Twitter quer a sua ajuda para combater fake news

schimtz
schimtz Twitter
2 Min Read

A área de Notas da Comunidade do Twitter começou a abrir vagas em um programa-piloto para quem quer ajudar na rede social do passarinho. Segundo a plataforma, essa parte é “uma forma colaborativa de manter as pessoas mais bem-informadas”, permitindo que a equipe tenha capacidade de avaliar e, eventualmente, escrever postagens. O objetivo aqui é o de disseminar dados corretos e corrigir informações falsas.

A empresa começou a oferecer as vagas para o programa-piloto na quinta-feira (2), através de um post na plataforma. Ela afirmou que as oportunidades vão aparecer aos poucos, ao querer ficar de olho “na qualidade da experiência”.

Além disso, a companhia ressalta que as Notas da Comunidade não são escolhidas pela maioria, mas são identificadas por sua utilidade e por “indivíduos com pontos de vista diferentes”. Por fim, o Twitter destaca que não é papel da rede social definir isso, tudo está nas “mãos das pessoas”.

A transparência também é uma característica importante apontada pela descrição da oportunidade. Ela diz que o colaborar publicará diariamente, enquanto o algoritmo de ranqueamento pode ser verificado por qualquer pessoa.

O foco é o de combater fake news, pois esse fator surge com grande destaque na apresentação das vagas. No exemplo abaixo, um usuário fez um post afirmando que as “baleias não são mamíferos”. Como consequência, um colaborador redigiu uma nota corrigindo a informação logo em seguida.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *