José Alonso Dias é sepultado no Cemitério Parque da Serra em Divinópolis

schimtz
schimtz Instagram
10 Min Read


Velório ocorreu na sede do Estrela do Oeste Clube, no Centro da cidade. José Alonso morreu na manhã desta sexta-feira (20) no Hospital Felício Roxo, em Belo Horizonte. José Alonso Dias foi sepultado nesta sexta-feira (20) no Cemitério Parque da Serra
Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
Foi sepultado no fim da tarde desta sexta-feira (20), no Cemitério Parque Parque da Serra em Divinópolis, o corpo do empresário José Alonso Dias que morreu na manhã desta sexta-feira (20). O velório começou às 14h e seguiu até 17h30. José Alonso era empresário e mais conhecido por “Zé Alonso”. Aos 77 anos, ele morreu no Hospital Felício Roxo, em Belo Horizonte, onde estava internado há dez dias, devido ao agravamento uma cirrose hepática. O enterro ocorreu às 17h50.
A informação do sepultamento foi confirmada ao G1 pela assessoria pessoal do empresário. Durante a tarde, na solenidade de despedida, estiveram presentes representantes da sociedade civil como o ex-prefeito de Divinópolis Galileu Teixeira Machado, o deputado federal Domingos Sávio (PSD), a Miss Terra Brasil 2012, Camila Brant, empresários de vários segmentos, ex-funcionários, familiares e amigos.
O corpo de José Alonso foi velado na tarde desta sexta-feira
Roberto Eleotério/G1
Quem foi
Morre José Alonso Dias, empresário e ex-secretário municipal de Divinópolis
José Alonso esteve à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e também exerceu o cargo de assessor especial do prefeito entre 2017 e 2020, no governo Galileu Machado (MDB). Zé Alonso era conhecido na cidade também pela fundação do Estrela do Oeste Clube, em 1954, onde ele atuou como presidente por mais de 20 anos.
Era casado há 52 anos com Maria Luisa Carvalho Ferreira Dias. Além da esposa, deixa os filhos Leonardo Ferreira Dias, Clarissa Ferreira Dias e Ana Cristina Ferreira Dias e três netos.
Ele foi proprietário de grandes empresas de vendas de veículos e esteve à frente da direção do concurso de miss na cidade, no estado e também em âmbito internacional. Foi responsável por levar ao Miss Brasil o nome de Divinópolis, com as misses Natália Guimarães e Débora Lyra, entre outras misses que representaram o Brasil sob a responsabilidade do empresário.
Problemas de saúde
Em junho de 2020, José Alonso foi internado no município de Cariacica, no Espírito Santo, após um mal súbito. Na ocasião, ele estava afastado das atividades na Prefeitura de Divinópolis por pertencer ao grupo de risco da Covid-19.
O empresário ficou por uma semana no hospital em Cariacica. Após receber alta, retornou com a família para Divinópolis. Na ocasião, não foi informado o que causou o mal súbito no empresário.
Luto
A Câmara Municipal de Divinópolis decretou luto oficial de três dias. Veja nota na íntegra.
“Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Vereador Eduardo Print Jr., em nome dos vereadores e dos servidores, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do empresário José Alonso Dias. José Alonso foi um grande empresário de Divinópolis, reconhecido nacionalmente por levar o nome da cidade para os concursos de misses no Brasil. Administrou por anos o clube Estrela e participou ativamente da política local, tendo ocupado o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Assessor Especial de Governo, na última administração do ex-prefeito Galileu Teixeira Machado.
As primeiras informações são que Zé Alonso, como era conhecido, estava hospitalizado há alguns dias com problemas de saúde, vindo a falecer nesta manhã de sexta-feira, 20 de agosto de 2021.Ao tomar conhecimento do fato, o Presidente da Câmara Eduardo Print Jr. em manifestação de solidariedade aos familiares e amigos e, também, em reconhecimento pelo trabalho prestado na cidade por José Alonso, estabeleceu luto oficial de 3 dias e bandeiras a meio-mastro, pela história de José Alonso Dias, levando o nome da cidade de Divinópolis pro mundo.“
Neste momento de dor e consternação, por meio do Poder Legislativo Municipal expresso meus sentimentos de pesar, luto e extrema dor que neste momento sente a família de José Alonso”, Print expressou suas condolências.”
A Prefeitura de Divinópolis também se manifestou, em nota, sobre a morte de José Alonso.
“A Prefeitura de Divinópolis com profundo pesar manifesta seus sentimentos aos familiares e amigos do senhor José Alonso Dias, de 77 anos, que veio a falecer na manhã desta sexta-feira (20/8). Zé Alonso, como era conhecido, participou ativamente da política local, sendo Secretário de Desenvolvimento Econômico entre 2017 e 2020 e Assessor Especial de Governo, na última administração do ex-prefeito Galileu Teixeira Machado. Foi um grande empresário de Divinópolis, reconhecido nacionalmente por levar o nome da cidade para os concursos de misses no Brasil. Também conhecido pela fundação do Estrela do Oeste Clube, em 1954, do qual administrou por mais de 20 anos. Marido atencioso para sua esposa Maria Luísa Carvalho Ferreira Dias. E um pai dedicado para seus três filhos Leonardo Ferreira Dias, Clarissa Ferreira Dias e Ana Cristina Ferreira Dias. Além de ser um avô amoroso para os netos Ana Luisa, Matheus e Bernardo Alonso. Com muita gratidão e respeito, prestamos as nossas condolências e deixamos os mais sinceros pêsames a todos os familiares e amigos.”
Manifestações
A Miss Brasil 2010, Débora Lyra, se manifestou nas redes sociais sobre a morte do empresário. Segundo a publicação feita por Débora, José Alonso, além de empresário da miss, era considerado como um segundo pai para ela.
Ex-miss Brasil Débora Lyra lamenta perda de José Alonso
Redes sociais/reprodução
A Miss Brasil 2007, Natália Guimarães, também prestou homenagem a Alonso. Natália concorreu ao Miss Brasil na época em que era agenciada pelo empresário.
Misses prestam homenagem a José Alonso Dias – Divinópolis
Reprodução/Instagram
A modelo Rayane Morais, Miss Minas Gerais 2008, também agenciada pelo empresário, lamentou a perda.
Ex-misses prestam homenagem a José Alonso – empresário de Divinópolis
Reprodução/ Instagram
A direção do Estrela do Oeste Clube, fundado pelo empresário publicou nota sobre a morte de José Alonso.
“É com imenso pesar que o Estrela do Oeste Clube (EOC) comunica o falecimento de José Alonso Dias, presidente afastado do clube. José Alonso morreu, nesta sexta-feira (20/08), às 6h20, em Belo Horizonte. Há 10 dias estava internado no Hospital Felício Roxo na capital mineira para tratar de complicações do fígado. Filho de Alonso da Cunha Dias e Castorina de Sousa Dias, nascido em Divinópolis, em junho de 1944. Grande incentivador da cultura local, do esporte e da valorização das mulheres. Cursou direito, pós-graduado em Direito Público pela Fadom. Ainda menino, ele idealizou o Estrela do Oeste Clube, cuja placa de inauguração datada de 1954.
Transformou o Estrela em referência esportiva em Minas Gerais. Com uma estrutura de piscinas, semiolímpica e para lazer, academia, sala de dança, boate, quadras esportivas, sauna, ginásio poliesportivo, salão nobre para festas e área para lazer. Também modernizou o Centro Campestre, com estrutura para a prática da peteca, tênis, natação, futebol soçaite e salão, sinuca, tênis de mesa e espaço para realização de eventos sociais.
José Alonso Dias ficou conhecido nacionalmente como o Mago das Misses, e Divinópolis como a Fábrica de Misses. Realizou eventos e concursos importantes: Miss Minas Gerais, Miss Divinópolis, Miss Terra Minas Gerais e Miss Terra Brasil. Nomes como Natália Guimarães (Miss Brasil 2007 e vice Miss Universo), Renata Fan (Miss Brasil 1999), Débora Lyra (Miss Brasil 2010), Rayanne Morais (Miss Minas Gerais 2008) e Larissa Ramos (Miss Earth 2009 nas Filipinas) foram revelados por ele. José Alonso Dias também foi secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de 2017 a 2020 no Governo do prefeito Galileu Machado.”
O empresário era um dos membros do Conselho Curador do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis. A direção da Unidade emitiu nota de pesar.
Nota de pesar do CSSJD pela morte de José Alonso
CSSJD/Divulgação
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Share This Article