Mobiliza SLZ conecta cultura, turismo e economia criativa na capital maranhense

schimtz
schimtz Instagram
13 Min Read


Movimento terá mais de 80 ações e eventos que vão transformar São Luís na Ilha da Criatividade. Abertura oficial ocorre sábado (04), na Praça Deodoro, centro da capital dos Azulejos Gerando conexões e legados para São Luís, Mobiliza terá mais de 80 ações, transformando a cidade na Ilha da Criatividade
Divulgação
Fundada por franceses, a cidade de São Luís celebra, no dia 8 de setembro, os 409 anos de sua fundação. Cantada e decantada pela hospitalidade e exuberância patrimonial, que lhe rendeu o título de cidade Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a capital maranhense é dona de tradições culturais marcantes, de incontestável vocação para o turismo e de uma imensa rede de empreendedores criativos em busca de alternativas para superar a crise gerada pela pandemia.
Os três segmentos (cultura, turismo e economia criativa) constituem o eixo estruturante do Mobiliza SLZ, ação que vai movimentar a cidade de São Luís no período de 04 a 12 de setembro, conectando-os em uma ampla mobilização criativa e articulações produtivas.
Matracas customizadas estão em vários pontos de São Luis, chamando atenção para a riqueza cultural, economia criativa e o turismo como vetores de desenvolvimento
Divulgação
Coincidentemente, esses segmentos estão entre os mais impactados pela crise decorrente da pandemia. Foram os primeiros a parar e estão retomando as atividades agora, mas ainda em ritmo lento. Para que se tenha uma ideia, segundo dados do Ministério do Turismo, compilados na 2ª edição da Revista Dados & Informações do Turismo, entre 2020 e 2021 houve uma redução de faturamento de 59% no turismo brasileiro e de 58% na economia criativa, com perspectivas de reabilitação aos patamares de 2019 somente em 2023. Entre os pequenos negócios, segundo o DataSebrae, essa queda chegou a patamares superiores a 83%, em média, na fase mais aguda da pandemia, nos dois segmentos.
E é justamente o apoio a esses segmentos que ganha evidência com o Mobiliza SLZ, movimento idealizado pelo Sebrae que tem como meta conectar e dar visibilidade ao potencial da cultura, turismo e economia criativa para gerar transformações e bases para negócios e impulsionar esse momento de retomada. Ao mesmo tempo, o movimento deve aproximar pessoas, empreendedores e organizações, gerando legados para a cidade ao fortalecer redes de cooperação entre os chamados criativos, valorizando aquilo que São Luís tem como traços diferenciais e transformando literalmente a Ilha do Amor na Ilha da Criatividade.
Diretor Técnico do Sebrae/MA afirma que Mobiliza SLZ vai ampliar alcance e percepção sobre a indústria criativa local
Divulgação
Segundo o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, “o Mobiliza foi concebido como estratégia de articulação e mobilização de segmentos que têm a criatividade como base”. A ideia é valorizar, aproximar e incentivar empreendedores e negócios de base criativa nesta fase de recuperação econômica, dar visibilidade à cultura, turismo e economia criativa, fortalecendo a identidade cultural e o orgulho de ser ludovicense e, além disso, movimentar São Luís em pleno período de comemorações dos 409 anos de fundação”, pontua o diretor.
Com o Mobiliza SLZ, vamos ampliar o alcance e a percepção do público para a importância da indústria criativa, da cultura e do turismo enquanto setores com grande potencial para atração de investimentos, valorizando aquilo que temos de mais rico e diferenciado e o potencial da nossa gente, da nossa cidade.
O movimento consagra a mistura e a conexão de todos os potenciais econômicos e criativos de São Luís, pretende gerar desenvolvimento social e econômico, oportunidades justas para pequenos negócios criativos, além do resgate e da potencialização do orgulho de ser e pertencer a São Luís do Maranhão.
Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ
Divulgação
Promover essas conexões e fomentar a cooperação entre os grupos de criativos será dos mais importantes legados que o Mobiliza SLZ pretende deixar para São Luís. “Nosso intuito é conectar todas essas pessoas e organizações nesse ambiente, dando oportunidade e visibilidade ao trabalho feito por diversas empresas, empreendedores, artistas, produtores culturais, grupos e movimentos independentes que atuam na cena local. Esse vínculo é a semente de grandes e excelentes frutos para a economia ludovicense, além de um presente especial para a nossa capital”, conforme destaca Danielle Abreu, coordenadora local do movimento.
Programação reúne mais de 80 ações em vários pontos da cidade
Abertura oficial do Mobiliza SLZ ocorre neste sábado, 04/09, na Praça Deodoro, Centro de São Luís
Divulgação
Um farto cardápio de eventos e ações compõem a programação do Mobiliza SLZ. São festivais gastronômicos, de arte e música (como o 13º Lençóis Jazz e Blues Festival, dias 07 e 08/09, em São Luís), lançamentos de livros, oficinas, encontros, feiras criativas, desfiles de modas, palestras, mostras de filmes, poesias e videoclipes, intervenções artísticas, lançamento de roteiros turísticos, dentre outros.
O Mobiliza SLZ será aberto oficialmente neste sábado (04), a partir das 17h, na Praça Deodoro, Centro de São Luís. Ao todo, contempla mais de 80 ações e eventos em diversos formatos, realizados de forma independente, nos mais variados pontos da cidade. Além das iniciativas de criativos autônomos e empresas, o Mobiliza também conta com diversas ações do poder público, a exemplo das atividades realizadas pela Prefeitura de São Luís, inseridas na programação dos 409 anos da cidade.
Idealizadores da Emaranhartes: Élber Abreu, Kaiane Costa Débora Mendonça e Antônio Carlos
Isaque Mota
Um dos exemplos, é o Emaranhartes. Idealizado por quatro jovens empreendedores há cinco anos, o Emaranhartes aposta na paixão pelo Maranhão, na riqueza cultural e pluralismo da cidade de São Luís, fortalecendo a ideia de que ainda há muito a se conhecer e explorar por aqui. A 7ª edição do Emaranhartes contará com dois dias de programação, entre os eventos do Mobiliza SLZ. O primeiro dia, voltado para capacitação dos expositores, e o segundo, à tradicional feira na Rua Portugal, na Praia Grande, centro histórico de São Luís.
No primeiro dia, contam Kaiane Costa e Debora Mendonça que a atenção “será para os expositores da Feira Emaranhartes”. Os participantes terão capacitação, consultorias e minicursos em áreas como vitrinismo, fotografia, precificação, relacionamento e vendas e consultoria financeira. E, no segundo dia (05/09), a Feira Emaranhartes será aberta ao público na Rua Portugal, ponto de encontro de empreendedores dos mais variados segmentos da economia criativa: artesanato, ilustração, moda, gastronomia e entretenimento, entre outros.
Feira Emaranhartes reunirá microempreendedores na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís
Isaque Mota
Outro empreendimento criativo que marca presença na programação, é o Éguas Paper Toy, com a atividade Cazumbá e Lendas Maranhenses, uma oficina de brinquedos de papel, cuja proposta resgata, de maneira lúdica e inovadora, personagens da cultura popular, lendas e histórias do Maranhão, possibilitando às novas gerações conhecer toda essa nossa tradição.
João Manoel, criador da Éguas Paper Toy e idealizador da Oficina Cazumbá e Lendas Maranhenses
Isaque Mota
A oficina acontece nos dias 04 e 05/09, das 9h às 16h, será gratuita, com até cinco sessões por dia, respeitando número limite de participantes por oficina.
Segundo João Manoel, proprietário da Éguas Paper Toy e idealizador da oficina, durante cada sessão, os participantes vão receber um conjunto de brinquedos de papel de personagens da cultura maranhense para montar, com auxílio de monitores. Também haverá material para venda durante os dias das oficinas, que contemplam também orientações de prevenção da Covid-19, enfatizando a importância dos cuidados pessoais e da proteção ao outro. “A ideia é fazer com que o participante, brincando e montando os personagens, conheçam essa nossa tradição e, conhecendo, possam preservar nossa memória cultural”, analisa Manoel.
A programação completa pode ser consultada no site Mobiliza SLZ e também acompanhada nas Redes Sociais do movimento.
A ideia de realizar esta primeira edição do Mobiliza nasceu em 2019, com inspiração em grandes movimentos criativos nacionais e internacionais, a exemplo do SXSW (South by Southwest Conferences & Festivals), realizado há mais de 30 anos no Texas (EUA); e o Floripa Conecta, realizado pela primeira vez em 2019, em Santa Catarina.
Parcerias que mobilizam
Desde as primeiras articulações, o Mobiliza SLZ recebeu a adesão de importantes parceiros, como a Prefeitura de São Luís e a Associação Comercial do Maranhão (ACM). À medida em que o projeto se desenvolveu e se concretizou, outras importantes organizações e empresas também aderiram à iniciativa, dentre as quais, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, além do Instituto Cultural Vale e da empresa Alvorada Motos, estes dois últimos patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.
Superintendente do Sebrae, Albertino Leal de Barros Filho
Divulgação
O entendimento desses parceiros é que fazer parte do Mobiliza significa declarar amor, orgulho e respeito pela cidade, agregando a marca a um movimento que desperta o valor da cultura, da memória histórica, da criatividade, do empreendedorismo, da consciência de que as ações coletivas mobilizam desenvolvimento e reinventam a história de um lugar e de um povo, conforme avalia o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal.
Segundo o superintendente, “movimentos dessa magnitude impactam positivamente e de forma relevante uma cidade como São Luís, que tem nos negócios criativos e na cultura, uma base muito expressiva”. “Faz parte da missão do Sebrae conectar pelo empreendedorismo, estabelecer laços de convergência para apoiar os pequenos negócios. E, nesse aspecto, o Mobiliza já é bastante exitoso. Estamos muito ansiosos pelo legado que o Mobiliza certamente vai deixar para a nossa cidade e com essa semente que estamos plantando junto com grandes parceiros”, reflete Barros Filho.
Empresas e Organizações mencionadas
Unesco
Prefeitura de São Luís
Associação Comercial do Maranhão (ACM)
Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema)
Grupo Equatorial Energia
São Luís Shopping
Instituto Cultural Vale
Alvorada Motos
Éguas Paper Toy
Emaranhartes
13º Lençóis Jazz e Blues Festival
Links úteis
Sebrae
2ª edição da Revista Dados & Informações do Turismo
DataSebrae
Site Mobiliza SLZ
Redes Sociais Mobiliza SLZ
Sebrae/MA
Encontre o SEBRAE – MA – Sebrae MARANHÃO MA | Sebrae
Canais de Atendimento Sebrae
Central de Atendimento Sebrae 0800 570 0800 (Também funcionando como WhatsApp)
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter

Share This Article