Conheça as principais premiações musicais do Brasil

schimtz
schimtz Notícias
3 Min Read
Venício Bacellar Costa

Produtores musicais, artistas e ouvintes sabem que o prêmio de destaque da música é o Grammy, criado em 1959. O Empresário Venício Bacellar Costa, que também é produtor musical da Empresa TMusic Brasil, comenta que a condecoração é um símbolo de prestígio para o artista, sendo um modo de reconhecimento da indústria cultural ocidental.

Além do Grammy, diversas são as premiações internacionais cobiçadas por artistas de todo o globo. Porém, para artistas brasileiros, existem também premiações nacionais significativas que alavancam consideravelmente a carreira no país, além de ser uma maneira de reconhecimento fundamental a todo cantor. 

Confira as principais premiações de música do Brasil:

Prêmio da Música Brasileira

Com início em 1988, o Empresário Venício Bacellar Costa esclarece que o Prêmio da Música Brasileira é a premiação mais importante do país. Além de prestigiar nomes consagrados da música brasileira, o prêmio também reconhece talentos que estão em início de carreira e possuem alcance regional. Além disso, há sempre uma personalidade da música para prestigiar. Nomes como Tom Jobim, Milton Nascimento e Clara Nunes já foram eternizados no palco da premiação. Atualmente, a maior vencedora do prêmio é a cantora Maria Bethânia, com 23 premiações, seguida por Alcione com 20 e Caetano Veloso com 19.

Prêmio Multishow

O Prêmio Multishow é a premiação de música pop do Brasil mais importante. Com surgimento em 1994, a votação é popular e também realizada por um júri especializado de jornalistas e técnicos da indústria fonográfica. Anualmente, uma personalidade de destaque é escolhida para apresentar a premiação que possui diversas categorias de música. O Prêmio Multishow conta também com homenagens em todas as edições realizadas por artistas de destaque.

MTV MIAW Brasil

O MTV MIAW (Millennial Awards) Brasil é uma premiação criada pela MTV em 2018 baseada na versão da premiação mexicana de mesmo nome que foi fundada em 2013. O Empresário Venício Bacellar Costa explica que, apesar de recente, a premiação conta com categorias diversas que vão desde música – com categorias de destaque do ano, clipe, música, artista, entre outros –  aos principais entretenimentos da atualidade. 

Prêmio APCA

O Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) foi criado em 1956 e é uma iniciativa que busca premiar doze focos culturais e da arte, como música, cinema, literatura e televisão. O produtor musical da Empresa TMusic Brasil, Empresário Venício Bacellar Costa, explica que a premiação ocorre anualmente e é uma das mais tradicionais da cultura do país. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *