História da montadora Honda no Brasil

schimtz
3 Min Read

Cada ano que passa é possível notar o crescimento de pessoas que estão apostando em motos ao invés de carro. Muitas vezes a praticidade de ter uma motocicleta é o grande incentivador para que pessoas comecem a deixar seu carro em casa e comece a trabalhar com moto, com o proposito de evitar engarrafamento e melhorar o tempo gasto na ida e volta do trabalho, afirma Fernando Siqueira Carvalho.

Com o crescimento nesse mercado, Fernando Siqueira irá explicar como a montadora Honda chegou ao Brasil e o porquê de a marca ser tão consolidada atualmente. A história da montadora começou no Brasil em outubro de 1971, a empresa se tornou responsável pela importação e distribuição de todos os produtos fabricados pela Honda no país. Do Japão para o Brasil, a Honda chegou no nosso país com o intuito de se tornar a número um em vendas de motocicletas.

Em Sumaré no interior de São Paulo, a empresa comprou um terreno com mais de 1 milhão de metros quadrados para realizar a produção de motocicletas. Na época, o governo vetou a exportação de motos para o Brasil, com isso, a montadora japonesa teve que antecipar o projeto de construir sua outra fábrica em Manaus. Fernando Carvalho afirma que em 1976 começou a produção do primeiro modelo de motos da marca no Brasil, a Honda CG 125.

Segundo estudos realizados, somente no ano de 2005, a Honda fabricou cerca de 982 mil motocicletas, correspondendo 80% da produção de motos no Brasil. Com o crescimento constante da marca, em 1992, ocorreu a importação de automóveis para o Brasil. A principal meta era utilizar o terreno em Sumaré para a produção de veículos, e foi isso que aconteceu em outubro de 1997.

Fernando Siqueira afirma que atualmente, a principal ideia da marca no setor automobilístico é fabricar cerca de 100 mil carros por ano, por isso que a empresa aposta sempre em inovação e deixa seus veículos e motocicletas cada vez mais tecnológicos.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *