{"id":8871,"date":"2021-09-18T10:00:49","date_gmt":"2021-09-18T13:00:49","guid":{"rendered":"https:\/\/redesociais.com.br\/entretenimento\/blogueiras-da-autoestima-prestam-um-desservico-aos-adolescentes-com-o-papinho-de-aceitacao\/"},"modified":"2021-09-18T17:31:15","modified_gmt":"2021-09-18T20:31:15","slug":"blogueiras-da-autoestima-prestam-um-desservico-aos-adolescentes-com-o-papinho-de-aceitacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/redesociais.com.br\/instagram\/blogueiras-da-autoestima-prestam-um-desservico-aos-adolescentes-com-o-papinho-de-aceitacao","title":{"rendered":"Blogueiras da autoestima prestam um desservi\u00e7o aos adolescentes com o papinho de aceita\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
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Uma pesquisa recente informa que redes sociais<\/strong><\/a> prejudicam a sa\u00fade mental de adolescentes<\/strong><\/a>. Excesso de competi\u00e7\u00f5es, compara\u00e7\u00f5es e padr\u00f5es est\u00e9ticos altos, ut\u00f3picos e inalcan\u00e7\u00e1veis. Eu diria que a sa\u00fade mental de um adolescente j\u00e1 \u00e9 prejudicada de nascen\u00e7a. Um adolescente \u00e9 uma gelatina em forma de personalidade. Nem adulto nem crian\u00e7a, aprende os primeiros esbo\u00e7os de desejos do que querer\u00e1 ser. Tem uma consci\u00eancia j\u00e1 prejudicada pela pr\u00f3pria condi\u00e7\u00e3o de gelatina que apreende e suga como uma esponja as influ\u00eancias do meio. Contesta pais e autoridades em sua egolatria. Povoado de horm\u00f4nios, tem o auge de sua sexualidade<\/strong><\/a>, em geral, apertada pela falta de dinheiro, ou alargada por um meio de extrema vulgariza\u00e7\u00e3o do meio social contempor\u00e2neo em que vivemos. Adolescer, ou seja, crescer, nesta fase da vida, \u00e9 horr\u00edvel.<\/p>\n

Mas este \u00e9 um problema ancestral: as competi\u00e7\u00f5es, as compara\u00e7\u00f5es, o esc\u00e1rnio, os grupos sect\u00e1rios e o bullying<\/strong><\/a> existem, sempre existiram para al\u00e9m das redomas da rede social. Sempre h\u00e1 algu\u00e9m mais belo, mais forte, mais interessante que voc\u00ea no meio em que vive. Seja numa aldeia, num bairro, numa cidade. As redes sociais s\u00f3 fizeram catapultar este processo, que \u00e9, na verdade, simplesmente o processo de amadurecimento. A percep\u00e7\u00e3o de que o mundo \u00e9 injusto \u00e9 o principal condimento para o amadurecimento individual. Levar cacetada da vida amadurece. Se proteger em redoma joga a adolesc\u00eancia para a fase adulta. E o que mais temos por a\u00ed s\u00e3o adolescentes adultos mimados por este paternalismo politicamente correto que quer fazer uma assepsia na alma humana. Gera\u00e7\u00e3o de ressentidos com o mundo porque o mundo n\u00e3o os tratou como deveria. O mundo n\u00e3o trata ningu\u00e9m bem, creia. O buraco das redes sociais \u00e9 mais embaixo. O buraco \u00e9 a solu\u00e7\u00e3o dada para um problema natural do amadurecimento, que \u00e9 pior que a causa do amadurecimento: a famigerada autoestima,<\/strong><\/a> apresentada de forma superficial para adolescentes de todas as idades, nada mais \u00e9 do que a tradu\u00e7\u00e3o viva de um narcisismo vazio.<\/p>\n

As blogueiras da autoestima ensinam, por exemplo, que a aceita\u00e7\u00e3o de um padr\u00e3o singular de beleza \u00e9 o caminho para a supera\u00e7\u00e3o. \u00c9 inverdade: os signos de beleza f\u00edsica s\u00e3o muito ostensivos: a propor\u00e7\u00e3o da fisionomia, os moldes anat\u00f4micos de signo de fecundidade em homens e mulheres. H\u00e1 gente mais ou menos desej\u00e1vel fisicamente. H\u00e1 gente bonita e gente feia. Os moldes e padr\u00f5es est\u00e9ticos variam, claro, mas h\u00e1 sinais evidentes de signos de beleza e feiura. E, na internet, ficamos conhecendo globalmente o que h\u00e1 de mais desej\u00e1vel e inalcan\u00e7\u00e1vel. Ficamos sabendo que a natureza material das coisas \u00e9 injust\u00edssima. Quer seja em saber que existe gente mais bonita, mais competente, mais bela e muito mais famosa e c\u00e9lebre que voc\u00ea (\u00e0s vezes por raz\u00f5es at\u00e9 injustas). Aquele comediante ou pol\u00edtico ou cantor med\u00edocre que ocupa o espa\u00e7o de artistas talentosos, por exemplo. A vida \u00e9 permanentemente injusta. Encobrir a injusti\u00e7a com pressupostos de falsa autoestima n\u00e3o vai adiantar nada.<\/strong><\/p>\n

O conceito de autoestima \u00e9 uma praga que invadiu as comunidades virtuais. Noventa e nove por cento desta praga \u00e9 voltada para o pr\u00f3prio corpo. A aceita\u00e7\u00e3o do pr\u00f3prio corpo \u00e9 uma maneira de sacralizar o corpo. Teu corpo vira um templo inviol\u00e1vel, sem esp\u00edrito. No plano f\u00edsico, isso come\u00e7ou na revolu\u00e7\u00e3o sexual e com a perda de um princ\u00edpio de transcend\u00eancia, de religiosidade. Quando voc\u00ea perde o contato com uma moral religiosa que trata o corpo como unidade de segunda categoria, cria-se a sacraliza\u00e7\u00e3o da mat\u00e9ria. Na dimens\u00e3o religiosa, cria-se uma moral espiritual em que voc\u00ea se interessa menos pela apar\u00eancia f\u00edsica das coisas e treina melhor a sua personalidade na doa\u00e7\u00e3o em vez de se ficar olhando eternamente no espelho. Voc\u00ea est\u00e1 no mundo, mas o mundo n\u00e3o mais comanda voc\u00ea quando tem uma moral espiritual. Come\u00e7a a perceber a beleza das verdades imut\u00e1veis, da realidade de sacrif\u00edcio em nome de um bem maior; come\u00e7a a perceber que autoestima \u00e9 a estima que se tem pelo trabalho que se exerce em nome do outro, em nome da comunidade, por exemplo. Segue com seus apetites sexuais, com sua vaidade f\u00edsica, as puls\u00f5es de \u00f3dio e ressentimento, mas sabe identificar estes v\u00edcios de maneira mais clara. Nada disso \u00e9 mencionado pela blogueiragem de autoestima. A did\u00e1tica da autoestima \u00e9 aceita\u00e7\u00e3o do corpo pelo corpo. Um corpo \u00e9 um manancial de horm\u00f4nios e desejos f\u00edsicos nunca totalmente saciados. Nunca. A did\u00e1tica da autoestima virtual \u00e9 a falsa resposta de uma competi\u00e7\u00e3o contra si mesmo que sempre ser\u00e1 injusta.<\/strong><\/p>\n

A natureza humana \u00e9 dual. Ela pode prescindir em alguma medida de desejos f\u00edsicos em nome de desejos plenos: o da busca pela verdade, por exemplo; a busca por uma unidade de comunidade, por exemplo; busca por uma agrega\u00e7\u00e3o de pessoas independente de suas comunidades \u00e9tnicas, de prefer\u00eancia sexual, por exemplo; a busca por identifica\u00e7\u00e3o de prop\u00f3sitos de uma uni\u00e3o em fam\u00edlia, cria\u00e7\u00e3o de filhos, por exemplo. Tentar resolver utopicamente um mundo injusto \u00e9 educar para que a pessoa tente ser justa no mundo injusto, \u00e9 ensinar a beleza do sacrif\u00edcio, do trabalho em prol do outro. Educar para a adora\u00e7\u00e3o do pr\u00f3prio corpo s\u00f3 piora; educar para n\u00e3o levar cacetada do destino, de pessoas, de patr\u00f5es abusivos, de namorados abusivos, \u00e9 dar um problema a mais na configura\u00e7\u00e3o das coisas. O mundo \u00e9 uma merda injusta, aceite. A solu\u00e7\u00e3o total para a competi\u00e7\u00e3o injusta de corpos e personalidades n\u00e3o existe. Nunca existiu e nunca existir\u00e1. A internet apenas escancarou o problema. A vida \u00e9 uma competi\u00e7\u00e3o injusta no mais das vezes. O prolema maior \u00e9 ensinar uma rea\u00e7\u00e3o ao problema que \u00e9 pior que o problema.<\/p>\n