{"id":10322,"date":"2022-03-29T08:21:00","date_gmt":"2022-03-29T11:21:00","guid":{"rendered":"https:\/\/redesociais.com.br\/?p=10322"},"modified":"2022-03-27T18:51:18","modified_gmt":"2022-03-27T21:51:18","slug":"administracao-de-conflitos-na-equipe","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/redesociais.com.br\/noticias\/administracao-de-conflitos-na-equipe","title":{"rendered":"Administra\u00e7\u00e3o de Conflitos na Equipe"},"content":{"rendered":"\n

O Conflito \u00e9 Um Problema? Os Conflitos Podem Reduzir a Produtividade de Uma Equipe? Os Conflitos Devem Ser Eliminados, Incentivados ou Minimizados?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Palavras-Chave: Conflitos; Equipe; Problema; Embates<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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Os conflitos interpessoais s\u00e3o o \u201ccalcanhar de Aquiles\u201d da grande maioria dos l\u00edderes, gerentes e chefes. Isso n\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa, pois as diferen\u00e7as entre as pessoas e os embates que decorrem da\u00ed tomam boa parte do tempo dedicado \u00e0 condu\u00e7\u00e3o da equipe, reduzem a produtividade no trabalho e, muitas vezes, tornam insustent\u00e1vel a conviv\u00eancia entre as pessoas dentro das organiza\u00e7\u00f5es.  <\/p>\n\n\n\n

Algumas teorias existentes na pr\u00e1tica da Administra\u00e7\u00e3o d\u00e3o conta dos conflitos e prop\u00f5em medidas alternativas para elimin\u00e1-los, reduzi-los ou pelo menos minimizar seus efeitos no ambiente organizacional<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Em geral, o conflito \u00e9 visto como um problema a ser banido do ambiente de conviv\u00eancia e o gerente que n\u00e3o consegue este feito \u00e9 taxado de incompetente. Em um recente semin\u00e1rio sobre Lideran\u00e7a, os participantes foram incentivados a listar as principais palavras e conceitos relacionados a conflito: <\/strong> <\/p>\n\n\n\n

\u201cProblema\u201d, \u201cconfus\u00e3o\u201d, \u201catrito\u201d, \u201cdesperd\u00edcio\u201d, \u201cbriga\u201d, \u201ccrise<\/strong>\u201d, entre v\u00e1rios outros, foram alguns dos termos citados.<\/p>\n\n\n\n

Como era de se esperar, a grande maioria das palavras continha um car\u00e1ter negativo, dr\u00e1stico ou mesmo impr\u00f3prio de ser descrito aqui e nisso reside a primeira quest\u00e3o que se coloca ao gerente (ou outro gestor qualquer), ao lidar com os conflitos.<\/p>\n\n\n\n

Observa-se uma grande dificuldade das pessoas em geral (principalmente aquelas envolvidas diretamente no conflito) de ver na diferen\u00e7a de opini\u00f5es, de percep\u00e7\u00f5es e de sentimentos a riqueza capaz de proporcionar a criatividade e a inova\u00e7\u00e3o que normalmente nascem da tens\u00e3o e do confronto, mas que se escondem todas as vezes que a unanimidade superficial toma conta dos grupos.<\/p>\n\n\n\n

Em um mercado que exige novidades a cada instante, o conflito deveria ser estimulado e enaltecido como propulsor dos diferenciais competitivos fundamentais para a organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Assim, o conflito e seus subprodutos como a inova\u00e7\u00e3o, a criatividade e as mudan\u00e7as, s\u00e3o banidos do ambiente organizacional em troca de uma suposta calma, ordem e tranquilidade apaziguadora, que uniformiza as opini\u00f5es, mant\u00e9m o status da situa\u00e7\u00e3o atual e preserva os paradigmas da organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Lidando com Oposi\u00e7\u00f5es a suas Ideias<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Um dos maiores obst\u00e1culos ao fluxo da comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 a atitude de defesa das pessoas<\/a>, cujas ideias e sugest\u00f5es est\u00e3o sendo avaliadas. Essa atitude de defesa tolhe a capacidade da pessoa para ouvir e considerar o que dizem.<\/p>\n\n\n\n

Mas, se voc\u00ea acredita que sua ideia pode resistir ao rigor de um exame minucioso e imaginativo, siga as sugest\u00f5es abaixo que o ajudar\u00e3o a lidar com a oposi\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n