Posts sobre Lula, igrejas e família crescem 1.000% e desinformação inunda Facebook

schimtz
schimtz Facebook
2 Min Read

De 12 a 18 de agosto, o número de publicações no Facebook relacionadas a Lula e Deus, igrejas ou família cresceu mais de 1.000%

Nesta semana, publicações que reúnem frases, contra as igrejas, atribuídas ao ex-presidente viralizaram nas redes sociais

No entanto, não há registro de que o petista tenha feito nenhuma das declarações a ele atribuídas pelas postagens

Entre 12 e 18 de agosto de 2022, houve um aumento de 1.076% no número de publicações no Facebook mencionando “Lula” juntamente com quaisquer das seguintes palavras-chave: “Deus”, “igrejas”, “família” ou “famílias”.

Em 12 de agosto, houve pouco mais de 450 publicações na plataforma que se enquadraram nesses parâmetros, totalizando cerca de 8 mil interações. Já no dia 18 do mesmo mês, o número saltou para quase 5.500 postagens, com mais de 80 mil interações. Os dados foram retirados do CrowdTangle, uma ferramenta de busca e monitoramento de conteúdos que circulam em algumas plataformas.

Um dos temas mais repetidos envolvendo o pré-candidato ao Planalto e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi sobre o fechamento de igrejas. Essa informação falsa inundou as redes sociais e foi repetida até pelo pastor Marco Feliciano (PL-SP) e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta semana, começou a circular nas redes sociais uma publicação que reúne uma série de frases ao lado de uma imagem do ex-presidente Lula.

As publicações – que já contam com mais de 1.400 interações até a sexta-feira (19) – atribuem ao ex-mandatário falas como: “Vou redefinir a família”, “É melhor o empresário deixar a loja fechada, do que alugar pra uma Igrejinha qualquer”, “Vou taxar a Igreja” e “Vou calar Pastores, e Padres”.

Não há registro algum, no entanto, de que Lula tenha feito quaisquer dessas afirmações.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *