Supermercado é alvo de críticas na web após internautas identificarem suástica em logomarca; empresa nega


Viralização nas redes motivou menções de denúncias à Polícia Federal e também foi alvo de repúdio pela página Judeus Pela Democracia. Em nota, mercado repudiou associação. Supermercado é alvo de críticas na web após internautas identificarem suástica em logomarca
Reprodução
Um supermercado de Bragança Paulista (SP) passou a ser criticado nas redes sociais após internautas identificarem uma suástica em meio ao logo do estabelecimento em uma propaganda com promoções para o Feriado da Independência. O símbolo, originário do budismo e apropriado pelo nazismo, foi identificado de maneira indireta entre as letras Us conectadas.
A logo formada pela junção de quatro letras U é usada pelo supermercado há mais de 30 anos e aparece em diversas outras propagandas feitas pelo estabelecimento. Após o caso viralizar nesta segunda-feira (6), a empresa retirou a imagem usada como capa em uma rede social, afirmou em nota que “não tem nenhuma associação com o símbolo nazista” e que “repudia a associação” (leia nota na íntegra abaixo).
A viralização do fato nas redes motivou menções de denúncias à Polícia Federal e também foi alvo de repúdio pela página Judeus Pela Democracia (veja postagem abaixo).
De acordo com a lei número 7.716/1989, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos com a suástica para divulgar o nazismo é crime. A pena prevista são dois a cinco anos de prisão, além de multa.
Página Judeus Pela Democracia criticou identificação de suástica em panfleto de supermercado
Reprodução/ Twitter
LEIA TAMBÉM:
Jovem expulso de shopping em Caruaru por usar suástica no braço é apreendido pela Polícia Civil
Santa Catarina: Promotoria pede arquivamento de ação após professor alterar suástica no fundo de piscina
SC: Polícia apreende em SC quadro com Hitler e outros objetos relacionados ao nazismo
Supermercado é alvo de críticas na internet após identificação de suástica em logo
Reprodução/ Twitter
Supermercado é alvo de críticas na internet após identificação de suástica em logo
Reprodução/ Twitter
Leia a nota do supermercado na íntegra:
“O União Supermercados vem esclarecer que o logo da empresa não tem nenhuma associação com o símbolo nazista. O logo é usado há 31 anos pela empresa, sendo relacionada apenas ao próprio nome do supermercado e nada mais, com a interseção de Us formando a união do mesmo relacionado ao próprio nome da empresa. Houve um mal entendido relacionando a homenagem da semana da pátria por inserirmos a bandeira no logo que só tem relação ao próprio logo. O União Supermercados repudia toda a associação feita”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Ultimas notícias