Definição e funcionalidade da capital de giro: saiba mais com o empresário  Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Já ouviu falar no termo “capital de giro”? Entende sua importância para pequenas e grandes empresas? O Dr.  Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que o conceito de capital de giro está atrelado a todos os recursos necessários para bancar a liquidez — funcionalidade de uma empresa, neste caso. Sendo assim, se você possui interesse ou curiosidade no tema, siga a leitura deste artigo e desfrute dos conhecimentos do empresário.

De imediato, é importante entendermos do que se trata o conceito de capital de giro. Como mencionado anteriormente, ele abarca os recursos financeiros que uma empresa precisa lidar, mais especificamente, com seus custos operacionais, mantendo assim a sua corporativa em constante evolução e funcionamento adequado. Logo, é crucial ressaltar que o capital de giro não lida somente com um ativo circulante de caixa, mas também com investimentos de alta liquidez, que podem ser resgatados.

Dentre as obrigações empresariais que devem ser arcadas e que estão incluídas no capital de giro, estão: salários, tributos, energia, internet, compra de estoque e afins. Vale lembrar que, como cita o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, há outros recursos a serem estabelecidos, como investimentos em renda fixa (veículos, maquinários), porém não possuem influência direta no custo das operações empresariais. Conheça abaixo os tipos de capitais de giro:

Capital de giro negativo

Neste caso, a empresa acaba gastando mais do que recebe, logo somando todos os recursos estipulados não é possível quitar as dívidas/débitos. Como você deve saber, apresentar algo negativo, já não é algo bom, isso porque a empresa corre riscos, de perder não só funcionários, mas também clientes. Vale lembrar que se feito em um curto período de tempo, não tem como se preocupar. 

Capital de giro positivo

Para o capital de giro positivo, vemos algo benéfico, isso porque a empresa gasta menos do que recebe, logo é um fato que seus recursos estão sendo pagos naturalmente. E como é realizado esse cálculo? Verifica-se então que a empresa possui fins monetários para arcar com as dúvidas.  Ainda assim, podemos considerar que, como menciona o Dr.  Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, os chamados ativos circulares são tudo aquilo que pode se transformar em caixa. 

Capital de giro líquido

E por fim, o capital de giro líquido, que diferente dos outros, engloba um cálculo que abarca o saldo ativo circulante menos o passivo menos o passivo circulante. Isto posto, como explica o empresário  Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, nesse âmbito não entram os ativos não circulantes, ou seja, é preciso uma montante de recursos. E agora, percebe como é importante o capital de giro e a sua necessidade de montar estratégias adequadas?

Ultimas notícias

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here