Você viu? Atestado na CPI, recuo do PIB, alta na conta de luz, terror em Araçatuba, chuva em NY, brinquedo antiestresse e adeus a Sérgio Mamberti

schimtz
schimtz Instagram
22 Min Read


Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 30 de agosto a 3 de setembro. Madrugada de terror em Araçatuba. Recuo do PIB. Chuva história em Nova York. Nova proposta para o Imposto de Renda. Atestado médico na CPI da Covid. Alta na conta de luz. Adeus a Sérgio Mamberti. Brinquedo antiestresse febre entre crianças. Pedido de casamento nas Paralimpíadas. Confusão com lista de aprovados da UFPR. Guia da cafeteira ideal. Moto que anda sozinha. Estreia do G1 Enem.
Economia sem fôlego ? ?
“Eu perdi tudo, fui a zero. Além de ficar sem negócio, fiquei sem teto, porque eu morava lá. Parece que tropecei na beira de um poço, caí nele e não parei de afundar.”
As palavras acima são da empresária Daniela Falcão. Ela é uma das milhares de profissionais do ramo turístico que sofrem com o impacto do PIB, que recuou 0,1% no 2º trimestre. Ela era dona de um hostel localizado próximo ao Estádio do Maracanã. Decidiu fechar as portas logo depois de declarada a pandemia.
ENTENDA o PIB em queda e e veja 10 riscos que podem frear retomada
Variação trimestral do PIB desde 2016
Elcio Horiuchi e Guilherme Luiz Pinheiro/G1
Terror em Araçatuba
Além de assaltarem bancos com forte armamento explosivo, criminosos usaram moradores como escudo humano em madrugada de terror em Araçatuba (SP). Para atravessar a cidade, os bandidos colocaram pessoas em cima de carros. Uma das vítimas, que não quis se identificar, disse que nunca se segurou com tanta força em algo, com medo de cair e acharem que estava fugindo. O personal trainer Márcio Victor Possa da Silva, também colocado no capô de um veículo, foi morto com dez tiros. Um ciclista teve os pés amputados após achar que um artefato no chão era um celular. No vídeo abaixo, veja imagens marcantes do mega-assalto:
Terror em Araçatuba: saiba como foi o mega-assalto a agências bancárias
Estragos da tempestade Ida ?️
A passagem da tempestade tropical Ida nos EUA resultou em imagens impressionantes: uma estação do metrô de Nova York foi tomada pela água da chuva e uma vaca foi encontrada pendurada região metropolitana de Nova Orleans. Houve mortes e mais de 1,1 milhão de pessoas ficaram sem energia.
Imagens mostram água saindo pelo teto dos vagões do metrô de Nova York
Antes de chegar aos EUA como tempestade tropical, o Ida foi sentido em outros países como um furacão. O vídeo abaixo foi gravado dentro de um avião que passou exatamente pelo olho do Ida.
Avião chacoalha ao entrar dentro de furacão Ida
Moto ?
Mistéééééério num estacionamento de Londrina. Câmeras de segurança flagraram uma moto ?️ andando sozinha. A imagens mostram que, no momento em que a moto começa a se mover, o sensor de luz do local também é ativado, deixando o ambiente claro. Em seguida, a moto cai no chão. Assista (se for capaz):
Vídeo de moto andando sozinha em estacionamento de Londrina viraliza; ASSISTA
E cadê o dono??????? Darcy Furquim disse que estranhou quando chegou ao local e encontrou a moto no chão (foi quando teve a ideia de ver as câmeras). Apesar do susto, ele acredita em alguma falha no motor.
“É uma situação que foge da normalidade, mas não é uma situação que é um fantasma, um espírito, acredito. Deve ter sido uma pane.”
Adeus a Sérgio Mamberti
Mordomo Eugênio da novela “Vale Tudo” e dr. Victor do seriado “Castelo Rá-tim-bum” são só alguns papéis da longa e bonita carreira de Sérgio Mamberti. ⚡ O ator, que imortalizou o bordão “raios e trovões”, morreu aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.
? Cassio Scapin, que deu vida ao Nino do “Castelo Rá-tim-bum”, homenageou o colega de cena:
“Hoje partiu Sergio Mamberti. Nosso Tio Vitor! Um homem, um artista que lutou pelo progresso e desenvolvimento da nação brasileira, com as armas que tinha, a cultura e a arte! Fará imensa falta a sua força! Nosso coração doido se despede com muita dor e uma grande salva de palmas! Bravos meu querido.”
Dê o play no vídeo abaixo para rever cenas do ator:
Sérgio Mamberti: Veja cenas de novelas com o ator
Atestado na CPI
A semana da CPI da Covid foi marcada por uma ausência: o lobbista Marconny Alberna, que apresentou um atestado médico. Mas a própria comissão não comprou a ideia, contestou a veracidade do documento e botou a polícia legislativa no encalço do ausente. E mais: o próprio médico que assinou o atestado de Marconny voltou atrás e quis cancelar o documento, segundo o senador Randolfe Rodrigues. Como Marconny não foi encontrado, os senadores, então, requisitaram ao STF que aprovasse uma condução coercitiva (com “uso da força policial e de todos os meios mínimos necessários”). E mais: o próprio médico que assinou o atestado de Marconny voltou atrás e quis cancelar o documento, segundo o senador Randolfe Rodrigues.
Valdo: Atestado médico de depoente não é válido, dizem fontes
Mas Ivanildo Gonçalves, motoboy da VTCLog, firma de logística que virou alvo da CPI por suspeitas de irregularidades envolvendo o Ministério da Saúde, compareceu. Ele é tido como “testemunha-chave” porque o Coaf identificou movimentação atípica da VTCLog no valor de R$ 117 milhões. Desse total, o motoboy movimentou R$ 4,7 milhões.
VÍDEO: CPI exibe lista com valores de saques feitos por motoboy
04 tatuado
Foi com uma tatuagem no braço que Renan Bolsonaro decidiu homenagear o pai. Em um estúdio em Goiânia, o 04 fez o desenho do rosto do presidente Jair Bolsonaro no braço. Ao publicar foto da tatuagem em uma rede social, Renan escreveu parte da letra da música “Muito Orgulho, Meu Pai”, de Gabriel o Pensador: “Quando eu crescesse eu queria ser que nem você. Agora eu já cresci e ainda quero ser. Eu tenho orgulho do pai e tenho cada vez mais”.
Filho de Bolsonaro tatua rosto do pai no braço, em Goiânia
Reprodução/Instagram
Por um lugar ao ☀️
A principal praia de Balneário Camboriú deve voltar a receber a luz do sol por mais horas. Hoje, os arranha-céus que beiram a orla encobrem os banhistas com sombra durante parte do dia. Mas a paisagem já começou a mudar graças à chegada de uma draga que vai alargar o trecho tomado pela areia e deixá-lo com uma largura de cerca de 350 metros. Veja abaixo como a praia está se alargando e compare o antes e depois em fotos:
Processo de alargamento de praia em Balneário Camboriú (SC)
Escolta de Ricardo Nunes
“Muito técnica” e “reagindo a uma injusta agressão”: foi assim que o ouvidor das Polícias do estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, classificou a reação de PMs da escolta do prefeito da capital, Ricardo Nunes, a uma tentativa de assalto que terminou com um morto. Câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens supostamente armados se aproximam do carro parado em frente à casa de Nunes. Uma policial à paisana que está fora do veículo reage com um tiro. Outro policial sai do carro e corre atrás do ladrão, que acabou baleado e morto. O segundo assaltante consegue fugir numa moto.
Vídeo: Equipe de segurança do prefeito de SP reage a tentativa de assalto e suspeito morre
Incêndio em garimpo
Um incêndio causado por uma explosão de dinamites em um garimpo de Guarantã do Norte, em Mato Grosso, deixou dois mortos e três feridos. Uma das vítimas era a universitária Daniella Trajano Dalff, de 28 anos, filha do casal dono da empresa que fornecia explosivos para a região. Mario Lucier Caldeira, presidente da Cooperativa dos Garimpeiros, também não resistiu e morreu carbonizado no local. Investigações da Polícia Civil apontam que os dois estavam, de forma clandestina, manuseando um solvente inflamável para apagar os códigos de rastreio dos explosivos. O objetivo era comercializar os itens no mercado ilegal.
VÍDEO: Filha de empresários morre durante explosão de dinamites em garimpo em MT
O ❤️ está nas Paralimpíadas
Ela disse sim! ?? Ao final da bateria 4 das eliminatórias dos 200m T11 feminino, prova para deficientes visuais nas Paralimpíadas de Tóquio, a atleta Keula Nidreia Semedo, de Cabo Verde, foi pedida em casamento pelo próprio guia, Manuel Antônio da Veiga. Dê o play para ver o momento do pedido:
Veja momento em que guia pede atleta em casamento nas Paralimpíadas de Tóquio
Plástico bolha que não acaba
Comercializado com ares de “brinquedo antiestresse”, o chamado “pop it” virou febre entre crianças. Segundo especialistas, o movimento repetitivo de ficar apertando as bolhas pode promover o relaxamento e amenizar a ansiedade. Para adultos, manusear a bandeja de silicone colorida com várias bolinhas lembra a sensação de apertar plástico-bolha, sabe? O “Segue o fio”, programa do canal do g1 no YouTube, explica como o pop it, considerado um item da categoria “fidget toys”, que traduzido do inglês significa brinquedo para inquietação, funciona.
Nova fase do PIX
O Banco Central regulamentou duas novas modalidades do PIX, que estarão disponíveis a partir de 29 de novembro: o PIX Saque – que permitirá o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais – e o PIX Troco – que também permitirá o saque, mas associado a uma compra ou à prestação de um serviço. Saiba como as novas modalidades vão funcionar.
Imposto de Renda no seu bolso ?
O texto-base da reforma do Imposto de Renda aprovado na Câmara dos Deputados pode impactar no seu bolso, já que estabelece mudanças para a pessoa física. O projeto atualiza as faixas de renda da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, isentando um número maior de contribuintes. Por outro lado, reduz o limite de desconto simplificado na declaração anual. Veja detalhes no vídeo abaixo:
Entenda como a reforma do Imposto de Renda pode mexer com seu bolso
Importante lembrar: o texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente para entrar em vigor.
? G1 Enem
Na contagem regressiva para o Enem, o G1 estreou programa uma série de lives no YouTube com revisões, games, dicas, bate-papos e explicações. Aproveite para acompanhar o programa e mandar os seus comentários e dúvidas – eles podem ser exibidos na tela durante a live e respondidos pelo professor Philippe Spitaleri, do Curso Anglo (SP). Pra começar, que tal encarar um desafio com questões de química? Dê o play:
Dica: já acesse agora a página e se inscreva – assim, você receberá lembretes no celular. O link é: https://www.youtube.com/c/g1.
? Conta de luz ainda mais cara
A conta de luz do brasileiro foi elevada a outro patamar, ainda pior que a bandeira vermelha, até então a mais cara. Agora, com a “bandeira tarifária escassez hídrica”, as faturas são acrescidas de R$ 14,20 para cada 100 kW/h consumidos.
Entenda as bandeiras tarfiárias
Economia G1
Para estimular a economia, o governo anunciou um programa de desconto a quem reduzir de forma voluntária o consumo de energia. O programa tem duração prevista até dezembro, mas pode ser prorrogado. Saiba como ele funciona. No vídeo abaixo, veja algumas dicas para economizar os custos:
Fim da Lei de Segurança Nacional
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com cinco vetos, o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional, criada em 1983, na ditadura militar, e usada nos últimos meses contra críticos do governo. Investigado no inquérito das fake news no STF, Bolsonaro vetou trechos que punem “comunicação enganosa em massa” e quem proibir realização de manifestação pacífica. Veja, a seguir, os cinco vetos:
2️⃣ Manifestações – veto: artigo que prevê punição a quem impedisse “o livre e pacífico exercício de manifestação”.
3️⃣ Militares – veto: trecho que aumentava em 50% o tempo de condenação de militares caso o crime atente contra o Estado de Direito (previa também a perda de patente ou de graduação).
4️⃣ Servidores públicos – veto: trecho que aumentava em um terço a pena caso os crimes contra o Estado democrático de Direito cometidos com violência ou grave ameaça com uso de arma de fogo ou por funcionário público (previa também a perda da função).
5️⃣ Ações de partidos – veto: trecho que permitia que partidos com representação no Congresso movessem ação sobre crimes contra as instituições democráticas no processo eleitoral.
Por falar em Bolsonaro… O Ministério Público Estadual do Mato Grosso abriu inquérito para apurar um sobrevoo feito por um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas em um colégio particular de Cuiabá após a escola punir uma professora que criticou o presidente e os apoiadores dele, em sala de aula.
Helicóptero do Ciopaer sobrevoa colégio com a bandeira do Brasil em Cuiabá
Concurso animal ???
O que pássaros mal-humorados, um macaco desinibidíssimo e um urso “modelando” têm em comum? Eles são as estrelas do concurso Comedy Wildlife Photo, que premia as fotos mais engraçadas da vida selvagem. Nós garantimos: essas imagens são a melhor coisa que você na sua semana. Aproveite!
Veja fotos finalistas de concurso que premia cliques mais engraçadas de animais selvagens
? O registro de uma sucuri mostrando a língua não foi selecionado para o concurso, mas merece ser compartilhado. O animal de aproximadamente 6 metros “fez a pose” ao ser flagrado por um documentarista de natureza, em Bonito (MS). Assista:
Sucuri ‘mostra língua’ ao ser flagrada por documentarista em águas cristalinas de Bonito
Mundo animal ?
A ideia da blogueira Dev H Langer era tentar fazer a foto de um jacaré com a boca aberta. Mas, ao se aproximar do animal com um drone, ele abocanhou a câmera. O resultado? Não uma foto da boca, mas um vídeo (feito por outra pessoa que filmava o passeio), do jacaré devorando o drone.
Vídeo: Jacaré abocanha e mastiga drone nos EUA
De sonho a pesadelo
O que era para ser o início de um sonho, virou um pesadelo na vida do estudante Gabriel Zimermann. Num dia, acordou com a notícia de que tinha sido aprovado no vestibular de medicina da UFPR. Comemorou com a família, com os amigos e até raspou o cabelo. Mas no outro dia acordou sabendo que havia sido um erro da universidade ao computar e divulgar notas (e, com a nova classificação, passou para a lista de espera).
“Abri e reabri umas cinco vezes [a lista] para ter certeza. Não conseguia acreditar. Não sabia nem o que pensar. […] Foi a noite inteira sem conseguir dormir, fiquei muito triste mesmo”, disse Gabriel.
UFPR corrige resultado do vestibular e substitui 31 nomes
Apesar da frustração, o jovem afirmou que vai manter vivo o sonho de estudar medicina.
Coletor de lixo herói
Graças ao coletor de lixo Kelvin Jonathan dos Santos, o menino Lucas Almeida, de 5 anos, está hoje bem, são e salvo. Como mostram as imagens de câmeras de segurança, graças a Kelvin, Lucas escapou de um atropelamento, em Rolândia (PR).
Criança é salva de atropelamento, no Paraná
Segundo a família de Lucas, o pequeno saiu de casa após para ir atrás do avô. E, olha que perigo, conseguiu abrir o portão sem ninguém perceber.
Violência dentro de casa
Além de sofrer agressões da patroa, a babá Raiana Ribeiro ficava horas sem comer e chegou a desmaiar na casa da família, em Salvador. Para fugir da violência cometida por Melina França, a babá se jogou do apartamento e caiu no parapeito do prédio.
“Não tem corpo que aguente ficar sem alimentação, sem beber e ainda recebendo pancada. Eu lembro que minha cabeça começou a rodar e eu ficava sem conseguir respirar direito”, disse a babá.
O vídeo abaixo mostra um dos episódios de agressão. As imagens são fortes:
VÍDEO: Câmera de segurança mostra agressões contra babá que pulou de prédio em Salvador
Guia da cafeteira ideal ☕
Intenso, suave, mais doce ou ácido… Tem café para muitos gostos e a chave para alcançar o resultado que mais se adequa a você está no método de preparo. Há muitas opções, que vão desde os coadores “diferentões” passando pela prensa francesa, cafeteira italiana, aeropress até as tradicionais máquinas de café espresso. Veja guia para escolher a cafeteira que mais combina com você.
Cafeteiras de espresso
Divulgação
Marco temporal
O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou no STF manifestação contrária ao “marco temporal”. Para Aras, o direito dos indígenas sobre as terras é “originário” e deve ser analisado caso a caso.
“O Brasil não foi descoberto. O Brasil não tem 521 anos. Não se pode invisibilizar os nossos ancestrais que nos legaram este país”, afirmou Aras.
A Corte retomou nesta semana o julgamento que discute se a demarcação de terras indígenas deve seguir o marco. Por essa regra, os índios só podem reivindicar terras que já eram ocupadas por eles antes da promulgação da Constituição de 1988. O plenário do STF ouviu sustentações orais de interessados no tema e de partes no processo. O julgamento deve ser retomado semana que vem, com o voto do relator, ministro Edson Fachin.
Veja comentário de Flávia Oliveira sobre o tema:
Flávia: ‘Chamou atenção a forma com que Aras se posicionou a favor dos indígenas’

Share This Article