divulgação
Se você busca apoio para inovação e informações sobre o assunto, no Portal Sebrae você encontra uma série de conteúdos úteis, gratuitos no ambiente Inovação Sebrae, que podem ser baixados e salvos para consulta sempre que você precisar. Você também pode acessar informações sobre as principais Soluções do Sebrae para promover o acesso à inovação. E, se desejar entender melhor o que é um Ecossistema de Inovação, o artigo “O que é um ecossistema?” pode ajudar bastante.
Você também pode acessar o portfólio de Cursos Online gratuitos do Sebrae. Procure a área “O que você quer aprender hoje?”, e clique no botão Inovação para encontrar todos os cursos online gratuitos desse tema. E, se preferir, procure pela solução Sebraetec e saiba como o Sebrae oferece apoio e subsídios para a inovação nos pequenos negócios.
Mas, se você preferir, pode demandar orientações sobre o assunto às equipes de Atendimento e Orientação Empresarial, que estão à disposição para tirar suas dúvidas. Basta ligar na Central de Atendimento, pelo 0800 570 0800, ou se dirigir a uma das Unidades Regionais, Núcleos de Atendimento Empresarial ou Postos de Atendimento do Sebrae no estado.
Empresa citada
Faculdade de Balsas
Links úteis
8ª Pesquisa de Impacto da Pandemia de Covid-19 nos Pequenos Negócios
Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Sebrae
Sebrae/MA
Sebraelab
Portal Sebrae
Inovação Sebrae
“O que é um ecossistema?”
Cursos Online gratuitos do Sebrae
Sebraetec
Encontre o SEBRAE – MA – Sebrae MARANHÃO MA | Sebrae
Canais de Atendimento Sebrae
Central de Atendimento Sebrae 0800 570 0800 (Também funcionando como WhatsApp)
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter

Share This Article