Análise SWOT: Saiba quais são as quatro etapas

schimtz
schimtz Notícias
4 Min Read

Recorrer a estratégias que auxiliam na medição e avaliação do desempenho geral dos negócios, para auxiliar durante as tomadas de decisões dos rumos da empresa, é fundamental. Para o empresário e especialista financeiro Marcio Alaor de Araújo, uma ferramenta primordial que oferece suporte completo nesse processo é a análise SWOT.

A sigla formada pelo acrônimo das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats significam, respectivamente, Forças, Fraquezas,  Oportunidades e Ameaças. Marcio Alaor de Araújo explica que se trata de um procedimento detalhado que oferece uma visão ampla do quadro da empresa, permitindo, assim, a elaboração de planos estratégicos mais completos e inteligentes para seus rumos.

Para realizar uma análise SWOT, a empresa deve utilizar-se de recursos que permitam a separação dos quatro fundamentos da análise para observar a fundo os aspectos do negócio de modo imparcial. As quatro seções deverão ser divididas de acordo com as palavras que compõem a sigla e deve ser feitas de acordo com as explicações seguintes de Marcio Alaor de Araújo:

Forças

O primeiro passo da análise SWOT é identificar os pontos fortes da empresa, ou seja, tudo que é feito de melhor por parte dela, bem como o que garante sua vantagem competitiva no setor em que atua. Ao identificar seus pontos fortes, conseguirá elaborar estratégias para potencializá-las. Além disso, o empresário Marcio Alaor de Araújo ressalta que é também preciso levantar questionamentos sobre os pontos fortes de seus concorrentes de modo a procurar superá-los nesses quesitos. 

Fraquezas

Para esse aspecto, é essencial trabalhar a partir da honestidade e transparência, isso porque serão levantados os pontos que necessitam de melhoria na empresa. O especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, comenta que, nessa etapa, a empresa deve analisar todos os processos e localizar até as menores partes que estão afetando seus resultados, com intuito de melhorá-los. 

Oportunidades

A empresa, assim como as demais concorrentes, está sujeita a diversas oportunidades em seu setor que, geralmente, são as mesmas das outras empresas. Assim, Marcio Alaor de Araújo esclarece que, nesse próximo passo da análise SWOT, a companhia deve identificar quais são as oportunidades possíveis e elaborar estratégias de como tirar proveito delas antes dos demais. 

Ameaças

As ameaças, por fim, funcionam com princípio semelhante ao das oportunidades. Tratam-se de fatores externos à empresa e que podem abalar sua estabilidade e gerar incertezas nos fluxos dos negócios. Por isso, identificá-las e garantir estratégias para essas possibilidades é primordial para manter o controle e não permitir que a empresa sofra fortes impactos de ações externas.

Ao seguir as quatro etapas da análise SWOT, a empresa terá uma visão completa das quatro seções que movimentam e determinam seus rumos. Para cada situação apontada, procure a solução e estratégia a ser traçada. Desse modo, Marcio Alaor de Araújo ressalta que a empresa estará bem resguardada, pronta para novas oportunidades e se aprimorando cada vez mais. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *