Veganismo na infância: essa dieta é possível para todos os públicos

Você já se perguntou se é possível manter uma criança saudável com uma dieta vegana? Para o ex-MasterChef Flavio Giusti, a dieta vegana nessa faixa etária é extremamente viável, visto que os alimentos de origem vegetal são muito versáteis e permitem que os adeptos a essa filosofia possam usufruir de uma dieta equilibrada e saudável. Por isso, sabendo da importância de compreender o impacto do veganismo nos pequenos, leia o artigo até o final e se inteire do tema. 

Sabemos que o veganismo é alvo de muito preconceito e críticas, uma vez que, por falta de conhecimento, muitos acreditam que ele promove doenças relacionadas à má nutrição. Todavia, a disseminação de conteúdos positivos acerca dessa filosofia, como é feita pelo amante de culinária Flavio Giusti — vegano há 10 anos e utiliza seus dotes culinários para auxiliar na transição alimentar —, é um fator que está contribuindo para que o veganismo ganhe espaço.

Veganismo na infância

É fato que uma alimentação precária na infância tende a prejudicar o crescimento e desenvolvimento das crianças. Entretanto, é importante termos em mente que uma dieta mal planejada pode impactar negativamente o bem-estar e a saúde de qualquer criança, seja ela vegana ou não-vegana. Por isso, o empresário entende que não se pode assimilar esse fator de risco somente à filosofia alimentar livre de carne.

Caso você não saiba, as crianças em fase de crescimento precisam ter hábitos alimentares que visem um balanceamento  nutricional. Nesse contexto, como considera Flavio Giusti, é fundamental que haja o consumo de alimentos que tenham em sua composição: ferro, cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B, dentre outros elementos — facilmente encontrados em alimentos vegetais.  

Muitos desconhecem, mas é possível induzir o público infantil, ainda quando pequeno, a um consumo alimentar sem origem animal. O escritor de culinária — que já escreveu cinco livros com receitas veganas diferenciadas e ao mesmo tempo fáceis e acessíveis — comenta, ainda, que há um documento com orientações para manter o veganismo na infância e adolescência, estabelecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Com isso, podemos entender que assim como para os adultos, a dieta vegana voltada às crianças deve ser pensada e bem formulada, com acompanhamento nutricional. Vale ressaltar, como entende Flavio Giusti, que o consumo de grãos, frutas, verduras e legumes também não deve ser exorbitante e descontrolado, e sim atender às necessidades nutricionais para a faixa etária. 

Dessa forma, se deseja conhecer mais do trabalho do idealizador de cursos sobre culinária, não deixe de acompanhá-lo nas redes sociais, por meio do Instagram @vegetarirango ou do canal no Youtube Flavio Giusti, canais nos quais ele apresenta diversas receitas com ingredientes versáteis, para que você possa inserir na dieta dos pequenos.

Ultimas notícias

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here