Menos é mais: entenda os benefícios de investir em imóveis mais compactos

schimtz
schimtz Notícias
4 Min Read
Valdir Agostinho Piran

Para Valdir Agostinho Piran, empresário, investidor e presidente do Grupo Piran — empresa de participações em empreendimentos da área imobiliária —, atualmente, a procura e oferta de ambientes menores tem se tornado a preferência de muitas pessoas que não querem gastar tanto dinheiro investindo em casas enormes para morar. Faz todo o sentido, não é mesmo?

E na cidade de São Paulo, não poderia ser muito diferente, tendo em vista a quantidade de habitantes do município, cerca de 12 milhões, que não abrem mão de estarem perto dos grandes centros comerciais e preferem viver em apartamentos e casas mais compactas. Mas parando para pensar, você já se perguntou se vale a pena investir em uma habitação como essa? Para descobrir, sugerimos que leia esse artigo até o final.

O que são imóveis compactos?

Conforme explica o presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, os imóveis compactos são habitações que possuem um espaço muito menor em relação ao que consideramos como casas de tamanhos médios. Normalmente, em um ambiente compacto os espaços são limitados apenas a móveis e objetos que são essenciais para a vivência de uma ou duas pessoas.

Quando esse tipo de imóvel se tornou popular no Brasil

E para aqueles que ainda não sabem, as habitações compactas tiveram um maior investimento ainda em 2015, quando um plano de organização começou a entrar em vigor mostrando que as construções da cidade de São Paulo deveriam ser projetadas mais próximas às linhas de transporte público. Devido a esse fato, os preços aumentaram muito, e a saída foi criar ambientes menores para vender mais e diminuir o preço.

Sobre os imóveis compactos

E o que conseguimos notar é que até os dias de hoje as pessoas investem em moradias como essas, pois conforme comenta Valdir Agostinho Piran, muitos preferem viver sozinhos, ou evitar grandes espaços. Além disso, esses espaços oferecem ao proprietário benefícios inigualáveis em comparação com uma casa maior. Podemos perceber os principais benefícios em:

  • Menor custo na hora da compra;
  • Ideal para quem gosta de morar sozinho;
  • Quase não necessita de manutenções;
  • Valoriza com o tempo;
  • Maior facilidade para alugar.

Ou seja, notamos que com um imóvel menor podemos obter mais vantagens, você não acha? Aliás, não podemos nos esquecer que esse tipo de moradia contribui com a diminuição de construções que ocupam espaços que poderiam ser públicos, e garantem uma maior facilidade de vivência, por exemplo.

Bom, e agora que você já sabe um pouco sobre as vantagens de fazer um investimento como esse, vale a pena pensar a respeito. Conforme pontua o empresário Valdir Agostinho Piran, se você vive em regiões com uma grande população e quer evitar pagar muito mais caro em espaços que talvez não tenha tanta valorização, compensa cogitar a possibilidade de uma moradia menor, e lembre-se: às vezes o menos pode ser mais.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *