Entenda o Mercado Financeiro com o Dr. Maciel Carvalho

schimtz
schimtz Notícias
2 Min Read
Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Entender o Mercado Financeiro é fundamental para quem deseja ingressar na área. Desse modo, o Professor e Empreendedor Jurídico Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros esclarece o conceito do Mercado para os iniciantes no assunto. Afinal, entender os conceitos básicos é o primeiro passo para quem pensa em começar a investir. 

Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros define o Mercado Financeiro como o ambiente em que se realizam ações de compra e venda de valores mobiliários – o que se entende como títulos e ações, câmbio, moedas estrangeiras, mercadorias e produtos. Trata-se de um espaço que aproxima os agentes (investidor e tomador de recursos), permitindo assim o fluxo da economia. 

Para que ocorram as negociações de Mercado, existem dois agentes fundamentais. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que o primeiro é o investidor: aquele que dispõe do dinheiro e tem o intuito de aplicá-lo, já o segundo se trata do tomador de recursos: pessoas físicas ou jurídicas (empresas ou instituições) que desejam captar dinheiro para fins exclusivos. 

Além dos agentes das negociações, outro aspecto básico e fundamental para entendimento do Mercado Financeiro é a sua divisão. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros ressalta que, esse Mercado, funciona em três segmentos: Mercado de Crédito, Mercado Aberto e Mercado de Câmbio. 

O Mercado de Crédito é a parte responsável pelos empréstimos bancários, ou seja, o local em que se solicita o financiamento ou cheque especial. Já o Mercado Aberto é explicado por Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros como o espaço destinado para cuidar de empresas com capital aberto, logo, o espaço destinado para negociação de ações na bolsa de valores, também responsável pela oferta e demanda desses papéis. Por fim, o Mercado de Câmbio é o local de negociação e troca de moedas estrangeiras através da relação das moedas dos países. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *