Facebook e Instagram começam a limitar acesso a notícias no Canadá após lei

schimtz
schimtz Facebook
2 Min Read

A Meta começou a limitar o acesso de usuários canadenses para notícias dentro do Facebook e Instagram. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, esse é um teste inicial que deve demorar algumas semanas.

Além disso, os usuários saberão que foram escolhidos para o teste quando tentarem postar um conteúdo noticioso. Isso porque tanto Facebook quanto Instagram também devem começar a bloquear o compartilhamento de notícias.

Executivos da Meta dizem que essa mudança é uma resposta à lei “Online News Act”, que foi promulgada em abril do ano passado.

A nova lei canadense obriga que plataformas como Meta e Google sejam obrigadas a negociar e pagar aos editores de jornais e sites de notícias locais.

Como resultado, além da Meta, o Google também começou a implementar uma solução semelhante para não ser obrigado a pagar por notícias indexadas pelo buscador.

Comentando o assunto, o ministro canadense, Pablo Rodríguez, condenou a iniciativa das empresas.

Quando uma grande empresa de tecnologia começa a falar que se você não fizer isso ou aquilo, então eu vou puxar a tomada […] isso é uma grave ameaça. Nós não vamos aceitar esse tipo de ameaça.
Cabe lembrar que Google e Meta também estão fazendo pressão no governo da Califórnia para que o parlamento local não aprove um projeto de lei nos mesmos moldes do texto canadense. Caso a lei seja aprovada, as empresas também devem limitar o acesso para notícias no estado americano.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *