Furar a orelha em farmácias: entenda se é seguro e legalizado

schimtz
schimtz Notícias
4 Min Read
Manoel Conde Neto

Você já viu ou ouviu falar em furar orelha em farmácias? Sabe se o procedimento é autorizado e seguro? O fundador da Farma Conde, Manoel Conde Neto pensa que o uso de pistolas de perfuração em farmácias é um método seguro porém há controvérsias devido ao seu material ser constituído por plástico, o que pode gerar contaminações. Por isso, se possui interesse ou curiosidade no assunto, não deixe de ler o artigo até o final e compreender melhor como funciona esse processo de perfuração.

Caso você não saiba, as regras de comercialização em farmácias e drogarias são plenamente estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Como sempre há atualizações nos documentos de regulamentação, atualmente, é prescrito que furar a orelha para colocação de brincos, nesses estabelecimentos, é algo legalizado, assim como medir pressão, temperatura, taxa de glicose e  até mesmo aplicar medicamentos.

Vale mencionar ainda, que no que diz respeito a venda de produtos correlatos, tais quais os brincos estéreis, só podem ser comercializados se o estabelecimento também realizar o serviço de perfuração de orelha, todavia é proibida a venda de piercings e brincos comuns. Na visão do empresário Manoel Conde Neto, é importante que o consumidor evite realizar a perfuração com pistolas, como mencionado anteriormente, visto que devido ao seu material não é possível uma esterilização por autoclave. 

É seguro?

Como foi mencionado, a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos, é autorizada, porém isso não significa que a técnica usada não tenha impactos negativos. Sabemos que após realizada a perfuração, os fluidos corporais ainda seguem presentes no local, facilitando assim a contaminação cruzada. Por isso, como pensa o fundador da Farma Conde, Manoel Conde Neto, mesmo sendo um método mais prático e rápido, causa inchaço e demora na cicatrização.

Se possui receio em perfurar em farmácias, você pode optar por profissionais da área, como os body piercers. É importante frisar que como esses profissionais realizam diversos tipos de perfurações corporais, eles utilizam se técnicas mais delicadas, especificamente, para furos no lóbulo da orelha, não utilizando assim a pistola para perfuração, assim, mesmo sendo mais demorado o processo é mais caro, o seu custo é favorável.

Na concepção do empresário Manoel Conde Neto, é importante entendermos também como funcionam a esterilização desses equipamentos. No caso das pistolas, elas podem ser esterilizadas por produtos esterilizantes, todavia devido seu material não podem ser aquecidas. Sendo assim, evidencia-se que o medo de aquecimento torna-se o mais seguro para realizar a esterilização desses equipamentos. 

Portanto, se deseja perfurar a sua orelha, o melhor a se fazer é consultar um profissional que tenha conhecimento no assunto e possa orientar da maneira correta. Saiba ainda que o ideal é buscar por profissionais que realizam o procedimento asséptico, com uma joia biocompatível que se adapte a sua anatomia, diminuindo assim os riscos de contaminação e que contribua para uma cicatrização adequada e segura.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *