Instagram libera opções para controlar comentários e mensagens ofensivas após casos de racismo na Euro 2020

schimtz
schimtz Instagram
2 Min Read


Rede social afirmou que houve um pico de ofensas direcionadas aos jogadores ingleses que perderam campeonato de futebol. Ícone do Instagram.
REUTERS/Thomas White
O Instagram anunciou na última terça-feira (10) atualizações em ferramentas que ajudam a limitar comentários e mensagens ofensivos na rede social.
As mudanças acontecem um mês após a final da Eurocopa 2020, que foi disputada entre Itália e Inglaterra. A rede social disse que houve um pico de ofensas direcionadas aos jogadores ingleses, que perderam campeonato.
SAIBA MAIS: Na Inglaterra, quatro pessoas são presas por ataques racistas a jogadores da seleção do país
As opções disponibilizadas dão mais controle aos próprios usuários em seus perfis.
“Não permitimos discurso de ódio ou bullying e removemos esses tipos de conteúdo sempre que os encontramos. Também queremos proteger as pessoas de ter que passar por qualquer tipo de abuso”, disse a rede social em nota.
Veja as novidades:
Limites: com o recurso ativado nas configurações do app, o usuário poderá ocultar comentários e encaminhar mensagens recebidas de seguidores recentes ou de contas que ele não segue para a pasta “Solicitações ocultas”.
Tela da ferramenta ‘Limites’ no Instagram
Divulgação
Mensagens ocultas: quando esse recurso for ativado, solicitações de mensagens (aquelas que são enviadas por contas que o usuário não segue) que contiverem palavras, frases e emojis ofensivos serão filtradas automaticamente. É possível ativar e desativar os filtros de solicitações de mensagens no menu “Privacidade”, dentro das configurações do app.
Alertas de comentários mais incisivos: desde 2019, o Instagram notifica as pessoas quando um comentário delas pode ser considerado ofensivo, antes que ele seja publicado. A partir de agora, o alerta também vai mostrar um aviso sobre o que pode acontecer se a pessoa decidir postar o comentário ofensivo, como a remoção do comentário ou até mesmo da conta.
LEIA MAIS: Instagram vai desativar contas que enviarem mensagens privadas com discurso de ódio

Share This Article