Terror em Araçatuba: criminosos atacam agências bancárias e fazem moradores reféns

schimtz
schimtz Twitter
6 Min Read


Dezenas de bandidos participaram da ação; pelo menos três pessoas morreram. Criminosos fizeram ‘escudo humano’ com moradores de Araçatuba (SP)
Arquivo pessoal
Criminosos fortemente armados atacaram agências bancárias de Araçatuba, no interior de SP, e transformaram a madrugada desta segunda-feira (30) em um cenário de guerra. Três pessoas morreram, segundo a Polícia Civil.
Criminosos atacam agência bancária e fazem reféns em Araçatuba, no interior de São Paulo
Resumo do ocorrido:
O ataque ocorreu em três agências bancárias do Centro da cidade. Em duas delas os bandidos conseguiram levar dinheiro;
Criminosos fizeram moradores e motoristas reféns, sendo que algumas das vítimas foram feitas de “escudo humano”;
Segundo a polícia, dezenas de bandidos participaram da ação e usaram drones para monitorar policiais;
Para dificultar o trabalho da polícia, bandidos atearam fogo em veículos e fecharam as principais estradas da cidade;
Ataque deixou três mortos: dois moradores e um criminoso
Pelo menos quatro pessoas, entre criminosos e moradores, ficaram feridos;
Dois suspeitos foram presos;
Ruas do Centro de Araçatuba foram isoladas, pois explosivos foram espalhados pela cidade;
Para evitar incidentes, a prefeitura suspendeu as aulas e o transporte público na cidade.
A ação dos criminosos começou por volta das 0h e durou mais de duas horas na cidade com cerca de 200 mil habitantes, localizada no noroeste paulista.
Reféns são colocados em cima de carros durante ataque a bancos em Araçatuba, SP
Em vídeos que circularam nas redes sociais, algumas vítimas aparecem em uma espécie de “escudo humano” dos criminosos e sobre carros. Outras imagens mostram os bandidos atirando pela cidade e veículos queimados (veja o vídeo acima).
Para monitorar os policiais, os criminosos contaram com o auxílio de drone. Eles também fecharam algumas entradas da cidade para evitar que equipes chegassem à região do ataque, segundo a polícia.
Criminosos teriam contado com auxílio de drone para monitorar policiais em Araçatuba (SP)
Arquivo pessoal
Moradores relataram que por horas ouviram disparos e explosões. Após o crime, eles também afirmaram que encontraram explosivos e munições nas ruas da cidade. Lojas também ficaram danificadas.
A Polícia Militar isolou algumas ruas da cidade e orienta que os moradores de Araçatuba não saiam de casa até que a situação esteja controlada, pois há explosivos espalhados pela cidade e que podem ser acionados por calor ou movimento.
Ruas do Centro de Araçatuba (SP) foram interditadas após ataque de criminosos
Thais Gomes/TV TEM
Para evitar acidentes, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, suspendeu as aulas nas escolas municipais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a PM de Araçatuba, com o apoio de equipes de Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, além do helicóptero Águia e da Polícia Civil participam das diligências. Uma equipe do Grupo de Ações Tática Especiais (Gate) também foi acionada.
A SSP também informou que dois suspeitos foram detidos. Equipes fazem patrulhamento para tentar localizar outros envolvidos.
Explosivos foram espalhados por ruas de Araçatuba (SP)
Arquivo pessoal
Munições ficaram espalhadas em ruas de Araçatuba (SP) após ataque
Márcio Zeni/TV TEM
Repercussão na web
Ainda durante a madrugada, o ataque ganhou repercussão nas redes sociais. No Twitter, internautas compartilharam imagens e relatos do crime.
“Aflição total, meu Deus, oremos por todas essas pessoas que estão sendo feitas de reféns nesse mega assalto aqui em Araçatuba”, escreveu um internauta.
“Está acontecendo um assalto enorme. Reféns estão sendo usados como escudo humano. Que loucura, parece um filme. Que Deus proteja a todos”, disse outro.
Assalto em Araçatuba (SP) ganhou repercussão nas redes sociais
Reprodução/Twitter
A Polícia Militar orienta para que os moradores tomem cuidado, caso precisem sair de casa, pois os artefatos podem ser acionados por temperatura ou movimento.
“Artefatos espalhados pelas proximidades da Praça Rui Barbosa, Rua Princesa Isabel, adjacências do calçadão, defronte à Biblioteca Municipal. Se por acaso identificar um artefato desse, manter distância e informar a Polícia Militar pelo 190”, disse a PM em um comunicado.
Segundo Dilador Borges, prefeito de Araçatuba, para evitar acidentes, os moradores devem permanecer em casa até que a situação seja controlada.
“A orientação é que fique em casa, temos informação que na fuga esparramaram artefatos explosivos e a gente não tem conhecimento e habilidade para correr esse risco. Recomendo ficar em casa.”
O prefeito também afirmou que entrou em contato com o governados de São Paulo, João Doria, que por meio da Secretaria de Segurança Pública, afirmou que reforços de Rio Preto, Bauru e Presidente Prudente seriam encaminhados à cidade.
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba

Share This Article