Veganismo na infância: essa dieta é possível para todos os públicos

schimtz
schimtz Notícias
3 Min Read
Flavio Giusti

Você já se perguntou se é possível manter uma criança saudável com uma dieta vegana? Para o ex-MasterChef Flavio Giusti, a dieta vegana nessa faixa etária é extremamente viável, visto que os alimentos de origem vegetal são muito versáteis e permitem que os adeptos a essa filosofia possam usufruir de uma dieta equilibrada e saudável. Por isso, sabendo da importância de compreender o impacto do veganismo nos pequenos, leia o artigo até o final e se inteire do tema. 

Sabemos que o veganismo é alvo de muito preconceito e críticas, uma vez que, por falta de conhecimento, muitos acreditam que ele promove doenças relacionadas à má nutrição. Todavia, a disseminação de conteúdos positivos acerca dessa filosofia, como é feita pelo amante de culinária Flavio Giusti — vegano há 10 anos e utiliza seus dotes culinários para auxiliar na transição alimentar —, é um fator que está contribuindo para que o veganismo ganhe espaço.

Veganismo na infância

É fato que uma alimentação precária na infância tende a prejudicar o crescimento e desenvolvimento das crianças. Entretanto, é importante termos em mente que uma dieta mal planejada pode impactar negativamente o bem-estar e a saúde de qualquer criança, seja ela vegana ou não-vegana. Por isso, o empresário entende que não se pode assimilar esse fator de risco somente à filosofia alimentar livre de carne.

Caso você não saiba, as crianças em fase de crescimento precisam ter hábitos alimentares que visem um balanceamento  nutricional. Nesse contexto, como considera Flavio Giusti, é fundamental que haja o consumo de alimentos que tenham em sua composição: ferro, cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B, dentre outros elementos — facilmente encontrados em alimentos vegetais.  

Muitos desconhecem, mas é possível induzir o público infantil, ainda quando pequeno, a um consumo alimentar sem origem animal. O escritor de culinária — que já escreveu cinco livros com receitas veganas diferenciadas e ao mesmo tempo fáceis e acessíveis — comenta, ainda, que há um documento com orientações para manter o veganismo na infância e adolescência, estabelecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Com isso, podemos entender que assim como para os adultos, a dieta vegana voltada às crianças deve ser pensada e bem formulada, com acompanhamento nutricional. Vale ressaltar, como entende Flavio Giusti, que o consumo de grãos, frutas, verduras e legumes também não deve ser exorbitante e descontrolado, e sim atender às necessidades nutricionais para a faixa etária. 

Dessa forma, se deseja conhecer mais do trabalho do idealizador de cursos sobre culinária, não deixe de acompanhá-lo nas redes sociais, por meio do Instagram @vegetarirango ou do canal no Youtube Flavio Giusti, canais nos quais ele apresenta diversas receitas com ingredientes versáteis, para que você possa inserir na dieta dos pequenos.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *