Twitter terá emojis especiais para eleições; veja como funciona

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O Twitter anunciou nesta quarta-feira (20/7), que disponibilizará três emojis especiais para as eleições no Brasil. Um deles já está disponível para ser usado a partir desta quarta. Os emojis têm como intuito incentivar que os eleitores participem de todo o processo eleitoral.

A partir desta quarta, o emoji estará disponível ao ser usado as hashtags #Eleições2022 #VoteConsciente e #ProjetoEleição. O desenho é uma representação de uma balão de diálogo com o mapa do Brasil dentro. Entre 1° de agosto e 30 de setembro, poderá ser usado o emoji de debates, representado pelo desenho de um púlpito. Para ativá-lo, bastará usar as hashtags #DebatesBR, #DebatesBrasil ou #DebateBR. E por fim, entre 1° e 3 de outubro (primeiro turno) e 29 e 1° de novembro (segundo turno) poderá ser usado o emoji que representa um balão com o botão “Confirma”, quando for tuitado #EuVotei, #Confirma e #BoraVotar.

Twitter nas eleições
Em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (20/7), a líder de políticas públicas do Twitter no Brasil, Daniele Fontes, destacou as ações que a rede social está tomando para incentivar um debate saudável no período eleitoral no Brasil. De acordo com a plataforma, as pessoas estão interessadas em falar sobre política e em ter acesso a informações confiáveis. Pesquisa feita pelo Twitter mostrou que 57% dos usuários buscam informações em perfis de jornalistas e veículos de imprensa e 47% em perfis de especialistas. Além disso, 56% das pessoas têm costume de checar as informações que vêm no Twitter.

Por isso, além do lançamento dos emojis, a empresa destacou a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmado em outubro do ano passado. Por meio da parceria, os conteúdos do TSE estão sendo destacados na plataforma, inclusive com notificações para os usuários. Nas buscas, ainda, são destacados avisos sobre as eleições, como dadas importantes e links oficiais. Por meio da hashtag #PergunteaoTSE, os usuários também podem fazer perguntas diretamente para o tribunal.

O Twitter ainda tem feito treinamentos com candidatos e partidos sobre melhores práticas na plataforma e regras da rede social. A partir de agosto, a plataforma também irá lançar, por meio de uma parceria com a ONG Politize!, um chatbox para responder as principais dúvidas dos eleitores. A plataforma ainda tem planos de lançar uma campanha para educação midiática, que pretende educar sobre as regras da rede social e sobre como verificar a veracidade das informações.

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