Jovem inspira nas redes ao falar com leveza sobre diagnóstico de câncer: 'A doença não é escolha, mas como passar por ela, sim'

schimtz
schimtz Instagram
6 Min Read


Sophia Ferreira foi diagnosticada com osteossarcoma, um tipo de câncer ósseo, há três anos e precisou ter uma das pernas amputada. Atualmente, aos 18 anos, ela compartilha vídeos conscientizando sobre a realidade de pacientes oncológicos e incentivando cuidados com saúde mental e detecção precoce da doença. Jovem inspira nas redes ao falar com leveza sobre diagnóstico de câncer
Sophia Ferreira tem 18 anos e compartilha danças, vídeos de trends em suas redes sociais como a maior parte dos jovens da mesma idade. No entanto, ela usa o que é tendência na internet para passar uma mensagem de resiliência e leveza com base na própria história. Há três anos a moradora de Taubaté (SP) descobriu um câncer, que causou a amputação de uma das pernas há cinco meses.
Ela vem usando o espaço para falar tanto sobre saúde mental, quanto sobre a campanha Setembro Dourado, que tem como objetivo alertar pais e responsáveis aos possíveis sintomas e sinais do câncer em crianças e jovens (veja vídeos acima).
“A doença não é escolha, mas como passar por ela, sim”, disse ao g1.
Dentro e fora das redes ela busca falar sobre o assunto com consciência e embasamento para poder auxiliar quem passa por tratamento contra o câncer ou convive com alguém em uma situação parecida.
“Posso assegurar a todos que tive e ainda tenho, já que me encontro em tratamento, um longo e árduo caminho pela frente. Tenho me dedicado à medida que consigo e tentado motivar pessoas a seguirem em frente mesmo que tudo pareça difícil ou inútil, mas sabendo que podemos viver com alegria, unindo pessoas, plantando e colhendo amor”, conta.
A iniciativa nasceu por conselho de pessoas que se surpreendiam sobre a forma como ela decidiu encarar a doença.
“Eu surpreendia as pessoas porque não ‘jogava a toalha’, e então vinham frases: ‘por que você não faz um diário, por que você não cria um blog?’. E eu comecei a pensar que se contasse um pouco das minhas experiências, de forma responsável, mas ao mesmo tempo divertida, eu poderia sim ajudar de alguma forma”, disse.
LEIA TAMBÉM:
‘Feliz de estar curada’: diz menina que venceu o câncer após diagnóstico precoce e tratamento
Setembro Dourado: especialista reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
Sophia Ferreira, de 18 anos, foi diagnosticada com um câncer no fêmur aos 15 anos
Reprodução/Instagram
Diagnóstico
Sophia recebeu o diagnóstico do câncer em junho de 2018, aos 15 anos. A descoberta aconteceu após ela reclamar de dores na região pélvica que foram se intensificando com o passar do tempo.
Após exames, foi constatada a necessidade de uma biópsia óssea para identificar a doença, chamada de osteossarcoma no fêmur direito. O tratamento foi feito no GACC, hospital oncológico para crianças e jovens em São José dos Campos (SP).
O primeiro protocolo de tratamento durou aproximadamente 32 semanas, incluindo uma cirurgia em que foi feita a substituição de parte do fêmur por uma endoprótese de quadril. Depois desse período, ela precisou retornar para os tratamento quando a doença reapareceu.
Ela chegou a ter a prótese substituída, mas acabou tendo que passar pela cirurgia de amputação da perna. Ela ressalta que o apoio profissional foi essencial para ela entender sua nova condição neste momento.
“O diagnóstico traz à tona uma infinidade de sentimentos, como medo, insegurança, negacionismo, frustração em relação àquilo que as vezes não vai tão bem e se torna muito difícil de lidar com tudo isso sozinho. Por mais amor e compreensão que receba das pessoas que te cercam, elas não são preparadas profissionalmente para ajudar como você precisa. Se temos alguém preparado para nortear nossos sentimentos, seguiremos mais fortalecidos.”
E foi após este baque que ela decidiu começar a postar os primeiros conteúdos nas redes. Sem imaginar, a inciativa acabou inspirando outras pessoas.
“Um dia pensei: vou fazer, vamos ver no que vai dar! E desde lá tem sido bem bacana! As pessoas gostam muito, me retornam, contam suas histórias também, e se dizem muito motivadas a seguirem em frente porque eu dei um ‘gás’ para elas. Isso é surreal, fico muito feliz”, conta Sophia, que cursa faculdade de pedagogia.
Com o período da campanha do Setembro Dourado, ela ressalta a importância do diagnóstico precoce.
“É necessário que tudo seja levado em conta, como uma dor localizada por vários dias, pintinhas vermelhas pelo corpo, que antes não estavam ali e de repente começam a aparecer, falta de apetite, perda de peso sem dieta regular, cansaço excessivo, tonturas, enfim. O diagnóstico precoce salva vidas”, conta.
Sophia Ferreira, de 18 anos, foi diagnosticada com um câncer no fêmur aos 15 anos
Reprodução/ Instagram
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
:

Share This Article