Você tem dúvidas sobre ser possível aplicar a metodologia ágil na programação? De acordo com o CEO da empresa Squadfy Sistemas LTDA, Mikael Malanski, a resposta é sim! Isso porque, o objetivo dessa ferramenta no desenvolvimento de software é o de acelerar os processos que ele envolve. Quer saber mais sobre o tema e essa relação? Então, continue a leitura deste artigo até o final!
O que é metodologia ágil?
Se você nunca ouviu falar sobre o assunto, saiba que a metodologia ágil trata-se de um “guia” que visa propor ações a fim de trazer melhores resultados e administrar projetos de forma mais rápida. Dessa maneira, além de acelerar os processos, essa ferramenta irá favorecer o aumento de produtividade e a qualidade das operações dentro de uma empresa ou negócio.
Como a metodologia ágil é aplicada na programação?
No contexto tecnológico, o fundador da Squadfy Sistemas LTDA, Mikael Malanski, vislumbra que essa aplicação não é diferente. Nesse sentido, ela servirá para elaborar um conjunto de estratégias e metodologias que aceleram o ritmo no desenvolvimento de softwares. Logo, esse recurso irá enfatizar a colaboração em equipe, o planejamento, a entrega periódica e incremental e o aprendizado contínuo dentro de um projeto de programação. Interessante, não?
Quais são os tipos de metodologias ágeis?
Agora que você entendeu sobre o conceito de metodologia ágil, cabe explicar que existem algumas variações utilizadas no ambiente de TI. As principais delas são: XP; Smart; Lean; Scrum; e Kanban. Neste artigo, serão expostas apenas as últimas duas, já que elas são as mais empregadas no desenvolvimento de sites e aplicativos. Por isso, confira:
- Scrum
O responsável pela empresa Squadfy Sistemas LTDA, Mikael Malanski, comenta que o Scrum é uma técnica utilizada não apenas no contexto tecnológico. O foco dessa ferramenta é realizar a gestão de projetos através do planejamento incremental e iterativo. Dessa forma, isso irá funcionar por Sprints, que serão pequenas tarefas às quais os envolvidos terão um prazo para cumprir. Ao final desse período, realiza-se a Sprint Review Meeting, em que serão discutidos o que já foi entregue.
- Kanban
Semelhante ao Scrum, o Kanban também pretende administrar de forma gradativa e contínua. Para ele funcionar, é utilizado um quadro com três colunas essenciais: “Fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Através dessa visibilidade, é possível que todos os colaboradores vejam quais são as partes do projeto que estão finalizadas e quais precisam ser executadas. Com isso, será mais fácil se organizar e evitar que tarefas sejam esquecidas.
Quais as vantagens de aplicar essa ferramenta?
Aplicar a metodologia ágil na programação traz diversas vantagens. Segundo o CEO da renomada organização Squadfy Sistemas LTDA, Mikael Malanski, uma delas é poder realizar os projetos de forma otimizada e organizada. Além disso, a entrega rápida também entra nessa lista, uma vez que essa técnica permite o aumento da produtividade. Por fim, outros benefícios podem ser citados:
- Múltiplas entregas;
- Maior qualidade no produto final;
- Diminuição de riscos;
- Atendimento aos prazos;
- Previsão de custos e cronograma;
- e muitos outros proveitos!
Interessante, você não acha?