Paramédicos nos céus: futuro do resgate pode incluir mochila a jato

Já faz muitos anos que helicópteros, carros e aviões têm sido usados em situações de resgate, como forma de chegar até as vítimas ou de transportá-las. Agora, um novo aparelho pode mudar todo o funcionamento das operações emergenciais: a mochila a jato.

Os primeiros testes com a inovação foram realizados na região do Lake District, no Reino Unido. Como a área é bem montanhosa, assim como muitos dos locais onde ocorrem os resgates, ela se tornou o lugar perfeito para pôr o equipamento à prova.

A médica emergencista paulistana Karina Oliani foi a primeira brasileira e uma das poucas mulheres a participarem dos testes. “A mochila a jato, na minha opinião, representa o transporte de futuro. Há oportunidades maravilhosas para sua aplicação no universo do resgate.”

Ela tem razão. Quando se trata de acidentes e incidentes inesperados que colocam pessoas em risco de vida, o tempo de resposta dos socorristas é essencial. “Em certos casos, se o paramédico chegar mais rapidamente à vítima, pode ser a diferença entre a vida e a morte.”

E a mochila proporciona justamente essa velocidade, além de poder ser importante para alcançar áreas inacessíveis a outros meios de transporte. Na opinião de Karina, a invenção pode ser revolucionária não só para médicos, mas para policiais, militares, entre outros.

A ideia é que, em um futuro próximo, o paramédico possa se munir da mochila e de um kit médico para rumar rapidamente em direção à ocorrência. De acordo com o Serviço de Ambulância Aérea do Grande Norte, responsável pela criação, os testes foram tão bem que a previsão é de que haja paramédicos voando pelos céus já no próximo inverno.

Continua após a publicidade

Ultimas notícias

MC Kevin troca farpas com MC Livinho e se gaba: ‘Agora é fácil vir atrás de mim’

Os cantores MC Livinho e MC Kevin trocaram farpas pelas redes sociais por meio de lives no Instagram. A confusão começou porque Kevin disse...

Saiba quem corre risco de desenvolver e como tratar o transtorno de estresse pós-traumático

Quando vivemos situações emocionalmente intensas, parece que somos capazes de lembrar todos os detalhes, não importa quanto tempo se passou. Às vezes, ver uma...

HP compra divisão de games da Kingston

A Kingston Technology, líder mundial em produtos de memória e soluções de tecnologia, acaba de anunciar a venda de sua divisão de games, a...

Saiba quantos seguidores Karol Conká tinha antes do ‘BBB 21’

A participação de Karol Conká no “BBB 21” entrou para a história após o Brasil se unir e conseguir eliminar a sister com 99,17%...
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com