O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), disponibilizou novas formas de fazer recargas via PIX e solicitações de serviços, como atualização de cadastro e bloqueio de cartão, através do Instagram e do Facebook (confira, mais abaixo, como usá-las). Essas opções começaram a valer nesta terça (12).
De acordo com a Urbana-PE, o sindicato que representa as empresas de transporte coletivo do Grande Recife, “a iniciativa é pioneira no país e acompanha a tendência de digitalização dos serviços do VEM e ampliação da rede de vendas de créditos eletrônicos de transporte”.
Desde agosto de 2021, o serviço pode ser feito através do aplicativo WhatsApp, através de mensagens de texto para o número (81) 3320-2001.
Em novembro do ano passado, a plataforma VEM Posto Virtual, disponível na forma de aplicativo e site, também passou a oferecer serviços on-line de bilhetagem eletrônica.
Como usar
Pelas redes sociais, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos apresentados.
Segundo a Urbana-PE, as recargas nos cartões podem ser realizadas via PIX e os créditos comprados ficam disponíveis nos validadores dos ônibus e nas máquinas de autoatendimento em até 10 minutos após a confirmação do pagamento. Pelo serviço, é acrescida uma taxa de R$ 2,70 por transação.
Além de comprar créditos, é possível utilizar as redes sociais para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, assim como bloquear qualquer cartão VEM de forma gratuita.