Custo de produção: o que é e para que serve?

schimtz
schimtz Notícias
2 Min Read
Marco Antônio Carbonari

O vocabulário do mundo empresarial é extenso e por vezes pode te deixar confuso. Não sabe o que é o custo de produção? Não se preocupe, o empresário Marco Antonio Carbonari vai te ajudar a entender esse conceito que nada mais é do que a quantidade de dinheiro gasta para produzir os seus produtos.

A gestão de uma empresa, por menor que ela seja, precisa dar conta de uma série de cálculos que vão medir o desempenho do seu negócio. O custo de produção é um deles e vai ajudar a identificar a lucratividade da empresa. Desse modo, vai garantir que as decisões corretas sejam tomadas a fim de aprimorar esses resultados. 

O que é custo de produção?

Esse termo é utilizado para indicar o valor que foi gasto durante o processo de fabricação de um produto, explica Marco Antonio Carbonari. Pode ser feito o cálculo do custo da fabricação de um produto apenas ou o custo de produção total, levando em conta todos os produtos.

Nesse cálculo entram apenas valores como energia elétrica e matéria-prima, ou o que mais for necessário apenas para a fabricação dos seus produtos. E o objetivo desse cálculo é avaliar a eficiência da produção da sua empresa. Por isso é importante que ele seja realizado com frequência. 

Para que serve?

Depois de descobrir a eficiência da produção através desses cálculos, o gestor utiliza esse indicador para elaborar planos de gestão tanto para melhorar as vendas como para prever perdas futuras, explica Marco Antonio Carbonari. Esse cálculo serve como embasamento para a tomada de decisões estratégicas a fim de melhorar o seu negócio.

Espero que com essas informações trazidas por Marco Antonio Carbonari, você tenha compreendido o que é o cálculo de custo de produção, para que ele serve e sua importância no que diz respeito aos planejamentos na área de gestão. Agora é só aplicar seus conhecimentos e ver os resultados. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *